ter. nov 29th, 2022

Plugin é um recurso desenvolvido para que o site tenha funções compatíveis com as estratégias da empresa. 

Ele pode ser usado para várias necessidades, como otimizar as estratégias de SEO e aumentar o engajamento do público.

A organização só vai gerar oportunidade de negócio na internet se tiver um site, mas além de bonito e bem ranqueado, precisa oferecer funcionalidades que ajudem a marca alcançar o que deseja.

O site institucional é a base para todas as estratégias de marketing digital. Por exemplo, ao publicar um anúncio no Google, a marca precisa direcionar o usuário para uma página específica.

Os conteúdos compartilhados nas redes sociais também precisam ser publicados em uma página, e o consumidor pode usar o site para comprar alguma coisa, esclarecer uma dúvida ou entrar em contato com a empresa por alguma razão.

Os plugins melhoram o funcionamento desta plataforma, entregando aos visitantes a melhor experiência e ajudando a construir a imagem do negócio.

Pensando nisso, vamos explicar o conceito de plugin, sua utilidade, como funciona e quais são os mais importantes para o site. Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de ler até o final.

O que é plugin?

O site não é uma plataforma que serve apenas como espaço virtual para apresentar a empresa, falar sobre seus produtos e serviços e vendê-los, na verdade, ele precisa inserir o visitante no universo da marca, e para isso deve usar algumas funcionalidades.

Qualquer negócio que venda produtos físicos precisa disponibilizá-los no site, e as organizações que vendem serviços podem inserir um formulário para que os visitantes preencham e recebam o contato de um vendedor.

Para inserir todas essas funções, uma empresa de conserto de PC precisa usar os plugins. A principal maneira de adicioná-los é por meio do dashboard oferecido pela própria plataforma.

No caso do WordPress, por exemplo, o usuário deve clicar em “plugins”, depois em “Adicionar Novo” e procurar o plugin que precisa.

Ao encontrá-lo, deve clicar na opção “Instalar” e adicionar ao site, feito isso, clique em “Ativar” para utilizá-lo. Ele costuma aparecer no menu esquerdo para que possa ser configurado, sempre que o usuário desejar.

Para que servem os plugins?

Embora o conceito de plugin esteja muito claro, nem todos conseguem compreender sua utilidade, mas podemos usar como exemplo uma empresa que criou um blog.

Quando o negócio investe nesse canal, seu objetivo é se tornar referência naquilo que faz, além de trabalhar com uma plataforma que gera verdadeiras oportunidades de negócio.

Para alcançar esse objetivo, uma empresa de plano funerário elaborou uma estratégia que reunisse bons conteúdos sobre seu nicho e trabalhou com ferramentas que melhoram seu posicionamento nos resultados do Google.

Além disso, também trabalhou com funcionalidades que ajudam a converter mais clientes. Tendo esse objetivo em mente, um dos primeiros plugins usados é o Yoast SEO, que mostra o que precisa ser melhorado no conteúdo para ranquear bem.

Isso significa que a companhia está usando um plugin que orienta quanto às melhores práticas que ela deve trabalhar para alcançar um bom posicionamento na internet.

Quando a empresa faz isso, conquista um número satisfatório de visitantes, o que acaba por aumentar a taxa de conversão.

A companhia também pode usar plugins nas postagens do blog, considerando suas categorias e exibir as taxas de conversão do banner.

Também existe o Hellobar, usado para inserir pop-up e incentivar o usuário a executar ações específicas, como:

  • Assinar uma newsletter;
  • Acessar outra postagem;
  • Baixar o material;
  • Fazer um orçamento;
  • Falar com o vendedor.

Essas e outras possibilidades podem ser colocadas em prática, e o WordPress oferece a versão gratuita e premium, que oferece outras ferramentas, como inserir pop-up nos artigos, limitar o número de visualizações, entre outros.

Como o plugin funciona?

Cada plugin tem um jeito de funcionar porque possui uma instalação diferente, por isso, é muito importante que uma empresa de brindes personalizados pesquise antes de decidir, principalmente se ele for mais específico.

Contudo, de forma geral, na biblioteca de plugins, o usuário deve escolher aquele que quer instalar e ativá-lo, e para desativá-lo, o procedimento é o mesmo.

A dúvida que fica é em relação aos melhores plugins, mas para escolher uma boa opção, é necessário considerar o objetivo do projeto e o que é necessário para que ele melhore.

