O crescimento do número de pessoas que empreendem é algo muito positivo para a sociedade. Contudo, criou novos desafios para se destacar no mercado. Com a concorrência, como alavancar seu e-commerce no mercado?
Conhecer as principais estratégias que ajudam no tráfego do site, divulgação e formas de chamar atenção do público é o modo de conquistar mais espaço no mercado, destaque no segmento de atuação, além de novas oportunidades de parcerias.
Para que isso seja possível, dedicar tempo para aumentar o tráfego do site, por exemplo, é fundamental para alavancar as vendas e ter sucesso, visto que possibilita atrair mais potenciais clientes para o canal da marca.
Diversas pessoas podem visitar diariamente o seu site, mas poucas realizam compras.
Sendo assim, pensar em estratégias para aumentar o tráfego qualificado é um processo fundamental para ter bons resultados.
Contanto, para aumentar o tráfego não é necessário grandes investimentos. Com estratégias de SEO (Search Engine Optimization) bem planejadas e focadas em tráfego orgânico, por exemplo, é possível alcançar ganhos positivos.
Tais estratégias, combinadas com outras técnicas, podem ajudar a impulsionar os números relacionados ao tráfego e, consequentemente, as oportunidades da marca.
- O que é aumentar o tráfego de um site?
- A importância de aumentar o tráfego do site
- O que é necessário saber para gerar tráfego para o site?
- O e-commerce está realmente oferecendo um bom produto ou serviço?
- Existe mercado para este produto ou serviço?
- Há um público-alvo determinado?
- A marca tem uma boa história e/ou o site promove vendas?
- É possível atingir o público-alvo com estratégias de baixo custo?
- Como aumentar o tráfego do seu site?
- Dicas para aumentar o tráfego
- Crie um blog e aposte na elaboração de conteúdo
- Elabore estratégias de SEO
- Crie descrições bem elaboradas
- Invista em mídia paga
- Utilize o e-mail marketing
O que é aumentar o tráfego de um site?
Aumentar o tráfego está relacionado à elaboração de estratégias que ajudam a aumentar o número de visitantes do site. O tráfego pode ser orgânico, que acontece gratuitamente, ou pago, com o investimento em anúncios.
Isto posto, qual o melhor tráfego para o site de uma empresa, seja de etiquetas para produtos de limpeza ou de roupas de grife para pets?
A resposta depende muito do quanto você está disposto a investir para ter bons resultados e das especificidades do nicho.
O tráfego pago proporciona resultados mais rápidos, mas exige investimentos. É, basicamente, como se fosse o aluguel de um espaço.
Já o tráfego orgânico pode levar mais tempo para apresentar altos resultados, fazendo com que os empreendedores possam ver os ganhos, geralmente, entre 3 meses a 3 anos.
Apesar disso, é esse método que permite construir o seu espaço de forma mais consistente na web, promovendo o desenvolvimento e reconhecimento da marca a partir disso.
Deste modo, a tendência é continuar crescendo, sem a necessidade de grandes investimentos, visto que os materiais podem continuar alcançando o público na internet.
Exatamente por esse motivo, o ideal é que a empresa realize uma estratégia em que seja possível mesclar as campanhas pagas com as ações orgânicas, possibilitando um alcance e um tráfego de curto a longo prazo, aliado a estratégias efetivas para continuar otimizando o e-commerce.
Independentemente da escolha, é essencial ter o foco em um tráfego qualificado, ou seja, pessoas que tenham real interesse no seu negócio ou no segmento em que atua.
Esta é a melhor maneira de conseguir que o público que acessa o site realmente possa ser convertido e tenha interesse pelas soluções que a sua empresa oferece, assim os investimentos feitos valerão a pena e apresentarão um melhor retorno e agilizando o ciclo de venda.
A importância de aumentar o tráfego do site
Os investimentos em estratégias para aumentar o tráfego ampliam as oportunidades de vendas e possibilita que a marca se destaque no mercado.
Diversas buscas são feitas diariamente pelos usuários e é preciso estar otimizado para que seu negócio apareça entre os resultados. Isso é algo que ajuda a aumentar as chances de conversão do seu e-commerce.
