qui. dez 1st, 2022

A cada ano que passa, tem aumentado cada vez mais, o número de consumidores que estão preocupados com questões ambientais e sustentáveis dentro das empresas, o tema sustentabilidade nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje. 

Para grande parte dos clientes, um dos diferenciais para comprar ou não, produtos e serviços de uma empresa, é justamente se ela possui práticas que ajudam o meio ambiente, independente de qual o segmento de atuação, seja com a venda de detergente clorado ou de produtos dermatológicos. 

Por este motivo, contribuir com o meio ambiente não só ajuda as questões socioambientais, trazendo maior durabilidade e qualidade de vida dentro do planeta, como também, acaba criando uma visão melhor de sua empresa para as outras pessoas, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos. 

Então, resolvemos separar algumas dicas de como a sua empresa pode contribuir com o meio ambiente de maneira muito mais simples e assertiva, você está preparado? Então continue lendo nosso texto para não perder nenhum detalhe. 

Consumo consciente de água e energia

Se você quer ter uma empresa que colabora com o meio ambiente, um dos primeiros passos é justamente adotar um consumo muito mais consciente de água e energia dentro do seu ambiente de trabalho. 

Mantenha os aparelhos desligados da tomada quando não estiverem sendo utilizados, desligue a energia geral durante o período noturno ou nos finais de semana, quando a empresa estiver fechada. 

Cobre de seus colaboradores, desligue a torneira da forma correta,e economize água na hora de escovar os dentes ou lavar as mãos, use formas de captação de água para lavar sua empresa, parecem detalhes pequenos, mas que podem ajudar muito o meio ambiente de forma geral. 

Investimento em programas de reciclagem

A reciclagem sempre esteve vinculada com práticas ambientais, e é claro que dentro de uma empresa, ela acaba se tornando ainda mais importante, separar as lixeiras de acordo com o material que deve ser inserido nela, é um ótimo começo. 

Além disso, é sempre importante separar os materiais, tudo que der para ser reciclado, deve ser separado, fique de olho na reutilização de materiais, como fios e cabos elétricos, tente tirar o máximo proveito de tudo que você conseguir. 

Exclua os descartáveis

Copos descartáveis são extremamente comuns dentro de uma empresa, mas eles podem prejudicar e muito o meio ambiente, principalmente por sua decomposição lenta, então excluí-los é o caminho correto a ser tomado. 

Comece a usar copos reutilizáveis, assim como qualquer outro descartável que você utilize, quanto menos eles estiverem presentes, melhor será a sua colaboração para o meio ambiente. 

Utilize fontes de energia alternativas

Uma empresa tende a ter um consumo extremamente alto de energia, então uma alternativa boa tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente, é a utilização de fontes alternativas de energia. 

A eólica ou a solar, por exemplo, podem ser implementadas dentro do seu negócio, fazendo com que você tenha um ganho duplo. 

Redução na emissão de resíduos e descarte consciente

A maioria dos empreendimentos produzem muitos resíduos e toxinas extremamente prejudiciais para o meio ambiente, reduzir esses números para o mínimo possível, é uma ótima saída, além disso, executar o descarte de resíduos da maneira correta também ajuda muito, evitando a poluição em rios e demais áreas. 

Outro ponto é também, o descarte de lixo eletrônico como notebooks, computadores, celulares e etc. Esses aparelhos tão comuns dentro da empresa, devem ser descartados da maneira correta, sendo uma atividade extremamente importante assim como o laudo avcb é para os bombeiros. 

Incentivo ao uso de transportes alternativos pelos colaboradores

Por fim, incentivar o uso de transportes alternativos, é uma boa prática para diminuir a poluição causada por automóveis, principalmente por carros. Alugue uma van para buscar seus colaboradores em pontos estratégicos, forneça um bom Vale Transporte, ou até mesmo incentive a todos andarem de bicicleta. 

Quanto mais seus funcionários e até mesmo você usarem meios alternativos, menor será a poluição ambiental. 

O que achou das nossas dicas para a sua empresa ajudar o meio ambiente? Você já utiliza alguma delas? Conte para gente nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos se gostou do texto, até a próxima. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.