ter. nov 29th, 2022

Entrou na academia? Saiba como adquirir músculos de forma rápida e com a saúde em dia

Todas as pessoas que começam a fazer academia ficam na dúvida de como ganhar massa muscular de forma mais rápida. Muitos acreditam que esse ganho é de acordo com o seu condicionamento e porte físico, porém uma dieta balanceada com suplementação, alinhada a uma rotina de treinos específicos, faz com que o seu músculo cresça bem rapidamente.

Antes de começar a fazer exercícios físicos de musculação, é interessante entender como os músculos se comportam. Eles são formados por tecidos, que apresentam uma capacidade de contração com facilidade; portanto, ao praticar, esses tecidos são estimulados, que por sua vez reagem crescendo. Esse método é chamado de hipertrofia.

Além de toda a rotina de treinos, é importante também realizar o descanso para evitar lesões musculares. Todo músculo precisa de um repouso para crescer e se recuperar; portanto, tenha consciência de treinar em horários regrados, sem exagerar. Ganhar músculos é bom, porém a sua saúde é mais importante.

Listamos aqui algumas dicas para você ter um ganho muscular rápido e sem sustos.

1 – Treine de 3 a 6 vezes por semana

O ganho de massa muscular mais rápido deve-se a uma frequência adequada de treinos, que devem ser realizados de acordo com sua capacidade física. Caso seja iniciante em musculação, a recomendação é treinar de 2 a 3 vezes por semana, e se caso já estiver em nível intermediário a avançado, a rotina deve ser de 4 a 6 vezes na semana, para ter um resultado satisfatório.

2 – Tenha uma alimentação rica em proteínas

A alimentação saudável e rica em proteínas é a melhor opção para ganho muscular rápido, pois ela é responsável pela manutenção de fibras do músculo, auxiliando no crescimento. Alimentos como carne, ovo, peixe e iogurte estão entre os alimentos ricos em proteínas. Além disso, é importante ingerir mais gorduras boas e consumir mais calorias do que se gasta.

3 – Use suplementação

Os suplementos são uma boa forma de ganho na musculação, pois, alinhados a uma dieta específica, aumentam o ganho de massa de forma mais rápida. Whey protein, creatina, BCAA, entre outros, são suplementos proteicos que potencializam a hipertrofia e ajudam na recuperação dos músculos no pós-exercício. O importante também é ficar atento ao uso desses suplementos, pois, ingeridos em grande quantidade, podem ocasionar problemas renais.

4 – Faça exercícios mais lentamente

Os exercícios de musculação devem ser feitos de forma lenta, pois você terá mais controle da coordenação e do equilíbrio. Na fase de contração do músculo, ao realizar o exercício de forma lenta, mais fibras do corpo vão sendo lesionadas, o que torna o exercício mais efetivo. Além disso, a pessoa adquire maior consciência corporal, evitando futuras compensações de exercícios.