No entanto, parte dos empreendedores tem dificuldades de gerar tráfego.
Geralmente, sites que não são otimizados, com problemas de acessibilidade, péssimas descrições e outros fatores considerados prejudiciais para a experiência do usuário tendem a ter classificações mais baixas, às vezes nem constando entre os resultados da SERP.
Deste modo, ao pensar no tráfego, assim como ocorre para um orçamento obra residencial, as ações devem ser estratégicas, considerando melhorias na estrutura do site, aspectos de hospedagem e até a organização dos elementos e layout usado.
Com isso, além de aumentar as vendas, o seu empreendimento pode ter um diferencial para se destacar diante dos concorrentes, alcançando um posicionamento e retendo os usuários que acessarem as páginas, permitindo que os visitantes acessem a jornada de compra.
O que é necessário saber para gerar tráfego para o site?
O processo para conquistar o cliente deve ser baseado na criação de campanhas e conteúdos qualificados, possibilitando que os internautas vejam o site ou perfil da marca e se tornem visitantes, ou seja, gerando tráfego direcionado com base em palavras-chave e estratégias de conteúdo.
Além disso, para a evolução desse visitante, é preciso haver uma nutrição constante e um relacionamento de valor.
A grande questão é como transformar isso em vendas e lucratividade, ou seja, é importante que o e-commerce consiga gerar um tráfego qualificado e consiga promover um ciclo de venda efetivo para direcionar esses visitantes para a compra.
Sendo assim, é essencial avaliar algumas questões como:
O e-commerce está realmente oferecendo um bom produto ou serviço?
Um bom produto/serviço é aquele que atende as necessidades do cliente e tenha um excelente custo-benefício.
Existe mercado para este produto ou serviço?
Antes de criar ações ou mesmo desenvolver um negócio, é preciso considerar algumas questões para entender se há público para sua solução e quem é esse público que deseja atender.
Para isso, realize as seguintes perguntas:
- Há pessoas querendo comprar, por exemplo, um ar condicionado em Salvador?
- O mercado já está saturado?
- Tem muitos sites vendendo o mesmo item?
- Como é possível se destacar?
Há um público-alvo determinado?
Um público-alvo relevante não é composto apenas por pessoas com gostos e interesses semelhantes, mas acima de tudo, por pessoas que desejam adquirir os produtos e serviços que estão relacionados a esses gostos e interesses ou que buscam por soluções específicas
Neste sentido, é preciso definir quais os benefícios o produto resolve e quais os potenciais clientes efetivos para ele, traçando possíveis personas para o negócio.
Por exemplo, uma instituição de ensino pode atender crianças e adolescentes com objetivos e características diferentes – o que demanda marketing distinto – mas que tem um foco em comum: o aprendizado de qualidade.
A marca tem uma boa história e/ou o site promove vendas?
Para ter sucesso com a jornada de compra online, é importante que o empreendedor saiba contar boas histórias da sua marca.
Este é um diferencial interessante e pode ajudar a destacar os benefícios e vantagens dos seus produtos e serviços.
Aqui é importante que toda a identidade do site e os conteúdos promovidos agreguem a essa história.
É possível atingir o público-alvo com estratégias de baixo custo?
Um dos objetivos dos e-commerces é preservar o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) em um nível que seja financeiramente viável para o site e para o lucro do negócio.
Assim, uma parte do fluxo de caixa não fica prejudicada e o empreendedor pode continuar fazendo investimentos para ter excelentes resultados.
Como aumentar o tráfego do seu site?
O empreendedor pode investir em tráfego orgânico ou pago para o seu e-commerce de serviços de topografia, ou em ambos.
Independentemente da escolha, é importante atrair leads (potenciais clientes) qualificados para o site.
Por isso, antes de iniciar a parte prática, é importante planejar as ações e conhecer os usuários que serão atendidos.
Para se ter uma ideia da importância do planejamento, os principais benefícios em dedicar tempo para a estruturação da estratégia são:
- Redução de desperdícios;
- Permite compreender a real situação do seu negócio;
- Promove a melhor detalhamento e estimativa de gastos;
- Mais controle do orçamento;
- Aumenta a eficiência das ações e a taxa de conversão;
- Conquista bons resultados em curto, médio e longo prazo.
