qui. dez 1st, 2022

O que é telefonia fixa? Como funciona um telefone fixo? Quais são as vantagens de ter um telefone fixo? Ainda vale a pena trabalhar com esse tipo de produto ou não? Como saber se um telefone fixo é bom ou não? Como funcionam os telefones fixos em relação aos smartphones? Qual o melhor plano de telefone fixo? Qual o telefone da Claro?

Atualmente, são poucas as pessoas que possuem um telefone fixo, sendo algo mais restrito a empresas ou então pessoas com mais idade, ou seja, idosos. Dessa forma, a tecnologia que mais é usada nos dias atuais são os smartphones, computadores e tablets. Em relação a comunicação, o WhatsApp faz o papel de todos os aparelhos acima citados.

Assim, sempre que precisamos conversar com alguém, basta desbloquear o smartphone, abrir o aplicativo e mandar uma mensagem. É indiferente se esta pessoa está do outro lado do mundo ou na cidade ao lado, visto que o wifi e a internet em fibra óptica podem nos conectar a literalmente qualquer pessoa.

Porém, nem sempre foi assim. Até os anos 2010 era muito comum ter um telefone fixo em casa, mas, com a chegada cada vez mais forte e barata dos smartphones, estes foram se tornando obsoletos, perdendo espaço no mercado e, como mencionado, restringindo-se a espaços mais específicos.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos explicar a você o que é telefonia fixa. Dessa forma, você pode compreender melhor como essa tecnologia surgiu, como se desenvolveu e como é usada até os dias atuais. Acompanhe-nos até o final deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá, leia com a gente!

O que é telefonia fixa?

Afinal, o que é telefonia fixa? Em suma, a telefonia fixa é uma conexão que funciona através de uma rede de cabos telefônicos. Existem diversos modelos de telefones, mas o mais convencional é aquele que possui um fio que vai direto aos cabos telefônicos do seu poste, que então se estendem até o ponto mais próximo de difusão de sinal de sua operadora.

Vale ressaltar que mesmo os modelos de telefone fixo sem fio possuem uma conexão direta com os cabos telefônicos. Seja através de sua base ou então de outra tecnologia, estes sempre estarão vinculados a uma rede de cabos físicos. O grande diferencial é a sua qualidade de conexão com a rede.

Enquanto um smartphone é conectado via ondas de rádio, ou seja, sua conexão 3G, 4G e 5G além da antena para ligações acontece sem fio, e, consequentemente está suscetível a problemas, o telefone fixo continua estável. Portanto, dificilmente você verá um fixo sem conexão para ligações.

Quando a telefonia fixa deixou de ser usada?

Já sabemos o que é telefonia fixa. Mas, e quando ela deixou de ser usada? Na realidade, como foi mencionado, a telefonia fixa continua sendo usada. Os principais usuários desse tipo de serviço ainda são pessoas idosas e donos de empresas. Dessa forma, o mercado de telefonia fixa ainda continua aquecido.

Porém, é inegável que o serviço baixou em rendimento de forma absurda. Como também foi dito, por volta de 2010 foi que os telefones fixos saíram em massa da casa da população brasileira, como também em nível mundial. Fora do Brasil isso ocorreu um pouco antes, visto que os smartphones ficaram baratos uns 3 anos mais tarde por aqui.

Foram justamente os smartphones que acabaram de vez com a sustentabilidade do setor. Para quê ter um telefone fixo em casa se podemos andar com um smartphone que cabe em nosso bolso para realizar ligações? Os telefones de bolso (celulares) já faziam esse papel, mas não possuíam essa tecnologia.

Consequentemente, esses também perderam espaço, já que não tinham acesso a internet, não possuíam redes sociais, entre vários outros benefícios que um smartphone nos concede.

Ainda vale a pena ter um telefone fixo?

Já sabemos o que é telefonia fixa, mas, ainda vale a pena ter um dispositivo desses? Na realidade, sim. Depende muito do caso. Se você tem uma empresa, vale a pena ter um fixo, pois demonstra maior seriedade a sua clientela, principalmente uma empresa muito grande, que pode obter grandes descontos em linhas de ramais com muitos dispositivos.

Mas, se você não tem uma empresa, tem um bom smartphone em casa e se comunica através de redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook, usando pouco sua linha telefônica, então não vale a pena. Será apenas mais um gasto em suas contas, sendo que pode ser reduzido.

Vale ressaltar que alguns planos combo, que oferecem serviço de TV por assinatura, telefonia móvel, internet residencial e outros serviços, muitas vezes oferecem o serviço de telefonia fixa de forma gratuita. Assim, você paga apenas pelo dispositivo e instalação, podendo realizar ligações ilimitadas sem pagar nada por isso.

Esperamos ter esclarecido a você o que é telefonia fixa. Deixe seu comentário e até a próxima!