sáb. nov 26th, 2022

Todos nós sabemos que a água é muito importante para o nosso corpo, ao passo que, enquanto nosso corpo aguentaria cerca de um mês sem comida, no caso da desidratação o tempo é bem menor, de apenas cerca de três dias. A água é importante para diversos órgãos do nosso corpo, e dessa maneira, os benefícios da água potável vão desde manter os rins saudáveis até a perda de peso. Para funcionar corretamente, todas as células de nosso corpo precisam de água.

Mas se isso ainda não te convenceu, ou se está muito abstrato, listamos aqui algumas razões pelas quais nosso corpo precisa de água.

1. Ela lubrifica as articulações

A cartilagem, encontrada nas juntas e nos discos da coluna vertebral, contém cerca de 80% de água. A desidratação a longo prazo pode reduzir a capacidade de absorção de choques das articulações, levando a dores nas articulações.

2. Ela forma saliva e muco

A saliva nos ajuda a digerir nossos alimentos e, juntamente ao muco, mantém a boca, o nariz e os olhos úmidos. Isto evita atritos e danos. A água potável também mantém a boca limpa. Consumida no lugar de bebidas adoçadas, como refrigerantes, também pode reduzir a cárie dentária.

3. Fornece oxigênio em todo o corpo.

O sangue é composto por mais de 90% de água, e é justamente o sangue que transporta oxigênio para diferentes partes do corpo.

4. Ele estimula a saúde e a beleza da pele

Com a desidratação, a pele pode se tornar mais vulnerável a lesões cutâneas e rugas prematuras.

5. Aumenta o desempenho durante o exercício

A desidratação durante o exercício pode dificultar o desempenho.

Alguns cientistas propuseram que consumir mais água poderia melhorar o desempenho durante atividades extenuantes.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar isto, mas um estudo constatou que a desidratação reduz o desempenho em atividades que duram mais de 30 minutos.

6. Ela amortece o cérebro, a medula espinhal e outros tecidos sensíveis

A desidratação pode afetar a estrutura e o funcionamento do cérebro. Também está envolvida na produção de hormônios e neurotransmissores. A desidratação prolongada pode levar a problemas com o pensamento e o raciocínio.

7. Ajuda nossa sexualidade

Pode parecer óbvio, mas mesmo assim poucas pessoas pensam nessa correlação. Beber água é essencial para manter a lubrificação das regiões íntimas em dia, tanto femininas quanto masculinas. Isso pode ajudar a evitar problemas como dores, causadas por falta de lubrificação, e que poderiam resultar até em uma falta de desejo masculino ou feminina.

E se você acha que é só aí que a água traz benefícios para a sexualidade, não é bem assim! No item 3, citamos o oxigênio carregado pelo sangue, e essa oxigenação e circulação são muito importantes para os momentos íntimos, estando muito relacionados com a ereção – ou a falta de ereções – nos homens, por exemplo.

8. Ela regula a temperatura corporal

A água que é armazenada nas camadas médias da pele vem à superfície da pele como suor quando o corpo aquece. À medida que evapora, ela resfria o corpo.

Alguns cientistas têm sugerido que quando há pouca água no corpo, o calor aumenta e o indivíduo é menos capaz de aguentar a tensão causada por ele.

Ter muita água no corpo pode reduzir a tensão física se o estresse térmico ocorrer durante o exercício. Entretanto, ainda é necessário mais pesquisa sobre estes efeitos.

9, O sistema digestivo depende disso

O intestino precisa de água para funcionar corretamente. A desidratação pode levar a problemas digestivos, prisão de ventre e um estômago excessivamente ácido. Isto aumenta o risco de azia e úlceras no estômago.

10. Descarrega os resíduos corporais

Esse é fácil: é necessária água nos processos de transpiração e remoção de urina e fezes.

11. Ela ajuda a manter a pressão arterial

A falta de água pode fazer com que o sangue se torne mais espesso, aumentando a pressão arterial.

12. As vias respiratórias precisam dela

Quando desidratadas, as vias aéreas sofrem uma restrição por parte do corpo em um esforço para minimizar a perda de água. Isto pode piorar asma e alergias, por exemplo.

13. Torna os minerais e nutrientes acessíveis

Minerais e nutrientes se dissolvem na água, o que possibilita que cheguem a diferentes partes do corpo.

14. Evita danos renais

Os rins regulam o fluido do corpo. A água insuficiente pode levar a cálculos renais – as famosas pedras nos rins – e outros problemas. Aquilo que tanto se fala por aí, de beber 2L de água por dia, geralmente é visando principalmente evitar este tipo de problema, lembra?

15. Perda de peso

A água também pode ajudar na perda de peso, se for consumida em vez de sucos adocicados e refrigerantes. Beber água antes das refeições pode ajudar a evitar o excesso de comida, criando uma sensação de plenitude.

16. Reduz a chance de uma ressaca

Está indo pra festa? Vai beber? Lembre-se de beber muita água. Você já deve ter ouvido muito isso – ou melhor: adotado essa prática por conta própria – não é mesmo? Alternar a água em meio às bebidas alcoólicas pode ajudar a evitar as famosas ressacas no dia seguinte. Uma dica a mais: água com gás sem açúcar e com gelo e limão pode ser ainda mais gostoso nesse caso.