dom. nov 27th, 2022

O que é SSID da rede wifi? O que significa essa sigla quando abrimos a rede pela internet? Posso alterar esse código ou minha rede para de funcionar? Quando visualizamos esse código pela internet, significa que nossa rede wifi está com algum tipo de problema? Devemos contatar a nossa provedora de planos Americanet ou está tudo bem?

O wifi se tornou algo necessário em nosso cotidiano. Cada vez mais as relações se dão através da internet, e isso não vai mudar tão cedo. Seja para conversar com um amigo ou assistir uma aula, a internet pode ser a principal intermediadora, impedindo que tenhamos que sair de casa para resolver os problemas mais simples.

Imagine voltar no tempo e contar para uma pessoa de 20 anos de idade na década de 30 que, no seu tempo, já é possível pagar uma conta sem sair de casa: o resultado seria o mesmo dos filmes que já estamos acostumados a assistir, ninguém acreditaria e iriam lhe tratar como um doido de pedra.

Porém, a tecnologia avançou tanto no último século que, esses detalhes, para nós, são coisas simples de serem compreendidas. Com apenas alguns cliques em seu celular, é possível pagar contar, receber valores de pessoas para as quais você prestou serviço, entre outros detalhes. Mas, algumas coisas, principalmente as mais técnicas, ainda são incompreendidas.

Este é o caso de alguns códigos que lemos na internet e não entendemos do que se trata, como o simples SSID, algo realmente quase que insignificante, mas que pode assustar quem não sabe o que é e o visualiza na tela de seu computador. Quer saber o que é SSID da rede wifi? Então nos acompanhe até o final do conteúdo e descubra, vamos lá!

O que significa a sigla SSID da rede wifi?

Antes de explicarmos de forma direta o que é SSID da rede wifi, vamos traduzir a sigla e explicá-la em português, e assim, temos a certeza de que já ficará mais claro sobre o que estamos falando. A sigla SSID, em inglês, significa “Service Set Identifier”. Em tradução para o português, fica “Identificador do Conjunto de Serviço”.

O que é SSID da rede wifi?

Afinal, o que é SSID da rede wifi? Antes de continuarmos com qualquer dúvida adicional, vamos direto ao assunto, onde explicamos a você o que é SSID da rede wifi. A situação em que você vê essa sigla é quando você abre o IP de seu roteador para realizar alterações, ou então faz isso com as indicações de um atendente do suporte técnico da sua provedora de internet.

O que é SSID da rede wifi? Trata-se do nome dado a uma rede de internet que funciona sem fio. É o nome da rede do wifi do seu vizinho, é o nome da rede do wifi da sua casa, é o nome da rede do wifi da escola ou faculdade, etc. Portanto, toda rede wifi, que funcione sem fio, ou seja, que não precisa de um cabo Ethernet conectado no seu computador para funcionar, possui um SSID.

O SSID é definido quando o técnico da provedora de internet vai até a sua casa realizar a instalação. Imagine que o sobrenome de sua família é “Cardoso”. Neste caso, você pode solicitar para que o técnico defina o SSID da rede como “Casa dos Cardoso” ou “Família Cardoso”, entre várias outras opções.

Em suma, trata-se de algo muito simples. Sempre que você for conectar o seu smartphone ou PC na rede wifi, irá ver o SSID da rede. Quando for informar a um visitante a sua rede, terá que dizer o nome SSID da rede e a senha para que o mesmo possa localizá-la e inserir a senha predefinida.

Posso trocar o SSID do wifi?

Já sabe o que é SSID da rede wifi, mas como trocá-la? Bem, em algum momento você pode decidir trocar o nome da sua rede wifi, seja porque trocou de casa, porque enjoou do nome antigo ou simplesmente porque deu na cabeça que deseja alterar. Nesses casos, é necessário acessar a central do seu roteador.

É necessário encontrar o número de seu IP > colocá-lo em seu navegador e pesquisá-lo > entrar com login e senha que geralmente são “admin” e “admin” > e, por fim, encontrar o SSID para alterá-lo por outro.

Vale ressaltar que quando esse tipo de alteração é realizada, até mesmo na troca da senha, todos os dispositivos que estavam conectados ou já tinha a senha, são automaticamente desconectados, sendo necessário um novo cadastramento.

Fale com sua provedora

Para evitar maiores problemas em sua rede wifi, recomendamos que ligue para sua provedora quando desejar fazer alguma alteração. Dizemos isso porque ao mexer onde não temos muita intimidade, podemos acabar cometendo algum erro e ficar sem conexão. Portanto, na dúvida, peça para sua provedora fazer a alteração desejada. Até a próxima!