qui. abr 18th, 2024

Quem olha de fora, nem imagina toda a jornada que a pessoa passou antes de efetuar uma compra, parece algo sutil e muitas vezes até passa despercebido, mas acredite, a jornada entre o primeiro contato até a conversão final, é um caminho longo e repleto de nuances. 

O profissional de marketing sabe, a compra de um quadro de distribuição nunca é uma simples compra, existem etapas que cada pessoa passa, e essas são chamadas justamente de funil de marketing, ou funil de vendas.

Você já ouviu falar sobre esse termo? Sabe como ele funciona? Se a resposta foi não fique tranquilo, hoje vamos ensinar para você, tudo sobre esse negócio, então fique de olho para não perder nenhum detalhe. 

O que significa funil de marketing?

O funil de marketing (ou vendas), significa toda a jornada do seu consumidor, desde o momento em que ele tem o primeiro contato com a sua empresa, seja visualizando uma publicação ou clicando em um anúncio, até o ponto em que ele finalmente se torna seu cliente, ou em alguns casos, ele se estende até o pós-venda. 

Saiba maisComo sua empresa pode contribuir com o meio ambiente?

Essa estratégia é fundamental dentro do marketing, já que o profissional da área, pode criar estratégias muito mais assertivas e direcionadas para cada etapa do funil, afinal, as pessoas passam por etapas diferentes. 

Quem acabou de conhecer sua marca, dificilmente vai realizar uma compra de primeiro, então, o conteúdo enviado e até mesmo a oferta é completamente diferente para quem já está habituado, é seu lead e já conhece sua empresa há algum tempo. 

Essa estratégia é fundamental para separar as abordagens e saber exatamente, a forma como você deve agir dentro de cada etapa. Agora que você já sabe o que ela significa e qual o seu objetivo, que tal saber como funciona o funil de marketing passo a passo?

Topo do funil

A pessoa sabe que tem uma necessidade, que quer realizar uma compra, talvez, saiba até sobre o produto que ela deseja como um detergente clorado, porém, ela não teve contato algum com o seu negócio, e nem sabe que a sua marca existe ainda, então é aí que entra o topo do funil. 

Saiba mais5 dicas para proteger sua empresa na Semana do Consumidor

A primeira etapa do nosso processo são aquelas pessoas que sabem que tem uma necessidade mas não sabem ao certo, o que elas buscam de forma efetiva, ou seja, ainda não estão totalmente prontas para converter. São aqueles visitantes que clicaram no seu anúncio, ou que viram sua publicação no Instagram. 

Esse é considerado um público bem cru ainda, então nada de fazer uma oferta direta, o topo serve para fazer uma coleta, e trazer mais audiência e pessoas para o seu negócio, aqui o conteúdo é em formato informativo, fazendo com que você reúna cada vez mais pessoas e faça com que, potenciais clientes comecem a ter o primeiro contato com o seu negócio, seja visitando seu site ou clicando em um anúncio. 

Meio do funil

Mesmo que o usuário ainda não tenha total certeza do que ele deseja, já foi realizado o primeiro contato, então o meio do funil serve para separar quem realmente está interessado daqueles que realmente só deram uma olhadinha no seu produto. 

As pessoas nessa etapa já conhecem sua marca, já tiveram um primeiro contato e sabem do que se trata, então aqui, o objetivo é filtrar quem apenas está de passagem e quem pode realmente se tornar um lead. Aqui você pode ofertar, mas não um produto em si, e sim um e-book, webinar, ou alguma recompensa para que ele preencha um formulário e entre na sua base de dados. 

Saiba maisAceleração digital e surgimento das fintechs

Essa é uma das etapas cruciais de todo o funil, onde você consegue separar os curiosos dos que estão realmente interessados, e fazer com que eles cheguem mais longe tanto em relação ao contato quanto na chance de conversão. 

Fundo do funil

Depois da pessoa se tornar um lead, chegou a hora de convencer ela a efetivamente comprar o seu produto, essa pessoa já passou da fase de não saber o que estava procurando, já conheceu sua marca, já viu sobre as suas opções de painel elétrico industrial, por exemplo, já tem o conhecimento de seus produtos, já se inscreveu e se tornou lead, então agora só falta de fato, efetuar a compra. 

Quem está nessa etapa do funil, geralmente são leads que tendem a realizar uma compra, ou seja, pessoas preparadas para tomar uma decisão, então cabe a você enviar ofertas diretas, com valores e produtos que deseja vender. 

Aqui é a parte final, então trate de ser o mais direto possível, quanto mais você ofertar e convencer seus usuários, maior a probabilidade de eles finalmente se tornarem seus clientes, após passar por todas as etapas do seu funil de marketing. 

Você já conhecia sobre o funil de marketing? Sabia que existiam tantas etapas assim antes de se tornar um cliente? Conte para gente nos comentários o que achou, não se esqueça de compartilhar se curtiu, até a próxima. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.