Escrever bons textos parece fácil, mas há muitas coisas para se manter em mente. Porque que tipo de texto é? Qual tamanho ele deve ter? Em quais palavras-chave você vai se concentrar? Neste post explicamos o que você precisa levar em consideração para conseguir bons textos.
- O tipo de texto que você vai escrever
- O básico para escrever bons textos: a ortografia
- 1. Escreva ativamente
- 2. Evite verbos auxiliares
- 3. Não escreva frases muito longas
- 4. Faça listas
- Observe o layout: faça bons parágrafos e subtítulos
- Bons textos representam sua empresa
- SEO é parte da escrita de conteúdo
O tipo de texto que você vai escrever
A primeira etapa é determinar o tipo de texto que você precisa. Você quer textos para o seu site de sapatos masculinos ou quer blogs e postagens nas redes sociais? Todos esses formulários requerem um tipo diferente de texto.
Um texto na página inicial do seu site deve ser curto e agradável: deve dizer o que sua empresa representa. Em um blog, você frequentemente elabora um determinado tópico ou fenômeno e a história é mais longa. Com a mídia social, a regra costuma ser: quanto mais curto, melhor.
O básico para escrever bons textos: a ortografia
Seja qual for o tipo de texto que você vai escrever, a base de bons textos é a ortografia. Assim que as pessoas veem um erro de grafia (claro) em seu texto, sua credibilidade cai rapidamente.
Saiba mais6 ferramentas digitais para professores melhorarem suas aulasPortanto, certifique-se de verificar as regras de ortografia ao começar a escrever. Além da grafia correta do verbo, existem muitas outras regras de linguagem a serem encontradas.
1. Escreva ativamente
Escreva no tempo presente e na forma ativa. Isso torna a frase mais fácil de ler e mais curta. Então: sujeito – verbo ativo – resto da frase. Aqui está um exemplo:
- Frase passiva: O texto é escrito por mim.
- Frase ativa: Eu escrevo o texto.
2. Evite verbos auxiliares
Certifique-se de usar o mínimo possível de verbos auxiliares. Os verbos auxiliares são, por exemplo, ser, estar, ter, haver.
- Não: você pode encontrar mais informações aqui;
- Sim: aqui você encontrará mais informações.
3. Não escreva frases muito longas
Frases curtas são mais fáceis de ler e entender. Portanto, não seja mesquinho com pontos e abrevie frases. Outra maneira de encurtar suas frases é remover palavras duvidosas, como talvez, às vezes é bastante. Assim, você parecerá mais convincente imediatamente.
Saiba maisQuem inventou o Bitcoin?4. Faça listas
Não escrevendo listas em texto contínuo, mas colocando-as umas sobre as outras, você garante clareza.
Observe o layout: faça bons parágrafos e subtítulos
Ninguém vai ler um trecho longo do texto por inteiro. Você costuma escanear uma página: nota títulos, imagens e outros elementos que chamam sua atenção. Portanto, ao escrever bons textos, parágrafos e subtítulos foram considerados.
Forneça parágrafos curtos e poderosos e subtítulos claros (com sua palavra-chave ou sinônimos). Dê uma olhada no exemplo aqui: qual texto você prefere ler?
Bons textos representam sua empresa
Mostre quem é a sua empresa com seus textos, principalmente com textos da web que são importantes. Quando sua empresa lida informalmente com funcionários e clientes, mas “você” está em todos os lugares do site, isso cria confusão.
Saiba maisComo fazer uma ligação pelo WhatsApp? – Guia para Android e iOS!Portanto, use o tom certo nos textos: você vai por você ou por você? Você escolhe termos técnicos ou termos simples?
SEO é parte da escrita de conteúdo
Que bom que você redigiu bons textos, agora certifique-se de que eles sejam encontrados online. Você faz isso com seo. Faça uma pesquisa de palavras-chave para saber o que as pessoas estão procurando.
Nem sempre escolha a palavra-chave mais pesquisada por mês. Pode ser inteligente escolher uma palavra que seja pesquisada com menos frequência, mas que seja muito específica e com a qual você tenha uma classificação mais elevada (as chamadas palavras-chave de cauda longa).
Algumas coisas a ter em mente para o SEO de seus textos:
- Determine suas palavras-chave e faça com que elas apareçam regularmente em seu texto (mas não exagere). Escreva também a palavra e seus sinônimos nos cabeçalhos H1 e H2;
- Forneça um texto de pelo menos 300 palavras por página, mas torne o conteúdo de valor;
- Crie parágrafos curtos (50 a 70 palavras);
- Escreva bons meta títulos e meta descrições (coloque sua palavra-chave na frente).