qua. nov 30th, 2022

A organização pode mudar completamente a experiência de uma viagem em família. Descubra como fazer o planejamento da melhor maneira!

Planejar uma viagem em família é sempre um desafio. É importante pensar em todos os detalhes para uma viagem segura e gostosa para todos. Vários fatores precisam ser levados em consideração ao decidir o destino, como a distância, o meio de transporte, o clima e o conforto.

Para ter uma viagem organizada e com menos chances de surpresas desagradáveis, é possível seguir uma série de cuidados. Escolher o lugar que melhor se adequa às necessidades da família, é importante  para considerar o que a maioria gosta de fazer e determinar o clima preferido de cada um.

Fazer um planejamento completo requer organização. Preparamos um artigo repleto de dicas de como planejar uma viagem com toda a família!

Como começar o planejamento de uma viagem em família 

Opções de destino não faltam. No entanto, adequar as preferências de todos e garantir diversão a cada membro da família é um dos desafios a serem enfrentados pelos pais que gostam de organizar a viagem.

Escolher uma data e um destino em comum

Ter uma lista de possíveis destinos é uma boa estratégia quando se quer planejar uma viagem em família. Dessa forma, é possível limitar as opções e, ao mesmo tempo, contar com a opinião de todos os envolvidos. Os pequeninos ainda não sabem muito bem, para eles o que vale é a experiência. 

Depois de fazer uma votação, observe o destino com maior número de votos. A família pode definir a data de viagem se baseando na previsão do clima.

Passagens com antecedência

Depois da definição do destino, é hora de refletir se vale a pena fazer a viagem de carro, ônibus ou avião. Tudo vai depender da distância e dos custos. Em viagens de até 500 km, por exemplo, pode compensar ir de carro para poupar o aluguel de um automóvel. 

No entanto, se for uma viagem mais longa, optar por simulações de voo com diversas companhias aéreas é uma boa. É possível ativar as notificações para receber aviso quando o preço cair e fechar a opção mais vantajosa. 

Caso o período da viagem seja de alta temporada no destino escolhido e as passagens de avião estejam com o valor muito alto, de repente vale a pena optar pelas passagens de ônibus.

Vale ressaltar que em alguns casos o ônibus acaba saindo mais caro do que o avião. Por isso, pesquisar bem faz toda a diferença.

Hospedagem: onde ficar?

Viagens em família pedem um cuidado extra e uma praticidade um pouco maior. Neste caso, é interessante optar por hotéis ou resorts que oferecem tudo incluso. Ou seja, refeições, bebidas e até recreações para as crianças, além de possuir segurança e contar com uma equipe médica por perto.

Claro que existem opções mais simples, no entanto, a família vai precisar sair mais vezes da hospedagem para fazer as refeições, o que pode encarecer a viagem dependendo da escolha feita. Além disso, os pais que buscam descansar um pouco não contarão com a pausa das recreações para as crianças.

Roteiro de viagem: item fundamental do planejamento

Viajar para um lugar novo e não conhecer o que a cidade tem a oferecer desperdiça uma série de experiências. Sendo assim, preparar um roteiro com os lugares que a família deseja conhecer é parte fundamental do planejamento.

Para que o roteiro fique completo e agrade a todos, é importante fazer uma pesquisa sobre as atrações e possibilidades do lugar. Dessa forma, ao chegar ao destino a família já terá uma visão geral e não perderá oportunidades de vivenciar o que o lugar tem a oferecer.

Checklist completo

Para ter uma viagem organizada, vale contar com um checklist para minimizar as chances de algo sair do controle. Sendo assim, é importante listar os documentos necessários, os itens a levar, separar o roteiro e os bilhetes de viagem. Lembrar de incluir na lista os objetos que sempre acabam ficando para trás pode tirar o peso das costas de quem planeja tudo.

Ao realizar cada item, a ideia é riscar e partir para o próximo. Dessa forma, o planejamento ficará completo e trará mais tranquilidade para a viagem.

E aí, gostou de saber como planejar uma viagem com toda a família? Coloque tudo em ação e viaje sem preocupação!