ter. abr 23rd, 2024

Com diversas lojas fechadas por conta da pandemia ocasionada pelo SARS-CoV-2, muitas pessoas adquiriram o hábito de realizar compras pela Internet. Em decorrência disso, o e-commerce teve um grande crescimento no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo site Mercado e Consumo, em 2021 houve um crescimento de 48,41% quando comparado a 2020, que também foi um ano de alta para o setor.

Nesse sentido, conforme o número de consumidores aumenta, a concorrência nas mais diversas áreas também se torna cada vez maior. Então, ter uma boa estratégia de marketing para divulgar o seu comércio eletrônico se torna fundamental. Neste artigo, você vai ver cinco dicas que vão auxiliá-lo nesta tarefa, principalmente se você tiver uma loja de carros. Confira!

Invista no tráfego orgânico

Tráfego é uma palavra que está associada a movimento e é utilizada no marketing digital para se referir às pessoas que chegam a determinado website. Dessa forma, temos dois tipos de tráfego em um site da internet: orgânico e pago. Como seu nome sugere, o tráfego orgânico seria o natural, é quando você pesquisa por algo no Google e acessa determinado artigo, por exemplo.

O tráfego pago, por outro lado, é, por exemplo, aquele adquirido através de anúncios. Como seu nome indica, é necessário pagar para adquirir visitantes no site. Geralmente, ele é utilizado para aumentar a visibilidade de determinado produto ou atrair novos consumidores. Contudo, a não ser que esteja sempre arcando com os seus custos, é um tráfego transitório e que trás bons resultados apenas no curto prazo.

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No tráfego orgânico, você tem uma recorrência de visitantes que são atraídos naturalmente por meio de inúmeras estratégias de marketing digital, como o SEO. Aqui, a dica é que invista em profissionais capacitados para gerar um bom tráfego orgânico para a sua loja on-line para que, assim, tenha um maior lucro de forma natural.

Use e abuse das mídias sociais

Grande parte da população mundial utiliza as mídias sociais diariamente e é fundamental que as empresas estejam nelas para atingir tamanho público. Desse modo, é imprescindível que o seu e-commerce tenha um perfil em mídias sociais que façam sentido para ele, como o Instagram e o Facebook.

Dessa maneira, poderá se conectar facilmente com seus consumidores recorrentes e atrair novos por meio de suas publicações. Além disso, terá uma ótima vitrine para os seus produtos, haja vista a possibilidade de divulgá-los facilmente em seus perfis.

Defina o público-alvo

Na Internet, é fundamental saber com quem você deseja falar, pois pessoas com diferenças enormes entre si a utilizam diariamente. Em geral, quem deseja se comunicar com todo mundo acaba não falando com ninguém. Para isso, surgem conceitos no marketing digital como o público-alvo, que é uma descrição detalhada sobre o grupo de pessoas que deseja atingir.

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Logo, um público-alvo bem definido tem características como: faixa etária, sexo, gostos, educação e renda. Com base nessas informações, você consegue elaborar campanhas e estratégias muito mais efetivas.

Crie personas

As personas são, basicamente, uma extensão do público-alvo. Nessa lógica, enquanto o público-alvo é responsável por reunir as principais informações sobre o tipo de pessoa que deseja atingir, a persona seria um indivíduo deste grupo. Assim sendo, terá características muito mais específicas e possibilitará uma assertividade muito maior na sua comunicação.

Para fixar o conceito, uma persona deve ter características como nome, gênero, renda, formação, hobbies, estado civil e assim por diante. De forma geral, quanto mais informações conseguir, melhor será a sua persona.

Se diferencie da concorrência

Como dito no começo deste artigo, com o crescimento constante do e-commerce, a concorrência por consumidores também se torna cada vez maior. Desse modo, facilmente encontrará inúmeras outras lojas online com os mesmos produtos ou similares aos seus e, então, por que o consumidor escolheria você e não o seu concorrente?

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Por motivos como esse, é fundamental que você tenha diferenciais. Para isso, primeiro você deve reconhecer a sua concorrência, isto é, identificar quem são os seus principais concorrentes e como eles estão atuando. Em seguida, pense em formas de se diferenciar deles.

Um bom exemplo seria comercializar um plano de proteção veicular Nova Iguaçu para pessoas que vivem no Rio de Janeiro e desejam adquirir um carro em sua loja. Com uma estratégia de marketing bem elaborada, poderá se diferenciar da concorrência por comercializar um extra ao que seus concorrentes comercializam, isto é, algo além do veículo. 

Além disso, trata-se de algo que todos devem contratar em algum momento, ou seja, tem aplicabilidade imediata para o consumidor. Em suma, pense em formas de se diferenciar da concorrência, invista em tráfego orgânico para ter uma audiência própria, tenha presença em mídias sociais para se conectar com seus clientes e saiba quem são os seus consumidores para elevar a efetividade de suas ações de marketing automotivo