As modalidades são uma opção de lazer e diversão para jovens e adultos
O esporte sobre rodas vem conquistando cada vez mais espaço e adeptos de todas as idades, oferecendo uma forma divertida, prática e saudável de se locomover e aproveitar momentos de lazer ao ar livre. Desde o skate até o hoverboard, existem opções para todos os estilos e níveis de habilidade, e cada equipamento traz uma experiência única sobre rodas.
Cada vez mais o esporte sobre rodas se reinventa, agregando diferentes estilos para quem busca novas formas de movimento. A diversidade de equipamentos traz a adrenalina das manobras até a praticidade na mobilidade, mostrando como o universo sobre rodas evolui com o tempo.
Quais são as modalidades de transporte sobre rodas?
As modalidades de transporte sobre rodas são bem abrangentes e não se referem a um único tipo de equipamento. Na prática, tudo que tenha rodas e permita que você pratique um esporte através dele pode entrar nesse conceito. Abaixo, você conhece os três principais:
Saiba maisTour esportivo pelos EUA: experiências para viver o esporte de pertoPatinete
O patinete foi um item muito comum na infância de toda uma geração, sendo considerado até mesmo um brinquedo. Composto por duas rodas em série, ele possui uma grande base na qual é possível apoiar os pés e um guidão para que o usuário possa se guiar.
Com o passar dos anos, o patinete evoluiu e existem até mesmo opções com motor! O uso pode ajudar na coordenação motora, no desenvolvimento de músculos e ainda não polui o ambiente. Para se manter seguro durante a prática, é ideal usar EPIs, como o capacete.
Skate
O skate é uma modalidade de transporte sobre rodas muito conhecida no Brasil e se tornou até mesmo esporte olímpico! Diferente do patinete, o skate possui quatro rodas, além de uma base em que é possível apoiar os pés. O grande diferencial desse item são as infinitas possibilidades de manobras.
Quem anda de skate tem como maior benefício os ganhos para a saúde física. Com ele, é possível tonificar os músculos, melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a coordenação motora. A principal dica para quem quer começar a se aventurar no skate é ir com calma e se proteger com capacete, joelheira e cotoveleira.
Saiba maisEscape 60 inaugura ‘prisão fantasma’ na Henrique SchaumannHoverboard
O hoverboard é uma opção mais moderna quando o assunto são as modalidades de transporte sobre rodas. Com uma estrutura bem semelhante ao skate, ele funciona de forma elétrica e se move de acordo com a inclinação do corpo de quem o estiver usando. É composto por duas rodas laterais motorizadas e uma base grande, que serve de apoio para os pés.
Os principais benefícios do hoverboard são a melhora no equilíbrio, a facilidade de o transportar e a inclusão para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os iniciantes só devem tomar muito cuidado até se adaptarem ao item para evitar quedas e acidentes. Durante o uso, é recomendado estar sempre de capacete!
Como e onde começar a praticar?
Agora que você já sabe mais sobre patinete, skate e hoverboard, pode estar se perguntando como e onde começar a praticar essas modalidades. O primeiro passo é escolher a sua opção favorita, adquirir o item e investir na proteção adequada (capacete, cotoveleira e joelheira).
Após essa etapa, é hora de começar! Na maioria das cidades, existem parques de skate e espaços de convivência destinados à prática desse tipo de esporte. Nesses locais, dezenas de jovens e adultos se reúnem para socializar e se divertir sobre rodas.
Saiba maisGuarulhos recebe a segunda edição do “Festival do Torresmo e de Churros”A dica para os iniciantes é aproveitar a estrutura desses espaços para começar e contar com a ajuda de quem já está na modalidade há mais tempo. Aos poucos, é possível conquistar confiança e melhorar cada vez mais no skate, patinete ou hoverboard. O que vale é se divertir e aproveitar as modalidades para explorar os benefícios dos esportes.