qua. nov 30th, 2022

Utilizar plantas, aproveitar a luz do sol e apostar em elementos feitos de materiais naturais são algumas das dicas. 

As mudanças climáticas estão batendo cada vez mais à nossa porta e quem ainda não se conscientizou de que precisa fazer sua parte para ajudar o planeta, precisa repensar isso. Vale para tudo: o que comemos, o que vestimos, os produtos que escolhemos no supermercado e até os itens de decoração da nossa casa.

A decoração sustentável é uma tendência que está em alta para qualquer ambiente e pode ser implementada com alguns elementos simples e que não custam caro. Escolher uma poltrona de uma marca eco friendly ou aproveitar melhor a iluminação natural estão entre as estratégias que você pode utilizar.

Uma regra é sempre pensar na funcionalidade dos itens — lembrando que embelezar o ambiente também é uma função — e não comprar móveis e objetos que não acrescentem utilidade ou não sejam duráveis. Gerar o mínimo de lixo possível é um ótimo jeito de começar a ser sustentável.

Começar a mudar os seus hábitos de consumo está na lista de metas para 2022? Veja ideias de como decorar a sua sala com essa “pegada”.

Use plantas na decoração

As plantas enchem os ambientes de vida. Seres vivos, ajudam a tornar os ambientes mais frescos e são muito bonitas. Elas podem ser penduradas, colocadas em cima dos móveis ou em prateleiras. É importante lembrar que a maior parte das espécies precisa receber alguma luz, o que nos leva à dica seguinte.

Aproveite a iluminação do sol

Aproveitar a iluminação natural (ou seja, a luz do sol) é uma ótima forma de economizar energia, o que é um hábito sustentável. Além disso, a luz natural pode potencializar a decoração, deixando o ambiente mais arejado e agradável. A ventilação natural também ajuda a economizar com ventilador e ar-condicionado.

Portas e janelas grandes e corrediças ajudam nisso. Os móveis também devem ser dispostos de forma a não bloquear a luz que entra pelas janelas, o que é bom para a conservação dos mesmos e, por isso, sustentável.

Invista em móveis de pallet e madeira

O plástico deve ser evitado ao máximo. Então, se você vai comprar novos móveis, invista na madeira, que é durável e se adapta a vários estilos. Sofás e armários de pallet estão em alta e têm tudo a ver com essa proposta.

Conheça os itens de fibras naturais

De olho nos clientes que buscam a sustentabilidade, há no mercado móveis e acessórios feitos de materiais naturais, como folhas de bananeira, vime, palha, cana, sisal, bambu e assim por diante. E nem todos são rústicos: alguns são muito elegantes.

Faça você mesmo

Se você gosta da onda do it yourself, pode reaproveitar quase qualquer objeto que tiver em casa para fazer itens decorativos. Garrafas, troncos de árvore e até aquela escada velha podem ganhar novas funções e deixar a sua sala mais bonita.

Até mesmo móveis, como sofás e estantes, podem ser feitos por você, reaproveitando pallets e reformando aquele colchão velho que está sem uso. Essa também é uma forma de reciclagem muito bem-vinda para criar um ambiente mais sustentável.

Saiba de quem você compra

Se precisa comprar novos itens, compre de lojas que se preocupam com o meio ambiente em seus processos de produção, de projetos e movimentos sociais e também do pequeno produtor. Os produtos mais artesanais, inclusive, são perfeitos para dar um toque de personalidade à sua sala. 

Lembre que menos é mais

Isso não quer dizer que você precisa ser minimalista, mas uma decoração que pretende ser sustentável não deve pecar pelo exagero, afinal, a ideia é que tudo naquele ambiente tenha uma função. O difícil vai ser não exagerar nas plantas, mas esse excesso é permitido.