qui. dez 1st, 2022

O sistema CAGED foi desenvolvido a fim de expandir o vocabulário de acordes, ajudar no fortalecimento dos dedos e contribuir no desenvolvimento da percepção das notas do braço.

Deste modo, não existe dúvida que o sistema CAGED é uma modalidade de estudo que é extremamente valiosa para todos os que tocam violão e/ou guitarra.

Neste post, você vai aprender sobre o sistema de notas CAGED de forma fácil com a utilização de diagramas.

Entretanto, para que tenhas um maior nível de aprendizado, é preciso que saiba pelo menos um pouco a respeito dos intervalos e da formação de acordes. 

Caso você queira aprender mais e se especializar na música, talvez fazer um Curso de Guitarra Online possa ser sua melhor opção, corra e aproveite!

Então, vamos aprender o que é o sistema CAGED.

E se você ainda não sabe existem boas maneiras de aprender a tocar violão rápido com o curso método violão em 8 semanas.

O que é o sistema CAGED?

Antes mesmo de explicar sobre, vou definir o que é sistema CAGED. Também denominado de Sistema 5, ele é uma metodologia de estudo de diferentes acordes, e também licks, arpejos e escalas.

Você notou algo de semelhante no termo “CAGED”? Caso não tenha percebido, fique tranquilo. As 5 letras representam as notas mais fácil de serem tocadas no violão, pelo fato de não precisarem de pestana.

Notas essas que são: Dó (C), Lá (A), Sol (G), Mi (E) e Ré (D)

É possível encontrar diferentes tonalidades de acordes pelos 5 shapes que servem de modelo para isso.

Ou seja, não é necessário que você quebre a cabeça a fim de memorizar dezenas de acordes diferentes.

Ao dominar os 5 modelos básicos, você terá a capacidade de realizar acordes em tonalidades diferentes e também, em todo braço do violão ou guitarra.

Benefícios do sistema CAGED

Acompanhe ums série de benefícios causados pelo sistema CAGED, abaixo:

Fácil mudança de músicas para outras tonalidades;

Identificação rápida das notas em todo o braço do instrumento;

Variações de sonoridade para um único acorde;

Desenvolve a noção de harmonia no músico;

Aumenta o vocabulário de acordes;

Fortalece os dedos a fim de realizar diferentes aberturas.

Quais os modelos básicos do CAGED

Assim como já foi citado no texto, o sistema CAGED possui 5 modelos básicos de acordes. Veja no diagrama abaixo:

Diagrama de fácil compreensão, não é mesmo? Você sabia que esses acordes são utilizados em quase todas as canções?

A dica está em fazer o deslocamente desses desenhos para as demais regiões do braço, até que você consiga formar outros acordes.

Para que isso ocorra, é necessário identificar quais as tônicas dos acordes. Deste modo, a transposição que será feita para as demais tonalidades vai ser faciitada, porque você vai saber onde está localizada a tônica no shape específico.

Veja como aprender a tocar! O curso método violão funciona!

Como treinar o sistema CAGED 

Para que você consiga adquirir todo o conhecimento e recriar acordes ao seu vocabulário de modo espontâneo, é preciso também fazer um exercício na prática.

Por exemplo: toque um progressão com os modelos básicos de CAGED, que pode ser C, Am, F, G.

Acompanhe os diagramas abaixo:

Seu desafio é de executar a mesma progressão em outros lugares do braço, usando shapes de demais acordes do sistema CAGED.

Confira o diafragma abaixo, com um exemplo de como esse desafio pode ser realizado:

Observe que o acorde de Am está no shape de Em. Já o acorde C está no de G. F sendo tocado no modelo de C, enquanto isso, o G fica no modelo de D.

Note que as pestanas encontram-se na 5ª casa, isso traz mais facilidade na troca de um acorde para o outro. Sem contar que a sonoridades muda muito em relação aos modelos padrões.Acredito que tenha aprendido ainda mais sobre o que é o sistema CAGED. Continue se especializando para se tornar um profissional completo na músicas.