seg. nov 28th, 2022

Quem tem um negócio sabe o quanto é benéfico terceirizar os serviços de tecnologia através do outsourcing de ti. Garantir o uso da inteligência artificial para a otimização do empreendimento é a chave do sucesso.

Entender os mecanismos da  inteligência artificial é importante para a implementação desse recurso, é fundamental para os empreendedores. Essa é uma ferramenta que veio para ficar. 

Por isso, separamos um conteúdo amplo para quem se pergunta: afinal de contas, inteligência artificial o que é, e como utilizá-la? 

Inteligência Artificial: o que é?

Já parou para pensar sobre inteligência artificial o que é, como ela funciona, e que a difere das demais tecnologias? 

A inteligência artificial, ou AI, é mais do que uma tecnologia de repetição automática, como as utilizadas em produções dos mais variados tipos. Ela consegue se desenvolver, com um processo cognitivo, chegando a produzir conhecimento, tomar decisões e muito mais. 

Esse é um tipo de tecnologia criada para reproduzir padrões humanos que vão além da força. A inteligência artificial é importante aliada para análise de dados, desenvolvimento de projetos e até para avaliação do trabalho humano. 

Com a sua capacidade de aprendizado, e os estímulos externos, a inteligência artificial se mantém em constante evolução e aprimoramento.  

Como funciona a Inteligência Artificial?

Quem se pergunta sobre a inteligência artificial o que é, e como utilizá-la, também precisa entender como ela funciona, e onde é possível encontrar os recursos que ela precisa. 

A inteligência artificial é o conjunto de todas as tecnologias até então desenvolvidas, desde as mecânicas, até as tecnologias ligadas à capacidade humana, como os algoritmos, redes neurais, sistemas de informação e aprendizado. 

E mesmo que pareça distante, a inteligência artificial faz parte da nossa vida, com os sistemas que decodificam as informações que passamos, e analisa dados. 

Essa também é uma área da ciência que está em constante evolução. A cada dia que passa os cientistas desenvolvem mais a inteligência artificial para que ela assuma de maneira autônoma tarefas humanas complexas, que dependem de raciocínio. 

Como ela surgiu?

Entender a inteligência artificial o que é, e como ela impacta a vida humana, sempre foi algo que inspirou e instigou os seres humanos, desde as primeiras produções tecnológicas.

Em toda a cultura pop, desde os anos de 1920, a inteligência artificial aparece como uma ferramenta super evoluída, que ganha autonomia em proporções não controladas por humanos. 

No entanto, a inteligência artificial foi pensada para ser uma aliada dos humanos, desde 1951 com a criação da calculadora de operações matemáticas de Marvin Minsky.

Em 1957, as primeiras características da inteligência artificial como conhecemos, aparecem com o perceptron, um algoritmo de rede neural criado por Frank Rosenblatt. Desde então, a inteligência artificial tem ganhado mais aprimoramentos e espaço.

Quais as tecnologias envolvidas com a IA?

Para que a inteligência artificial se desenvolva, alguns campos da ciências se associam, e desenvolvem mecanismos que tornam essa tecnologia cada vez mais autônoma. 

Para entender a inteligência artificial o que é, e como ela se desenvolve é crucial entender parte a parte de todas essas etapas envolvidas, e como elas tornam a inteligência artificial cada vez mais parecida com o cérebro humano. 

São essas as tecnologias que mais desenvolvem a inteligência artificial:

Machine Learning

O machine learning significa aprendizado de máquina, e nada mais é do que o sistema operacional analítico da inteligência artificial. É onde o aprendizado acontece gradativamente. 

Através da análise de dados, algoritmos e de processos de treinamento, a inteligência artificial desenvolve a capacidade de aprender de maneira orgânica. As tecnologias que permitem esse desenvolvimento são chamadas de machine learning.

Deep Learning

O deep learning significa aprendizado profundo, e faz parte da machine learning. É essa parte a grande responsável por fazer a inteligência artificial entender padrões. 

Essa tecnologia ajuda máquinas a reconhecerem faces, diferenciar humanos de animais, reconhecer voz, e todo padrão que nós humanos entendemos. 

Esse é um tipo de treinamento que a inteligência artificial passa para desenvolver capacidades humanas. 

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Quando lemos um texto não lemos apenas um amontoado de palavras, precisamos interpretar, colocar no contexto, e entender a mensagem por trás dele. 

É isso que o processamento de linguagem natural faz para a inteligência artificial. Ela ajuda a entender tudo que envolve a linguagem humana, assim como também a reproduzi-la. 

Quais Suas principais vantagens?

A inteligência artificial está só no começo. Essa é uma tecnologia que se desenvolve a cada dia, e que se torna cada vez mais presente no nosso dia a dia, principalmente em empresas. 

Existem inúmeras vantagens que nos fazem querer entender a inteligência artificial o que é, e como ela se desenvolve. 

Listamos algumas delas, que fazem com que o operacional que conhecemos anteriormente fique completamente obsoleto. 

Investimento a longo prazo

A análise da inteligência artificial deixa todos os campos nebulosos acessíveis para entendimento humano. 

Isso porque ela assimila com muito mais eficiência dados antigos, permitindo investimentos mais seguros a longo prazo. 

Empresas que precisam pensar no futuro, têm a inteligência artificial como aliada. 

Aumento da produtividade

A inteligência artificial está em evolução a todo momento, por isso, ela otimiza processos muito mais rápido, e entende os caminhos mais simples para a resolução de problemas.

Isso é possível porque a inteligência artificial conta com uma tecnologia de processamento, que faz com que ela esteja sempre aprendendo, absorvendo padrões e identificando problemas. 

Uma das características mais marcantes desse tipo de tecnologia é a capacidade de aumentar a produtividade de qualquer processo e dinâmica. 

Foco no usuário

Com o entendimento do padrão que humanos desenvolvem, a inteligência artificial consegue entender muito mais rápido o que o usuário espera daquele procedimento. 

Essa é uma análise fina, que aproxima muito as características da inteligência artificial com as humanas. 

A inteligência artificial consegue interpretar a necessidade e ajuda empresas a desenvolverem o que for necessário para a satisfação do usuário. 

Otimização de processos

Quando o primeiro foco de inteligência artificial surgiu, com a calculadora, a otimização de processos já era uma necessidade enorme, uma das principais. 

Entender quais os pontos podem ser melhorados com rapidez, faz da inteligência artificial um recurso inestimável para a otimização de processos. 

Análise de dados complexos

O nosso cérebro não consegue analisar dados complexos em grande volume, em um tempo razoável. Nosso foco não permite essa atribuição, e esse é um dos motivos pelos quais a inteligência artificial é tão desenvolvida. 

A inteligência artificial consegue juntar uma grande quantidade de dados a serem analisados em um curto espaço de tempo, permitindo fluxos mais simples, menos burocráticos e mais eficazes. 

Conclusão

A inteligência artificial é muito mais que robôs que se parecem com humanos. São sistemas de dados complexos, que se desenvolvem a fim de transformar a nossa rotina. 

Em cada situação que utilizamos reconhecimento facial ou um sistema de informação, estamos utilizando a inteligência artificial. 

E esse é só o começo dessa tecnologia que tem se tornado cada vez mais importante para a organização das sociedades humanas. 

Por tanto, saber mais sobre a inteligência artificial o que é, e como ela funciona é imprescindível.