ter. jun 18th, 2024

Tudo o que você precisa saber sobre o que é essencial se estiver planejando fazer uma viagem nacional ou internacional de carro

Viajar é uma das coisas mais legais que uma pessoa pode pensar em fazer, conhecer um novo lugar, ter contato com uma cultura diferente e entender como cada pessoa enxerga o mundo de um jeito diferente. 

Não é necessário ir longe demais para ter todas essas experiências, se você é de São Paulo e decide passar as férias no Nordeste, vai perceber que é uma cultura completamente diferente e extremamente rica. Em viagens internacionais não é diferente, imagina descobrir que a Europa é muito mais do que as fotos mostram e tem muito lugar que precisa ser conhecido.

No entanto, viagens não costumam ter um preço muito acessível, passagens de avião tem preços salgados e existem todos os outros itens da lista que precisam ser checados, como hospedagem, alimentação e passeios pagos.

Saiba maisComo escolher caçamba de entulho?

É por isso que muitas pessoas estão optando por viagens de carro, você consegue viajar o Brasil inteiro e ainda pode visitar outros países da América do Sul como Argentina, Uruguai e Paraguai. Curiosidade: você sabia que é possível viajar para Porto Alegre de carro e, de lá, ir para Montevideo, do conforto do seu veículo?

Além de todas as fotos e lembranças que você vai ter durante as viagens, é preciso se preparar para que a sua road trip seja perfeita e você consiga aproveitar do jeito certo. Abaixo você confere dicas que vão te ajudar a se preparar para uma viagem de carro nacional ou internacional.

1 – Escolha o destino

Parece um pouco óbvio, mas a primeira coisa que você deve decidir é o destino da viagem, para saber se é viável que ela seja feita de carro ou com outro veículo.

Faça uma pesquisa ampla sobre as cidades que você deseja conhecer, se a rota é tranquila e se tem mais dificuldades. Se você está pensando em dirigir passando por várias cidades, é importante ter certeza de que a rota é segura para que você esteja sempre em segurança.

Saiba maisSupermercados descartaram 210 kg de alimentos avariados, segundo Procon

2 – Escolha o veículo de acordo com o seu destino

Essa também é uma escolha importante antes de sair por aí viajando, o veículo certo vai garantir uma viagem muito melhor.

Se você vai se aventurar por um terreno mais seco e deserto, um carro maior como uma caminhonete pode ser a melhor opção, se o seu destino é o litoral, escolha um que vai caber as suas pranchas de surf e todos os outros pertences. Quando você faz essa escolha corretamente, a sua viagem fica muito mais tranquila.

3 – Calcule os gastos durante a viagem

Além de escolher o destino certo para sua road trip, é importante calcular todos os gastos que você vai ter durante a viagem para que você possa se preparar financeiramente, sem correr o risco de passar algum aperto quando já estiver na estrada. 

Se você vai se hospedar em algum lugar durante as viagens, procure os locais mais baratos e que tenham o que você precisa, passeios que são pagos também devem ser colocados nessa lista, assim como a alimentação, que costuma ser o item mais caro da lista. Além disso, fique de olho nos gastos com o veículo, como, por exemplo, o combustível ou outra coisa relacionada.

Saiba maisAcessórios e dicas indispensáveis para viajar com um bebê

4 – Faça as malas pensando na praticidade

Uma viagem de carro precisa ser algo que te deixa animado e que, ao mesmo tempo, não se torne algo estressante, a ideia é se divertir conhecendo novos lugares, e a sua mala deve ser feita pensando nisso. 

Não leve coisas demais, leve o essencial para o destino, um lugar frio pede mais peças, mas um lugar onde o clima é quente, a melhor opção é levar roupas leves e itens de higiene básica para todos os dias. 

Além disso, em caso de bater a fome durante a viagem, tenha alguns petiscos fáceis de comer e que não façam tanta sujeira, e que não estraguem com facilidade.