sex. jun 21st, 2024

A retenção de líquido trata-se do acúmulo de líquidos nos tecidos do corpo e pode ter várias causas, desde alterações hormonais até hábitos diários.

Dentre os principais sintomas desse problema está o inchaço de algumas partes do corpo, como as mãos, as pernas, tornozelos e o rosto. Além disso, a retenção de líquido pode causar uma diminuição da urina liberada.

Entenda a seguir detalhadamente quais são as principais causas da retenção de líquido e o que fazer para preveni-la.

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Causas da retenção de líquido

Além de questões internas do corpo, alguns hábitos do dia a dia podem estar relacionados a esse problema, por isso é importante prestar atenção e saber qual desses pode ser seu caso. Confira:

Ingerir muito sal

O sódio é um componente que retém água, logo quando há grandes quantidades de sal no corpo, contribui para a retenção de líquido.

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Por isso, ter uma alimentação com muito sal pode causar problemas de inchaço pela retenção de líquido. Mas não só isso, o excesso de sal ainda pode levar a pressão alta e problemas renais.

Como substituir o sal na alimentação?

Antes, é importante ressaltar que não se trata de cortar totalmente o sal das refeições e sim de ingerir quantidades menores ou optar por substituições. A dica é utilizar sal com menor teor de sódio ou investir em temperos naturais, como as ervas aromáticas.

Falta de beber água

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Muita gente acredita que beber muita água causa retenção de líquido, mas o que acontece é justamente ao contrário.

A água é fundamental para o funcionamento do corpo humano, uma pessoa precisa estar hidratada para que os rins trabalhem perfeitamente e eliminem o excesso de sódio presente no organismo.

Não beber água faz com que o corpo precise compensar a falta de líquidos, levando a retenção e ao inchaço. Por isso, é essencial beber pelo menos 1,5 litro de água por dia, distribuído ao longo do dia.

Gravidez

A retenção de líquido durante a gravidez é algo muito comum, as partes que costumam inchar devido a isso são as pernas e os tornozelos. Isso ocorre devido a maior dilatação dos vasos sanguíneos.

Como aliviar os sintomas da retenção de líquido na gravidez?

A indicação é que as mulheres bebam mais água nessa fase, diminuam o consumo de sal e tentem elevar as pernas sempre que possível. As atividades físicas leves também ajudam nessa questão, porém precisam ser liberadas pelo médico obstetra a fim de garantir a segurança da mãe e do bebê.

Ficar muito tempo na mesma posição

Pessoas que trabalham sentadas o dia todo ou em pé o dia todo, tendem a sofrer mais com a retenção de líquidos. O que acontece é que quando ficamos parados fica mais difícil para o sangue retornar das pernas para o coração, levando a inchaços.

Nesses casos, a dica é sempre fazer pequenas pausas para levantar e esticar as pernas. Quando estiver sentado ou em pé, tente movimentar os pés para cima e para baixo, a fim de estimular a circulação. Levantar os braços e abrir e fechar as mãos também ajuda.

Quando chegar em casa, pode fazer massagens com óleos essenciais para ativar a circulação e ter mais bem estar.

Não praticar atividades físicas

As atividades físicas trazem diversos benefícios ao corpo e à saúde, porém a sua falta pode causar problemas como o de retenção de líquidos.

Praticar exercícios físicos ajuda na melhora da circulação, sendo uma forma de prevenção aos inchaços. A indicação é realizar uma atividade pelo menos 3 vezes na semana.

Existem várias opções de atividades físicas que você pode realizar, a dica é escolher alguma que lhe interesse e é claro que não te prejudique, de acordo com a idade e as experiências prévias.