qua. nov 30th, 2022

O momento de contratar um advogado envolve diversos fatores a serem analisados, mas são essenciais para uma decisão adequada. Então, você precisa saber como escolher um advogado criminalista

Logo, esse advogado é chamado, comumente, em momentos de prisão em flagrante, com mandado ou até mesmo em alguma ronda policial. 

Afinal, esse profissional terá o encargo de te defender e representar em juízo. Dito isso, saiba como escolher um advogado criminalista

Nesse contexto, é interessante destacar a importância de saber como escolher um advogado criminalista e ficar por dentro de como ele atua em uma área que envolve, em especial, a prisão. 

Sendo assim, é de suma importância que você escolha um advogado criminalista que possa te defender da maneira mais adequadas.

Isso porque a contratação de um advogado será primordial para dar os próximos passos e tirar você ou algum conhecido da prisão, por exemplo. 

De fato, a prisão não é um lugar agradável e costuma envolver os piores traumas de uma pessoa. 

Seja qual for o contexto, caso a pessoa seja culpada ou inocente, esse momento continuará sendo possivelmente traumático e muito forte. Nessa hora o que você deseja é, claro, liberta esse ente querido da prisão. 

Com isso, o seu primeiro passo deve ser a contratação de um bom advogado criminalista. Então, vamos conferir algumas dicas para tal ato. 

Como escolher um advogado criminalista  

Como escolher um advogado criminalista? Sabemos que quando alguém é preso, esse momento é muito conturbado, e raramente é possível pensar em qualquer coisa. 

Logo, esse não é o melhor momento para contratar ou escolher um advogado. Nessa hora, o ideal é já entrar em contato com o advogado de sua confiança. 

Então, você deve se prevenir e já colocar em seu rol de contatos o seu advogado criminalista de confiança. Tenha em mente ainda que é melhor ser prevenido do que passar por sufoco. 

Portanto, veja abaixo algumas dicas de como escolher um bom advogado. 

Verifique a eficiência do advogado criminalista

O primeiro passo para escolher e contratar o seu advogado criminalista é conferir a sua eficiência. 

Ou seja, isso significa dizer que você vai constatar se a sua opção de advogado é, de fato, eficiente, conferindo as suas avaliações, por exemplo. 

Claro que existem outras opções de como conferir essa eficiência, e você pode fazer o que mais te agrada. Mas não deixe para outro momento essa etapa, pois é aqui que você confere se ele pode ser bom ou não para você. 

Hoje em dia contamos com diversos sites e aplicativos que servem justamente para avaliar serviços, então usufrua dessa opção. 

Além disso, aproveite a internet para buscar casos antigos que o advogado ou escritório acompanhou. Com isso, se obteve sucesso ou não. 

Saiba ainda que nem sempre o advogado criminalista, e de outras áreas, vão obter sucesso em seus casos. Porém, uma taxa alta de incidência pode significar que essa opção é a ideal para você. 

Valores dos honorários

Outro ponto muito importante que contribui para a escolha de um bom advogado é entender e negociar o valor dos seus honorários. 

Honorários é o nome dado à remuneração dos advogados em cada caso. 

Inclusive, é necessário fazer o pagamento dos honorários mesmo que o caso não tenha sucesso, afinal, essa é a representação dos esforços profissionais. 

Desse modo, muito se comenta sobre como os advogados são caros, mas esses valores são convencionados desde o início. 

Então, o momento para analisar valores é agora, antes de contratar o seu advogado. Priorize o pensamento muito famoso que diz que “o barato pode sair caro”. Isso porque muitas pessoas procuram valor, e não qualidade. 

No entanto, esse tipo de pensamento é muito arriscado, principalmente quando o assunto em questão lida com a sua liberdade. 

Profissionais que sejam humanos

É muito comum encontrar advogados e profissionais no geral que se sentem como superiores aos outros. 

Sendo assim, priorize os advogados que sejam humanos, isto é, se preocupem com você como outro humano, e não puramente cliente. 

Profissionais que visam somente o dinheiro podem até ter sucesso, mas com certeza não passam confiança. E se você não confia em um determinado advogado não precisa contratá-lo. 

O momento de uma prisão exige, em especial, uma atenção especial, tendo em vista como o cenário pode ser frágil para os envolvidos na situação. 

Confie no advogado que você contratou 

O Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil e a nossa Constituição Federal assegura que todos os advogados mantêm o sigilo dos seus clientes. 

Portanto, para conferir se esse profissional é de confiança ou não, procure saber se ele comenta bastante sobre dados pessoais dos casos que resolve. 

Isso porque você precisa confiar em seu advogado, até porque ele te representará em juízo. Além disso, essa confiança também diz respeito ao modo de trabalhar desse advogado. 

Você está contratando um advogado criminalista porque não entende das leis ou porque não tem capacidade postulatória (de se defender com base nas exigências legais). Logo, confie que esse profissional será o mais adequado para seguir com os trâmites necessários. 

Principais serviços de um advogado criminalista

Saiba que, no geral, um advogado criminalista lida com casos previstos no Direito Penal e as suas seguintes legislações. 

Existem algumas leis específicas, mas o advogado dessa área só poderá atuar onde competir sobre matérias de Direito Penal. 

Isso porque esse advogado, como o nome já nos propõe, trabalha em cima de crimes, como o homicídio, por exemplo. Logo, conheça os serviços que esse advogado oferece e se eles podem ser necessários para você algum dia. 

Marque uma consulta com esse advogado 

Por fim, a nossa última dica para que você faça uma escolha adequada do advogado criminalista é que marque uma consulta com ele. 

Nesse momento, você poderá sanar todas as suas dúvidas, sendo um momento decisivo para a sua contratação ou não. 

Inclusive, aproveite essa consulta para deixar claro o seu dia a dia e porque você acha que os serviços dele serão fundamentais. 

Não esconda nada do seu advogado, ele é a pessoa que vai decidir o que fazer com a sua verdade, e como mostrá-la a fim de beneficiar a sua situação. 

Saber como escolher um advogado criminalista requer atenção paciência, o primeiro passo você buscou lendo este artigo, espero que tenha gostado. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório  especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades