sáb. maio 18th, 2024

Você tem o hábito de receber convidados em casa? Sejam amigos, familiares ou até mesmo para um encontro romântico. Então, para isso você precisa de uma boa organização da casa e também como fazer uma atraente mesa posta. 

Afinal, com uma mesa posta, de acordo com as necessidades de cada refeição, como café da manhã, almoço e jantar, é possível proporcionar um ambiente mais agradável. Desse modo, criar um momento inesquecível e delicioso. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como montar uma mesa posta. Conheça alguns dos principais tipos de mesa posta, passo a passo e itens principais. 

Afinal, o que é uma mesa posta?

De modo geral, uma mesa posta é caracterizada por uma organização específica, com pratos, talheres, copos e decoração para um tipo de refeição. Ou seja, pode ser importante para um simples café da manhã a um jantar requintado de negócios. 

Saiba maisPadaria Brasileira lança sabor exclusivo de bolo para o Dia das Mães

Por isso, a mesa posta vai muito além de apenas criar uma decoração atraente. Assim, a disposição de cada utensílio tem o objetivo de proporcionar maiores facilidades para servir e principalmente para a degustação. 

Com isso, tem o objetivo de proporcionar aos integrantes da mesa uma experiência única e completa, aproveitando cada detalhe e sabor. Por conta de sua importância, a mesa posta tende a ser um dos grandes destaques de eventos como casamentos e aniversários. 

Entretanto, uma boa mesa posta também pode ser desenvolvida diariamente para refeições comuns, criando um momento mais agradável e harmonioso. Para isso, basta alguns itens especiais como jogo de talheres, pratos e copos, dos mais simples aos mais sofisticados.

Principais tipos de mesa posta

Agora que você já sabe o que é uma mesa posta e sua importância para a criação de um ambiente inesquecível, vamos conhecer alguns estilos espalhados pelo mundo. De modo geral, eles variam de acordo com cada país e suas necessidades. 

Saiba maisConforto é prioridade nas escolhas pós-pandemia

Mesa posta à francesa

Como grande parte da decoração da França, a mesa posta à francesa é uma das mais complexas e com regras que existem. Com isso, se você deseja criar uma mesa elegante e tradicional é o modelo ideal a ser seguido. 

Entre uma das principais regras desse estilo é a presença obrigatória dos tradicionais sousplat, uma espécie de protetor que vai embaixo dos pratos. Logo, além de criar um ar mais requintado, ele também serve para proteger a toalha de mesa a possíveis respingos.

Ademais, na mesa posta à francesa os garçons servem as refeições pelo lado esquerdo dos convidados. Já a retirada de talheres, copos e pratos são feitas pelo lado direito, repondo sempre pelo lado esquerdo.  

Mesa posta à brasileira

Diferente da mesa posta à francesa, no Brasil a hospitalidade é mais incentivada. Por isso, os garçons geralmente não são utilizados, assim como grandes regras de organização. De modo geral, a mesa posta pode ser baseada em 3 modelos de servir. 

Saiba maisPeças do cotidiano feminino que entraram no guarda-roupa masculino

O primeiro, consiste no próprio anfitrião servindo os convidados, apresentando os pratos e garantindo que todos possam se deliciar igualmente. Já o segundo, mais comum, é a colocação das travessas diretamente na mesa para que cada um se sirva.

Por fim, temos a mesa posta com buffet, no qual em uma mesa de apoio é organizado todos os utensílios e o cardápio. Portanto, é uma das mesas postas mais tranquilas de se fazer, muito utilizada para almoços e jantares.

Mesa posta à inglesa

A mesa posta inglesa se assemelha à francesa mas contém algumas diferenças marcantes. De modo geral, ela possui dois modelos de apresentação, o direto e o indireto. No primeiro, o garçom apresenta os pratos pelo lado direito e serve pela esquerda. 

Já no serviço indireto, os pratos são apresentados pelo garçom através de um carrinho auxiliar, conhecido como “guéridon”. No entanto, o prato também é servido pelo lado direito e retirado pela esquerda, diferentemente da mesa posta à francesa.

Principais itens de uma mesa posta

  • Jogo americano, toalha e sousplat;
  • Pratos;
  • Talheres;
  • Copos, taças, xícaras e pires;
  • Porta-guardanapos;
  • Saladeira.

Cada um desses itens devem ser disponibilizados de acordo com a quantidade convidados e tipo de refeição a ser servida. Afinal, existem talheres específicos para cada tipo de comida, seja frutos do mar, massas e carnes. 

Assim como a combinação do jogo americano, toalha e sousplat precisam estar de acordo com a harmonização dos tons de pratos e taças. De modo geral, para as bebidas o ideal é disponibilizar ao menos um copo para água e uma taça para bebida principal.

Como montar uma mesa posta de café da manhã

Agora que você já conhece alguns dos principais itens de uma boa mesa posta, vamos conhecer alguns itens e modos de preparo para o café da manhã. De modo geral, por se tratar de uma comida mais simples e delicada, os utensílios são menores. 

Por isso, saem de cena os talheres principais e são colocados na mesa posta apenas os talheres de sobremesa. Para acompanhar a disposição dos talheres, coloque um pequeno prato de sobremesa sobre um sousplat mais delicado. 

Por fim, coloque em frente ao sousplat uma xícara e um copo. Assim, o convidado poderá com facilidade se deliciar com uma xícara de chá ou café e um copo de suco ou leite. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer um pouco mais sobre as várias possibilidades de mesa posta. Além disso, entender que a organização de cada item proporciona uma experiência única e agradável aos convidados.

Entre os modelos de mesa posta mais tradicionais e requintados, destacamos a mesa posta à francesa e inglesa. Cada uma à sua maneira, apresenta o que há de mais sofisticado, oferecendo grande variedade de talheres, copos e pratos. 

Para uma mesa posta à brasileira podemos oferecer as travessas diretamente na mesa ou até mesmo utilizando uma mesa de buffet. De modo geral, os itens principais de uma mesa posta são: toalha, sousplat, pratos, talheres, copos, taças e guardanapos. 

Agora que você já sabe tudo sobre como montar uma mesa posta, chame seus convidados, amigos e familiares para se deliciar com uma ótima comida e organização à mesa.