seg. nov 28th, 2022

Fazer a manutenção e os reparos de casa não é fácil, porém você pode investir em equipamentos e tornar isso mais fácil

Cuidar de uma casa, geralmente, requer habilidades domésticas não só de cozinha, ou limpeza, mas de manutenção. Seja montar uma prateleira ou realizar a troca de resistência do chuveiro, diversas funções exigem habilidades e equipamentos necessários para executar. Estar atento sobre o que precisa pode facilitar na manutenção da sua casa e economizar com profissionais.

Por mais que se cuide da casa, em algum momento, os reparos serão necessários, pois o desgaste é inevitável. Em certos problemas, é preciso chamar profissionais especializados, pois, dependendo do serviço, você pode tentar consertar e acabar piorando, saindo muito mais caro do que antes.

Por outro lado, existe uma série de pequenos ajustes que você pode realizar apenas com os equipamentos certos. Você precisa ter uma caixa de ferramentas com utensílios básicos e algumas habilidades para realizar a manutenção da sua casa, porém é sempre importante  analisar bem antes de determinada atividade.

Para realizar reparos na sua casa, você necessita de ferramentas para manutenção dentro de uma caixa grande para colocar os equipamentos. É fundamental ter chave de fenda, martelo, chave inglesa, chave philips e alicates (que cortem fios, cabos e arames). Trena, furadeira e brocas também são necessárias para casos de instalação de prateleiras ou reparos na parede. Escada também é um equipamento importante para realizar tarefas em locais mais altos.

Para casos em que você não possui muita habilidade, certas atividades podem ser perigosas para realizar, principalmente com instalações elétricas. Além de dar mais prejuízo para o problema, dependendo da ação, pode ser fatal. Recomenda-se que nesses casos procure um profissional especializado que entenda do assunto, pois economizar é importante, mas garantir a sua integridade é melhor.

Se você possui pouca habilidade, busque locais como apartamentos para morar, pois geralmente a manutenção é mais fácil e, em alguns casos, entra nas despesas do condomínio. Além disso, as reparações são menores, comparadas a uma casa grande, o que facilita na manutenção, porém, em contrapartida, os gastos são maiores, justamente por conta da mensalidade do condomínio.

Caso queira, você também pode recorrer a seguradoras que oferecem serviços gratuitos de manutenção residencial. Ao contratar um seguro para seu carro, algumas seguradoras oferecem esse serviço, com o intuito de fidelizar os clientes. Analise bem as condições antes de assinar, como condições, prazo de atendimento, entre outras.