qua. abr 17th, 2024

Escrever bons textos parece fácil, mas há muitas coisas para se manter em mente. Porque que tipo de texto é? Qual tamanho ele deve ter? Em quais palavras-chave você vai se concentrar? Neste post explicamos o que você precisa levar em consideração para conseguir bons textos. 

O tipo de texto que você vai escrever

A primeira etapa é determinar o tipo de texto que você precisa. Você quer textos para o seu site de sapatos masculinos ou quer blogs e postagens nas redes sociais? Todos esses formulários requerem um tipo diferente de texto.

Um texto na página inicial do seu site deve ser curto e agradável: deve dizer o que sua empresa representa. Em um blog, você frequentemente elabora um determinado tópico ou fenômeno e a história é mais longa. Com a mídia social, a regra costuma ser: quanto mais curto, melhor.

O básico para escrever bons textos: a ortografia

Seja qual for o tipo de texto que você vai escrever, a base de bons textos é a ortografia. Assim que as pessoas veem um erro de grafia (claro) em seu texto, sua credibilidade cai rapidamente.

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Portanto, certifique-se de verificar as regras de ortografia ao começar a escrever. Além da grafia correta do verbo, existem muitas outras regras de linguagem a serem encontradas. 

1. Escreva ativamente

Escreva no tempo presente e na forma ativa. Isso torna a frase mais fácil de ler e mais curta. Então: sujeito – verbo ativo – resto da frase. Aqui está um exemplo:

  • Frase passiva: O texto é escrito por mim.
  • Frase ativa: Eu escrevo o texto.

2. Evite verbos auxiliares

Certifique-se de usar o mínimo possível de verbos auxiliares. Os verbos auxiliares são, por exemplo, ser, estar, ter, haver.

  • Não: você pode encontrar mais informações aqui;
  • Sim: aqui você encontrará mais informações.

3. Não escreva frases muito longas

Frases curtas são mais fáceis de ler e entender. Portanto, não seja mesquinho com pontos e abrevie frases. Outra maneira de encurtar suas frases é remover palavras duvidosas, como talvez, às vezes é bastante. Assim, você parecerá mais convincente imediatamente.

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4. Faça listas

Não escrevendo listas em texto contínuo, mas colocando-as umas sobre as outras, você garante clareza.

Observe o layout: faça bons parágrafos e subtítulos

Ninguém vai ler um trecho longo do texto por inteiro. Você costuma escanear uma página: nota títulos, imagens e outros elementos que chamam sua atenção. Portanto, ao escrever bons textos, parágrafos e subtítulos foram considerados.

Forneça parágrafos curtos e poderosos e subtítulos claros (com sua palavra-chave ou sinônimos). Dê uma olhada no exemplo aqui: qual texto você prefere ler?

Bons textos representam sua empresa

Mostre quem é a sua empresa com seus textos, principalmente com textos da web que são importantes. Quando sua empresa lida informalmente com funcionários e clientes, mas “você” está em todos os lugares do site, isso cria confusão.

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Portanto, use o tom certo nos textos: você vai por você ou por você? Você escolhe termos técnicos ou termos simples?

SEO é parte da escrita de conteúdo

Que bom que você redigiu bons textos, agora certifique-se de que eles sejam encontrados online. Você faz isso com seo. Faça uma pesquisa de palavras-chave para saber o que as pessoas estão procurando.

Nem sempre escolha a palavra-chave mais pesquisada por mês. Pode ser inteligente escolher uma palavra que seja pesquisada com menos frequência, mas que seja muito específica e com a qual você tenha uma classificação mais elevada (as chamadas palavras-chave de cauda longa).

Algumas coisas a ter em mente para o SEO de seus textos:

  • Determine suas palavras-chave e faça com que elas apareçam regularmente em seu texto (mas não exagere). Escreva também a palavra e seus sinônimos nos cabeçalhos H1 e H2;
  • Forneça um texto de pelo menos 300 palavras por página, mas torne o conteúdo de valor;
  • Crie parágrafos curtos (50 a 70 palavras);
  • Escreva bons meta títulos e meta descrições (coloque sua palavra-chave na frente).