sáb. nov 26th, 2022

Mudança é resultado do mundo pós-pandemia, o que mostra que trabalhar de casa funciona tão bem quanto presencialmente

Trabalhar de casa era uma realidade comum para freelancers e profissionais autônomos até 2020, porém, em vagas CLT isso era raro, visto até como impossível de dar certo. Com a pandemia de covid-19, a situação mudou e muitos empregos passaram a ter suas atividades remotas para evitar a transmissão do vírus.

Em 2021, a chegada da vacina trazia com ela a dúvida: voltar para o escritório, manter o sistema misto ou aproveitar o home office ao máximo? Algumas áreas optaram por voltar, porém, existem setores que apostaram no sistema remoto, seja ele total ou parcial.

Quem vai trabalhar direto de casa tem outras preocupações, como a montagem de um cantinho exclusivo para suas atividades, incluindo mesa e cadeira de escritório, e a escolha das roupas certas acompanhadas de um calçado para ficar em casa bastante confortável.

Uma pesquisa feita pela Catho para a Época Negócios mostra que o aumento no número de vagas home office foi de quase 500% em comparação ao primeiro semestre de 2021. Confira mais detalhes e saiba quais são os cargos que mais oferecem a opção remota.

Áreas com mais vagas remotas

Os profissionais com experiência em programação e na área de tecnologia da informação foram os que mais se beneficiaram. O número de vagas no setor, para trabalhar em casa, cresceu quase 6.000%. 

Em segundo lugar ficou o cargo de consultor comercial, seguido de analistas de testes, de atendimento e de recrutamento/seleção. A pesquisa considerou os cargos com maior quantidade de vagas remotas.

Ranking dos cargos com aumento de vagas remotas

A pesquisa da Catho apresentou os 10 cargos com mais vagas remotas disponíveis e fez uma comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período do ano anterior. Confira abaixo o ranking:

Cargo % de crescimento
Programador 5.857%
Consultor Comercial 4.275%
Analista de Testes 3.215%
Analista de Atendimento 2.452%
Analista de Recrutamento e Seleção 991%
Analista Contábil 877%
Analista de Marketing 717%
Promotor de Vendas 304,5%
Supervisor Comercial 243%
Corretor de Imóveis 233%

Preferência por trabalhar direto de casa

Trabalhar direto de casa exige organização para cumprir o horário, suas tarefas e saber separar o lazer do foco no emprego. Para algumas pessoas, a adaptação foi fácil e os benefícios sentidos facilmente, ainda mais quando se fala na possibilidade de acordar mais tarde ou passar um tempo extra com os filhos.

No entanto, também teve o outro lado, aqueles que não deram certo com o sistema home office. Se tudo funcionou bem durante a pandemia, por que não manter assim? O benefício foi sentido em ambos os lados, afinal, as empresas também economizam com o menor uso do espaço físico.

Como a tecnologia permite, a ideia de manter as vagas remotas e incluir reuniões pelo Meet, Zoom ou outra plataforma online funciona bem e agrada todos os envolvidos.

Possibilidade de trabalhar em outra cidade

Um dos principais benefícios das vagas remotas é a possibilidade de trabalhar em outra cidade sem se preocupar com o deslocamento. Assim, a facilidade de conseguir um novo emprego também aumentou e a preocupação de escolher um local perto de onde se vive foi deixada para trás.

Muitas pessoas, inclusive, optaram por viver em regiões mais tranquilas, longe da agitação da cidade grande. No entanto, como seus empregos se encaixam no home office, elas continuam cumprindo suas funções mesmo que a empresa ainda siga na capital, por exemplo.

Assim, conforto, praticidade e amplo leque de possibilidades foram unidos. A tendência é de ver as vagas remotas crescerem mais e a avaliação das empresas que oferecem esses cargos também. Até porque, como dito acima, o home office entrega benefícios para empregado e empregador.