Isto posto, pesquisar informações e dicas de como aumentar o tráfego do seu site e colocar tudo isso em prática é o caminho para o sucesso no segmento de atuação escolhido.
Dicas para aumentar o tráfego
Com estratégias inteligentes, o tráfego do seu negócio pode aumentar e gerar resultados promissores ao e-commerce de projeto cozinha industrial e de outras áreas.
Para isso, as principais dicas são:
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Crie um blog e aposte na elaboração de conteúdo
Um blog é uma ferramenta muito interessante para diversos setores, já que é um recurso que contribui positivamente para a construção da autoridade da marca, além de transformar o site em uma prioridade para os mecanismos de busca.
Quando os usuários realizam buscas utilizando palavras-chave, o site ranqueia e consegue aparecer nas melhores posições.
No entanto, os usuários também podem chegar ao seu site por meio dos conteúdos produzidos, o que é muito vantajoso para tornar o ciclo de venda mais otimizado e ágil.
Afinal, as pessoas podem realizar compras devido ao domínio que o seu site aparenta sobre determinado assunto ou produto/serviço.
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Elabore estratégias de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias que ajudam na otimização e ranqueamento das páginas nos buscadores como Bing, Google e Yahoo.
Com um SEO bem desenvolvido, a longo prazo o site pode ter um aumento no ranqueamento e, consequentemente, no número de visitas de modo orgânico.
Conteúdos relevantes somados a constância e estratégias eficientes podem levar o site para as primeiras posições dos resultados de busca.
Deste modo, ao invés de investir em tráfego pago para ter um espaço de destaque, você pode conquistar um espaço de modo gratuito ao apostar no poder do conteúdo.
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Crie descrições bem elaboradas
A descrição dos produtos e serviços é um detalhe muito importante para alcançar o público e levá-lo a clicar no site ou a comprar o produto.
Por isso, as informações não podem ser repetitivas demais ou muito simples, pois, podem diminuir o número de visitantes. É fundamental que haja um material informativo e atraente, que desperte o interesse/curiosidade do público.
As descrições têm um papel essencial no e-commerce, ajudando a agregar valor para as soluções que o seu empreendimento oferece, seja ele de cesta básica Campo Grande MS ou de disjuntores para indústria.
Assim, é preciso evidenciar os diferenciais da marca, bem como as especificidades das soluções disponíveis, demonstrando o porque devem ser adquiridas.
Sendo assim, é importante apostar na originalidade, seja para as descrições de produtos ou para a produção de conteúdos.
Evitar o plágio e ser criativo são dicas fundamentais para o desenvolvimento de materiais, além de evitar problemas e penalidades do Google.
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Invista em mídia paga
As plataformas Ads como Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Twitter Ads e Youtube Ads são algumas opções que podem ser utilizadas para criação de anúncios personalizados.
Esta opção permite aumentar o alcance das publicações e gerar mais tráfego qualificado para o site.
Um benefício interessante é a possibilidade de segmentar as campanhas de serviços de contabilidade preços para um público específico, considerando os interesses e até se já tiveram contato com a marca. Isso ajuda a conquistar excelentes resultados.
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Utilize o e-mail marketing
Mesmo com o poder das redes sociais, o e-mail ainda é uma excelente ferramenta no âmbito profissional, pois permite a criação de diversas estratégias de contato mais segmentado e próximo com o público.
Utilizar o e-mail como uma oportunidade de gerar tráfego e vendas, divulgando promoções, novidades e conteúdos de valor é uma boa maneira das empresas de manutenção de elevadores, bem como de quaisquer outros segmentos, conquistarem o público e aumentarem os ganhos.
Nos e-mails é importante inserir o link do e-commerce para direcionar o público corretamente, aumentando as visitas do site e proporcionando a conversão aos usuários.
Portanto, a produção de conteúdo, investimentos em anúncios pagos e estratégias para o tráfego orgânico são maneiras de aumentar o tráfego do seu e-commerce, vender mais e obter ótimos ganhos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.