qui. fev 22nd, 2024

É bastante comum, o endividamento por causa da fatura do cartão de crédito, ainda mais quando estamos com o orçamento apertado. Mas pense que para tudo tem solução, veja os passos de volta ao topo.

Manter a dívida em aberto não é uma boa opção os juros do cartão de crédito geralmente são bem altos. Por isso, estender a dívida pode gerar uma bola de neve.

Existem algumas alternativas que podem ajudar você a tentar resolver essa situação. Abaixo estão algumas opções:

  • Entre em contato com a administradora do cartão de crédito e explique sua situação financeira. Algumas empresas podem estar dispostas a trabalhar com você para criar um plano de pagamento que funcione dentro do seu orçamento.
  • Tente negociar a dívida solicitando a redução dos juros.
  • Considere outras opções de cartão de crédito com uma taxa de juros mais baixa ou sem juros. Essa é uma ótima oportunidade para deixar suas dívidas em um só lugar.
  • Verifique se você tem direito a alguma assistência financeira, algum seguro ou beneficio como saldo do FGTS que posso pegar para resolver essa situação.
  • Considere um trabalho extra para melhorar sua fonte de renda, ou até mesmo vender coisas que você não precisa mais.
  • Nunca ignore um problema ou deixe de pagar. Isso não resolve e acaba só prejudicando sua pontuação de crédito no futuro.

Para evitar o acumulo de gastos no cartão de crédito é essencial que você sempre mantenha o controle de gastos, estimar um valor mensal como teto é uma ótima opção para não se ver apertado no final do mês.

O que acontece se eu não puder pagar meu cartão de crédito?

Ao adiar a dívida do cartão de crédito, uma das primeiras coisas que você provavelmente encontrará é um número negativo em seu nome.

Caso você não pague suas faturas em dia, o banco ou instituição financeira tem o direito de colocar seu CPF na lista de inadimplentes de um órgão de proteção ao crédito, como o Serasa.

Ou seja: seu nome estará negativado, então você terá dificuldade em conseguir empréstimos, financiamentos, parcelamento de lojas e novos cartões de crédito.

Além disso, vale lembrar que esse cartão tem taxas de juros mais altas, e parar de pagar não vai impedir que sua dívida continue se acumulando. É importante também calcular juros compostos para entender melhor o valor da dívida.

Então, se você tem um nome ruim devido a dívidas de cartão de crédito, o melhor é encontrar uma maneira de corrigi-lo o mais rápido possível.

Como tentar resolver

Se você não pode pagar o saldo do cartão de crédito, é importante agir agora para evitar que sua dívida se acumule. O primeiro passo que você precisa tomar é olhar para o seu extrato e entender o valor exato em aberto, bem como a taxa de juros imposta pelo emissor do cartão de crédito. Lembre-se de juros compostos porque os juros tendem a aumentar rapidamente quando a dívida não é paga.

Depois de reunir essas informações, você pode tentar negociar com a transportadora para diminuir sua dívida. Entre em contato com o atendimento ao cliente do seu cartão de crédito e descreva sua situação financeira atual. Frequentemente, seu provedor de serviços pode oferecer um plano de pagamento parcelado ou uma taxa de juros mais baixa para ajudá-lo a reduzir seu saldo pendente.

Para melhorar sua situação financeira, é aconselhável revisar seu orçamento e avaliar quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas. Priorize o corte de despesas desnecessárias e a transferência de fundos para saldar dívidas de cartão de crédito. Outra opção é considerar fazer horas extras ou encontrar um emprego temporário para aumentar sua renda no curto prazo.

Como renegociar a dívida?

O Serasa Limpa Nome é a maior plataforma de negociação de dívidas do país. Ele trabalha com inúmeras instituições financeiras e outras entidades, oferecendo descontos exclusivos para ajudar a limpar seu nome. Esses descontos podem chegar a até 90% do total da dívida.

Digite o nome Serasa Limpa

Para acessar o site Serasa Limpa Nome ou o aplicativo Serasa disponível para download na App Store ou Google Play, informe seu CPF e senha. Se você não tiver uma conta existente, você pode se inscrever agora sem nenhum custo. Após o login, qualquer dívida vencida ou negativa no cartão de crédito será exibida na tela.

É recomendável que você verifique suas informações de dívida

Depois de revisar sua dívida pendente, selecione o botão “Ver oferta” para ter acesso às opções de pagamento disponíveis para você. Após analisar as opções disponíveis, caso escolha a opção de parcelamento, escolha a opção que mais se encaixa no seu orçamento e prazos. Alternativamente, você pode fazer um pagamento à vista emitindo um extrato bancário e pagando a dívida imediatamente.

Veja os métodos de pagamento selecionados

Para concluir a transação, leia atentamente os termos e condições do contrato antes de clicar no botão “Declaro que li e concordo com os termos e condições”. Depois disso, prossiga para concluir a transação. Neste ponto, sua transação comercial estará completa.

Após enviar seu pedido ao Serasa, o credor terá até cinco dias úteis para retirar seu nome da lista de devedores. Nesse período, a empresa tem a oportunidade de solicitar a retirada do nome de seu cliente da lista de inadimplentes.

Caso opte pelo parcelamento, seu nome será retirado da lista de inadimplentes após o primeiro pagamento, desde que não haja outras dívidas pendentes. No entanto, é importante observar que, se você deixar de fazer todos os pagamentos acordados, a empresa se reserva o direito de listar novamente sua conta como inadimplente.

É importante ter em mente sua situação financeira e concordar apenas com os termos que você pode cumprir até o final ao fechar um negócio.