seg. nov 28th, 2022

Tudo o que você precisa saber sobre o cartão de crédito de loja, suas vantagens e desvantagens. Confira!

Os cartões de crédito de lojas, também chamados de cartões private label, têm ganhado espaço no mercado. Mas, afinal, será que são uma boa opção de produto? Ainda, essa modalidade se encaixa nas opções de cartão de crédito sem anuidade?

Esse tipo de cartão, geralmente oferecido nas lojas físicas e pela internet, tem como principal objetivo atrair e fidelizar clientes, oferecendo algumas vantagens que não são oferecidas nos cartões de crédito tradicionais. Entenda!

O que é o cartão private label?

Provavelmente você já foi abordado em alguma loja sendo convidado a fazer o cartão de crédito da marca. Também chamado de cartão private label, essa modalidade tem crescido no varejo brasileiro e vem sendo considerado, por muitos clientes, como uma boa opção.

O que você precisa saber sobre ele? O cartão de crédito de loja geralmente não tem bandeira, isso significa que ele só pode ser utilizado nas lojas credenciadas. Normalmente, ele é oferecido como alternativa para os consumidores que fazem compras parceladas e querem facilitar a operação. 

Em um supermercado que oferece esse tipo de cartão, por exemplo, o consumidor consegue parcelar as compras e geralmente tem acesso a descontos e ofertas exclusivas. 

Como funciona o cartão de crédito de loja?

Primeiro, você precisa saber que existem dois tipos de cartão de crédito: o cartão com bandeira e o cartão sem bandeira.  

Os cartões sem bandeira só podem ser utilizados na loja responsável pela sua emissão. Em geral, esse tipo de cartão oferece benefícios em compras no local, com descontos e possibilidade de parcelamentos maiores.

Por outro lado, no caso de cartões de crédito de loja com bandeira (Visa e Mastercard, por exemplo), eles podem ser utilizados como um cartão de crédito de banco, no qual é possível fazer compras em qualquer estabelecimento comercial e também na internet. 

Desta forma, o cartão de loja sem bandeira tem um uso mais restrito, enquanto o cartão com bandeira pode ser utilizado com mais dinamismo e de forma bastante semelhante aos cartões de crédito emitidos por instituições bancárias.

Quais são as vantagens e desvantagens?

O cartão de crédito private label tem vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas a partir das necessidades de cada consumidor. Como vantagens, destacamos:

  • Análise rápida: a análise para aprovação de crédito costuma ser mais rápida que aquela realizada pelos cartões tradicionais.
  • Acesso a descontos exclusivos: alguns descontos na loja são oferecidos apenas para pessoas que utilizam o cartão.
  • Não há cobrança de anuidade: de forma geral, não há cobrança de anuidade nesse tipo de cartão. Entretanto, o consumidor sempre precisa conferir as tarifas incidentes antes de contratar o cartão.

Entre as desvantagens, vale citar algumas que se destacam, especialmente para quem busca no cartão de crédito uma modalidade de pagamento das despesas rotineiras:

  • Restrição de uso: cartões de loja sem bandeira são aceitos apenas na loja emissora.  
  • Baixo limite de crédito: geralmente o limite é mais baixo e isso está relacionado à rapidez na emissão e na análise do crédito (não é tão complexa, por isso o limite liberado é menor).
  • Anuidade em cartões com bandeira: via de regra, cartões de loja com bandeira tem a cobrança de manutenção anual (anuidade).

Será que vale a pena ter um cartão de crédito de loja?

Não existe uma resposta conclusiva e absoluta para essa pergunta. Se você está se perguntando se o cartão de loja é a melhor opção para você, a dica é avaliar a frequência de uso do cartão, se o cartão tem bandeira ou não, quais são os descontos e benefícios oferecidos, além das taxas de anuidade e demais tarifas incidentes sobre o seu uso.

Por exemplo, se for apenas para uma compra, não faz sentido você fazer um cartão de loja. Por outro lado, se você é um cliente frequente daquela loja e se a anuidade for gratuita, o cartão pode ser uma ótima opção, especialmente se vier acompanhado de descontos e condições especiais

Antes de escolher um cartão de crédito, você precisa avaliar com calma todos os benefícios, custos e obrigações assumidas. Além disso, um controle adequado das finanças e o uso inteligente dessa modalidade de pagamento vão fazer toda a diferença na sua saúde financeira.