qui. mar 28th, 2024

O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo tendo mais de 500 milhões de usuários ativos, sendo um dos canais prediletos do grande público. Por este motivo, marcar presença no Insta virou quase obrigatório para as empresas, desde aquelas que trabalham com a venda de porta de aço até para e-commerces. 

Mas, apenas estar presente pode não ser o suficiente, é preciso investir na sua página e fazer com que ela cresça e tenha uma boa base de pessoas inserida dentro dela, mas como é possível conseguir mais visibilidade e seguidores? Bom existem várias maneiras de chegar lá. 

Uma delas, é a realização de sorteios, você já deve ter se deparado com alguma publicação relacionada a isso né? “Siga tal página, curta essa publicação, marque 3 amigos e concorra a um iphone”. Esses sorteios são extremamente populares dentro do Instagram, e com certeza ou você já foi marcado ou marcou alguém em um desses. 

Mas afinal, realmente vale a pena investir em sorteios? Essa ainda é uma tática funcional para o seu negócio? Se você está na dúvida fique tranquilo, hoje vamos mostrar para você se vale ou não a pena investir em sorteios para o Instagram. 

Saiba maisSaiba o poder do marketing indireto

Como funcionam os sorteios?

Como já citamos acima, você com certeza já deve ter se deparado com algum tipo de sorteio na sua vida, eles funcionam como ações promocionais, válidas por um determinado período de tempo, fazendo com que as pessoas tenham interação e contato com essas marcas, páginas ou produtos. 

Geralmente, eles são feitos da seguinte forma: marcas ou influenciadores, se reúnem para oferecer brindes sem custos financeiros para os usuários que desejam participar, porém, mesmo que não seja em termos financeiros, o usuário meio que paga, curtindo o post, seguindo uma página e marcando seus amigos. 

Quais são seus objetivos?

O principal foco de um sorteio no Instagram é justamente atrair novos seguidores, e posteriormente, trabalhar para que eles se tornem novos clientes. Uma empresa que vende detergente clorado, fazer o sorteio de seu produto, significa atrair mais pessoas para o seu negócio. 

Então usar essa estratégia significa aumentar, consideravelmente, o público da sua página, aumentando o número de seus seguidores, e trazendo uma popularidade maior para a sua empresa, fazendo com que mais pessoas conheçam seu negócio ou o seu produto. 

Saiba maisO que é qualificação de leads?

O que seu negócio tem a ganhar com eles?

Ganhar seguidores, trazer reconhecimento e gerar engajamento são opções extremamente tentadoras, não? E é justamente isso que os sorteios podem oferecer para a sua página. O principal e mais garantido são os seguidores, afinal, para que a pessoa participe do sorteio ela é obrigada a seguir o seu perfil, consequentemente, é inevitável que você ganhe mais pessoas te acompanhando. 

O engajamento também é outro ponto sólido, afinal, é preciso curtir e comentar na publicação, fazendo com que ela alcance um alto número de pessoas e que ela possa se popularizar em um espaço de tempo relativamente curto. 

Por fim, você também pode conseguir vender mais após um sorteio, você tem mais pessoas para mostrar seus produtos, porém isso já não pode ser considerado garantido, existindo vários poréns dentro deste fator. 

Mas afinal, vale a pena fazer sorteio no instagram?

Agora que você já sabe como funcionam os sorteios, seus objetivos e o que você ganha com eles, chegou a hora da pergunta final, realmente vale a pena fazer sorteio no instagram? Bom a resposta é: depende do seu objetivo, calma, nós vamos explicar para você o porquê. 

Saiba maisImportância do marketing digital para seu negócio

Se você quer simplesmente divulgar um produto ou sua página e ganhar mais seguidores na sua empresa de lacre de segurança, o sorteio pode ser uma boa alternativa para isso, mas é preciso entender que ele possui diversos pontos considerados negativos. 

Ao fazer o sorteio no instagram, você está chamando várias pessoas para conhecerem o seu negócio, porém, grande parte delas está ali de maneira muito mais genérica, podendo até dar unfollow assim que o sorteio acabar, ou seja, é preciso entender que existe uma grande chance, de investir dinheiro no sorteio e acabar não tendo resultados com ele. 

É preciso entender que talvez, ele não seja o ideal para vender produtos, e sim, se encaixa muito mais como uma grande campanha de divulgação, se for isso que planeja para o seu negócio, então fazer sorteio pode valer a pena. 

Agora que você já sabe alguns pontos, acha que fazer o sorteio no instagram vale a pena? Comente sua opinião abaixo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos o que achou, até a próxima.