Fazer compras em cartão de crédito se tornou uma facilidade para muitas pessoas. Essa forma de pagamento apresenta diversas vantagens, como parcelamento de compras (na maioria das vezes sem juros), oportunidade de fazer compras ao qual em dinheiro para o cliente não seria possível e entre outras.
Outra facilidade das compras em cartão é a possibilidade de devolução de valor de compra.
Estornar cartão de crédito é uma opção para quando o cliente precisa fazer o cancelamento de uma compra, e assim o valor é devolvido em forma de crédito. Assim, o cliente tem a possibilidade de refazer a compra, ou usar o crédito para outro fim.
Vale salientar que o cartão de crédito, por mais que seja uma facilitação para compras, pode se tornar uma dívida caso o cliente não consiga gerenciar suas finanças.
Saiba maisLivro: “Degrau Quebrado: A jornada da autoliderança para mulheres em ascensão” chega às livrariasPortanto, deve-se estar sempre atento ao que está se comprando,e se essa compra não irá ultrapassar o seu orçamento pessoal.
Lembre-se também que o CPF na nota aumenta Score, então sempre que for realizar uma compra, adicione seu documento na nota fiscal, para construir uma boa pontuação de score.
O que é o estorno no cartão de crédito?
Você já se arrependeu de fazer uma compra no cartão de crédito, mas não sabia o que fazer para cancelar? O estorno da compra pode ser uma opção para desfazer a compra, e muitas vezes se trata de um procedimento simples.
Esse processo se trata do reembolso já utilizado no cartão de crédito. É um cancelamento feito de forma simples, em que o valor é creditado novamente, na fatura atual ou na próxima, em forma de crédito ao cliente.
Saiba maisSaiba como Xanddy, Carla Perez e Nívea Stelmann conquistaram o tão sonhado visto americanoDesse modo, o valor retorna e o limite do cartão de crédito voltará a ficar disponível e o cliente pode começar a utilizá-lo.
Como é feito?
Primeiramente, é importante salientar que quando uma compra é cancelada e há a solicitação de estorno, o valor voltará em formato de crédito no cartão.
Existe também a opção de contratar um seguro de cartão de crédito, que assegura o estorno em casos de furtos, perda ou compras sob ameaça. Vale lembrar que no reembolso comum, esses pontos não estão inclusos.
Os prazos de reembolso variam de acordo com a situação apresentada. Todavia, geralmente o tempo é de 7 dias, e quando se trata de um produto danificado, se a empresa não realizar a devolução em 30 dias, o Código de Defesa do Consumidor assegura a restituição do crédito.
Saiba maisO que é uma incorporadora de imóveisO período de devolução estará também de acordo com as políticas de cada empresa, entretanto deve ser feito em no máximo 60 dias, porém existem empresas que realizam esse procedimento até mesmo no mesmo dia.
Em quais situações se pode pedir estorno de compra?
Cada emissora de cartão de crédito deixará bem claro suas condições de estorno, porém existem quatro situações mais comuns a todos os cartões. Saiba como proceder nesses episódios:
- Em casos de compras online:
Pode ocorrer a desistência da compra e a solicitação de cancelamento em até 7 dias após a realização do pagamento. Dessa forma, o cliente deve entrar em contato com a empresa e combinar como será feito o reenvio do produto e a devolução do valor da compra.
Também podem ocorrer erros na fatura de uma compra online, ao qual o valor pode vir maior que o que foi registrado no produto, ou menor.
Nessa situação, o cliente entrará em contato com a empresa ao qual efetuou a compra ou com a emissora do cartão, solicitando uma nova fatura.
- Em casos de compras presenciais:
Na situação de desistência de compra, o cliente pode realizar a solicitação de cancelamento, entretanto diferentemente das compras online, a empresa não é obrigada a devolver o valor do produto caso não haja nenhuma irregularidade.
É importante ressaltar que para compras presenciais, não existe nenhuma norma acerca do arrependimento de compra.
Também podem ocorrer erros na fatura de uma compra presencial, ao qual o valor pode vir maior que o que foi registrado no produto, ou menor. Nessa situação, a empresa deverá realizar a devolução em estorno e fazer uma nova compra, regularizando esses valores.
Em caso de o lojista se negar a devolver e regularizar a compra, o cliente pode contatar diretamente a emissora de seu cartão de crédito.
Como é realizado o estorno em compras que foram parceladas?
Quando você realiza uma compra e faz o parcelamento da mesma, o valor será dividido entre o número de meses que você solicitou. Entretanto, é um tipo de compra que também pode ser estornado!
Nesses casos, o valor deve ser estornado totalmente para o cliente, como por exemplo: Sua compra foi de R$ 500 e você parcelou em 10x de R$ 50, mesmo que você já tenha realizado o pagamento de uma parcela, o valor a ser estornado é de R$ 500.