Se o usuário entrar no repositório e conferir todas as opções disponíveis, pode acabar instalando apenas as opções que parecem muito boas no momento, mas que talvez não tenham serventia para a sua plataforma.

Por isso, o funcionamento também depende de uma pesquisa para encontrar indicações sobre os tipos mais usados e adequados no mercado. 

Outro ponto crucial é confirmar as funcionalidades e se ele é compatível com o tema do blog.

Assim como uma empresa de aluguel sala privativa, seu negócio deve usar apenas os plugins necessários, pois o excesso pode prejudicar a velocidade de carregamento do site.

Nesse contexto, certifique-se de instalar apenas o que é essencial e abrir mão das opções que não acrescentam nada ao objetivo final.

Plugins mais importantes para os sites

Existem alguns plugins que precisam estar presentes em qualquer site, como no caso do Yoast, que ajuda a otimizar os conteúdos para SEO, uma das estratégias de marketing digital mais importantes para atrair tráfego orgânico.

Ela também melhora o ranqueamento da plataforma nos resultados de pesquisa, por isso, um plugin voltado para a sua otimização não pode ficar de fora.

Outro muito importante é o Accelerated Mobile Pages, voltado para a criação de páginas, de modo que elas se adequem aos dispositivos móveis, como no caso dos tablets e celulares.

Hoje em dia, se alguém quer pesquisar sobre empresa de cabeamento estruturado ou qualquer outro assunto na internet, é bem provável que faça essa pesquisa usando o seu celular ou tablet.

Embora os computadores ainda façam parte da realidade das pessoas, atualmente, as pessoas navegam na internet muito mais por meio de seus dispositivos móveis do que pelos desktops.

Assim sendo, é muito importante que suas páginas da internet estejam plenamente acessíveis por esses dispositivos.

Também existe o Redirection, usado quando é necessário redirecionar os visitantes de uma página que não existe mais para outra, sem prejudicar o tráfego.

Por alguma razão, uma página pode ser excluída ou substituída por outra dentro do site, mas quando isso acontece, o tráfego da plataforma pode ser prejudicado.

Para evitar essa situação, um estúdio fotográfico de ensaio newborn precisa fazer com que os usuários acessem a página nova de maneira simples, fácil e sutil, é um plugin capaz de cumprir essa função.

O Really Simple SSL é voltado para o certificado SSL, algo muito importante para atribuir ao site a condição de HTTPS. Quando ele possui essa característica, é visto como mais seguro pelos buscadores e pelos próprios usuários.

Na verdade, a condição HTTPS é realmente mais segura, e o plugin em questão auxiliar na hora de aplicar esse certificado ao site.

Lembre-se de que a missão do Google é oferecer a melhor experiência aos usuários, portanto, ele também preza pela segurança das plataformas.

Quando uma pessoa pesquisa sobre placa ACM com letra caixa, o buscador vai ranquear entre os primeiros resultados apenas os sites seguros e que utilizam esse plugin.

O Disqus estimula os comentários dos visitantes nas publicações, algo muito importante, tendo em vista que o engajamento é necessário para que a plataforma alcance bons resultados em várias frentes.

Uma marca com um público engajado passa a ser mais conhecida no mercado, além disso, atrai pessoas de maneira natural e seus canais estão sempre bem posicionados na internet.

Usar um plugin conceituado para fazer com que os visitantes comentem nas publicações é uma excelente estratégia para gerar engajamento.

Se uma empresa utiliza o WordPress para seu blog ou site, pode usar o Elementor em sua construção, pois ele orienta quanto à criação da plataforma, para que ela seja adequada às necessidades do público e transmita uma imagem positiva da marca.

Não podemos nos esquecer do Contact Form 7, que ajuda o negócio, como um consultório de podologia, a criar formulários de maneira simples e rápida, mas fundamentais para as conversões.

Considerações finais

Sendo assim, ter um site ou blog é muito importante para o sucesso do negócio na internet e para que ele possa construir uma presença sólida e forte.

Mas, além de criar seus próprios canais, eles precisam ser trabalhados para que tragam resultados satisfatórios e que colaborem com o sucesso da companhia.

A melhor maneira de fazer isso é por meio dos plugins, que como vimos ao longo deste conteúdo, possuem funções diferentes, mesmo sendo muito fáceis de usar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.