qui. abr 25th, 2024

Atualmente, ter uma presença online é essencial para qualquer negócio, mesmo para lojas físicas que não desejam ter comércio eletrônico. 

Com isso, a criação de site profissional se tornou algo mais fácil nos últimos anos, devido a variedade de ferramentas específicas para esse objetivo. 

Você não precisa ter conhecimento em linguagem de programação para fazer a criação do seu site, basta apenas escolher uma ferramenta intuitiva, que ofereça funções de qualidade. 

No entanto, para criar um site profissional não é necessário apenas escolher uma boa ferramenta. Também é essencial ter cuidado com outros detalhes importantes que fazem a diferença para que o site tenha ou não sucesso na internet.

Saiba maisQuão bem o software antivírus gratuito funciona?

Neste artigo, falaremos sobre 5 dicas essenciais para criar um site profissional, que consegue atrair visitantes e gerar oportunidades de vendas. 

Continue a leitura e confira! 

Dicas para criar site profissional

Aqui estão as nossas dicas para que você crie um site profissional, que tenha maiores chances de conquistar bons resultados online.

1. Tenha um site responsivo para dispositivos móveis

Ter um site responsivo para dispositivos móveis — que se adapta a diferentes tamanho de tela — é fundamental para que ele seja eficaz. 

Saiba maisConfira algumas dicas Sobre Prototipagem

Cada vez mais as pessoas estão passando mais tempo em seus telefones. Portanto, um site que não é capaz de se adaptar aos smartphones, definitivamente, perde oportunidades de vendas. 

Sua empresa precisa oferecer a melhor experiência possível aos visitantes do seu site, e a responsividade é uma delas. 

Se as pessoas chegarem ao seu site, mas acharem difícil de navegar nele ou ler as informações em um dispositivo móvel, eles podem simplesmente abandoná-lo e escolher um concorrente. 

Além disso, não ter um site responsivo significa oferecer uma experiência negativa ao usuário. Com isso, a classificação do seu site pode ser prejudicada nos mecanismos de pesquisa, como o Google. 

Saiba mais5 Dicas de marketing para quem tem uma loja de carros

2. Ofereça uma fácil navegação

Oferecer uma fácil navegação também é essencial para que os visitantes do seu site queiram continuar nele e voltar a visitá-lo. 

Portanto, limite seu menu de navegação. Você pode, por exemplo, incluir apenas cinco guias importantes, com informações realmente relevantes para o seu público-alvo. 

Também é importante que o site tenha uma forma clara de voltar à página inicial, não importa onde os visitantes cheguem. 

3. Mantenhas as páginas organizadas

Os visitantes do site precisam encontrar as informações que desejam. Se as páginas tiverem muitas informações, os usuários ficarão com a mente sobrecarregada. Isso faz com que eles não consigam reter o que realmente é importante.

Dito isso, certifique-se que seu site terá equilíbrio de texto, imagens e qualquer outro tipo de conteúdo. Foque em ter uma página mais organizada e “limpa” possível. 

4. Foque na velocidade do site

Se tem um fator que pode fazer com que os usuários desistam do seu site é ele ter uma velocidade de carregamento lenta.

As pessoas querem encontrar as informações que desejam cada vez mais rápido e, por esse motivo, é fundamental que os sites carreguem rapidamente. 

Então, certifique-se de que seu site funcione sem problemas. Mantenha-o atualizado, otimize vídeos e imagens e faça o que for possível para que ele tenha uma melhor velocidade de carregamento de página. 

5. Não esqueça do SEO

Se você deseja que o seu site seja encontrado pelo seu público-alvo, é fundamental que ele seja otimizado com as técnicas de SEO

Isso quer dizer que ele precisa seguir as diretrizes dos mecanismos de pesquisa — como o Google — no que diz otimização de site e experiência do usuário. 

Quanto mais otimizado for o seu site, maiores serão suas chances de obter melhores posições nos resultados orgânicos de pesquisa. 

Com isso, as suas chances de atrair mais potenciais clientes também aumentam e você também pode obter mais vendas. 

6. Mantenha o design simples

Por último, mas não menos importante, você deve manter o design do site simples. Essa dica está totalmente relacionada a outras que já citamos. Porém, ela merece destaque. 

É importante que você limite o uso de muitas cores, GIFs, vídeos, imagens, fontes e qualquer outro detalhe que possa distrair e desviar os olhos do foco da página. 

Além disso, você também pode incluir parágrafos curtos de textos no site. Isso torna a leitura mais fácil e chama a atenção dos visitantes. 

É importante destacar que oferecer um conteúdo organizado e dividido em parágrafos curtos também é fundamental para obter um bom posicionamento nos resultados dos mecanismos de pesquisa. 

E, quanto melhor for a classificação do site, maiores serão suas chances de alcançar mais visitantes. 

Conclusão

Criar um site profissional faz toda a diferença para que uma empresa consiga ou não atingir mais pessoas e obter mais oportunidades de vendas. 

Lembre-se que o seu site é a representação da sua empresa na internet. Portanto, se ele não transmitir uma imagem profissional, você perderá oportunidades para os seus concorrentes. 

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas te ajudem a fazer a criação de um site profissional, que se destaca na internet e gera bons resultados para o seu negócio.