ter. nov 29th, 2022

Os banheiros vêm ganhando cada vez mais destaque quando falamos em decoração, visto que de espaços esquecidos, passaram a ser vistos como ambientes de autocuidado e bem-estar. Inclusive, muitas pessoas decidiram investir no cômodo por meio da instalação de banheira de hidromassagem, inclusão de objetos decorativos e até mesmo realizando algumas reformas. Contudo, da mesma forma que a manutenção de banheira de hidromassagem é importante, também é essencial contar com um bom planejamento e organização. Isso porque, muitas pessoas não querem enfrentar uma reforma e o quebra-quebra, sendo que existem outras formas de transformar o ambiente.

O papel de parede, por exemplo, é uma das maneiras mais simples e eficazes de mudar a cara do local, sendo cada vez mais utilizado por designers e arquitetos. Isso porque, com a evolução da tecnologia, os papeis de parede atuais contam com excelente qualidade, adequando-se aos mais diferentes tipos de projeto. Contudo, uma dúvida muito comum é se é possível instalar o papel de parede no banheiro, visto que o ambiente é considerado uma área úmida. Portanto, se você também tem esse questionamento, continue acompanhando o post de hoje e descubra.

A qualidade dos papeis de parede

Os papeis de parede evoluíram bastante com o tempo, tornando-se mais duráveis e resistentes, principalmente quando falamos de umidade. Além disso, eles são muito versáteis, possuindo as mais diferentes cores e estampas para se encaixar em diferentes tipos de projeto. Por exemplo, além dos tradicionais lisos, listrados, floridos e arabescos, também é possível encontrar no mercado papeis de parede degradê, geométricos, imitando a textura de outros materiais e até mesmo em 3D.

Mas, outro ponto importante que merece ser destacado é que em sua composição é possível adicionar uma camada de matéria vinílica. Ou seja, por meio dela, os papeis de parede ficam mais firmes, além de poderem ser limpos com pano umedecido em água e detergente neutro. Inclusive, como consequência, eles se tornam mais resistentes ao vapor de água, algo bastante comum em áreas molhadas.

Posso usar papel de parede no banheiro?

Quando decidir comprar o papel de parede, você irá se deparar com diversos modelos indicados exclusivamente para a utilização em áreas molhadas. Portanto, sim, saiba que é possível utilizar papel de parede no banheiro. Isso porque, geralmente esses rolos possuem uma camada extra de proteção e, por isso, não se dissolve, quando entram em contato com a água. No entanto, devemos deixar claro que você não pode aplicar o papel em qualquer região do cômodo, sendo essencial contar com a ajuda de um especialista no assunto.

Geralmente, o papel de parede é aplicado na parede em que está instalada a bancada com a pia, visto que é o espaço que mais se destaca quando falamos em decoração de banheiro. Mas, caso queira, pode ser possível instalar o material dentro da área do box, sendo importante deixar claro que, nesse caso, devido o contato direto com a água, a troca deverá ser feita com certa frequência. Portanto, uma boa dica para manter a durabilidade do papel de parede é deixar o espaço bem ventilado para evitar o excesso de umidade.

Como escolher o papel de parede do banheiro?

Bom, agora que você sabe que é possível instalar o papel de parede no banheiro, é importante pensar em qual será o modelo. Isso porque, esse material também contribui para a decoração do espaço, sendo importante atentar-se para garantir uma boa escolha. Portanto, confira abaixo algumas dicas:

Tamanho do banheiro

Um dos pontos mais importantes é avaliar o tamanho de seu banheiro, visto que isso influencia diretamente na escolha das cores. Por exemplo, para um ambiente pequeno, o ideal é apostar em papeis com cores mais claras, visto que ajudam na sensação de amplitude do local. Por outro lado, um espaço maior pode ser facilmente decorado com um papel de parede mais escuro, como preto ou marinho. Contudo, tenha em mente que a iluminação também irá influenciar a estética do espaço, devendo investir em um bom projeto.

Estilo de decoração

Além disso, também é importante que o papel de parede converse com o estilo de decoração escolhido para o banheiro, independente se o espaço for pequeno ou grande. Sendo assim, atente-se ao modelo dos móveis, estilo de luminária, acabamentos de torneiras e chuveiros, etc, visto que tudo isso pode contribuir para a melhor escolha de seu papel de parede. Por exemplo, para um banheiro rústico, um modelo que imite tijolinho à vista é uma ótima opção, enquanto para um banheiro mais moderno, o papel de parede de cimento queimado é o ideal.

Então, agora que você sabe que é possível utilizar papel de parede no banheiro e pegou algumas dicas de como escolher o seu, já pode sair às compras. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de profissionais especializados. Dessa forma, você garante maior agilidade, economia e durabilidade do material.