qua. nov 30th, 2022

Anda se perguntando quão bem o software antivírus gratuito funciona? Então, acompanhe este conteúdo para saber!

Ter certeza do quão bem o software antivírus gratuito funciona é fundamental para você usar seu computador da melhor forma possível. Até porque, você precisa estar seguro online.

Imagine que você quer comprar um computador novo. Depois de comprar, também vale a pena você conferir uma lista de software antivírus, e instalar logo no seu equipamento.

Afinal, isso vai ser essencial para manter seu computador funcionando. Se ele tiver boas configurações, mas um antivírus ruim, pode ser infectado e perder sua velocidade. Sem contar que sua privacidade poderá ser violada.

Essa dica também vale, é claro, para um computador que você já tem. É essencial ter um antivírus instalado. Assim, as principais ameaças da internet serão bloqueadas por ele.

Entenda quão bem o software antivírus gratuito funciona

Um software de antivírus gratuito é bem mais simples do que as opções de antivírus pagas. Então, é comum muita gente se perguntar se vale mesmo a pena instalar um programa desse tipo. Para começar, é importante dizer que é melhor ver uma lista de software antivírus gratuito, mas bom para Windows. Com sua navegação online, seu computador está sempre vulnerável a ataques. Você pode baixar arquivos infectados, acessar portais maliciosos, receber mensagens spam que têm vírus e por aí vai.

Ou seja, seu PC precisa do mínimo de proteção, para evitar que você tenha problemas. Um antivírus, mesmo que seja simples, vai evitar que suas senhas sejam roubadas, que seus dados sejam hackeados, seu computador ou e-mail invadidos e por aí vai.

Aliás, existem muitos tipos de golpes para se tornar cuidado na internet. Como o sequestro virtual, que é cada vez mais comum. Neste caso, os criminosos pedem dinheiro para liberar de volta as informações ao usuário.

Mas quão bem o software antivírus gratuito funciona? Muito bem, na verdade. O suficiente para quem é um usuário comum e não manuseia informações confidenciais no computador.

Porém, se seu PC tem dados sensíveis seus e de outras pessoas, é importante contar com um antivírus mais potente. Neste caso, você pode considerar contratar uma versão paga dele.

Principalmente se você usa seu computador para o trabalho e tem vários dados de clientes e/ou outras empresas armazenados nele. Com quanto mais segurança você contar, melhor.

O que um antivírus gratuito oferece?

Um antivírus gratuito é mais simples, até porque é preciso convencer os usuários a adquirir um antivírus mais completo na versão paga.

Então, o mais comum é que um antivírus grátis proteja o PC contra vírus e malwares. Ele é capaz de bloquear sites suspeitos e de perceber vírus tentando invadir o computador.

Também costuma ser possível escanear o PC , pendrives e HDs, para ter a certeza de que nenhum deles está contaminado. Você pode programar para que o software faça isso sozinho de tempos em tempos. Esse é o quão bem o software antivírus gratuito funciona.

Já no caso do antivírus pago, geralmente eles incluem também ferramentas como: VPN, anti-ransomware, cofre de senhas ilimitado, proteção contra cryptojacking e outros.

Como escolher um bom antivírus?

Na hora de escolher um antivírus, você pode ter atenção a alguns pontos. Primeiro, o que ele oferece na versão gratuita.

É importante que o antivírus tenha funções simples, mas eficazes. Como o bloqueio de vírus e malwares durante a sua navegação pela web.

Além disso, vale a pena consultar o que outros usuários dizem sobre a ferramenta. Assim, você vai conhecer a experiência de quem já usa o programa, e poderá saber se ela é mesmo vantajosa.

E lembre-se que, agora que você já sabe quão bem o software antivírus gratuito funciona, não há nada que te impeça de escolher um software! Não querer ou não poder pagar por um antivírus completo não é “desculpa” para deixar o seu computador vulnerável. Cuidado com suas informações!