sáb. abr 27th, 2024

Pretende viajar por uns dias e não quer que percebam, que a casa está vazia? Realmente, fica difícil relaxar sem saber que encontrará sua casa do mesmo jeito quando voltar, não é mesmo?

Pois então, vale saber que, ao contrário do que se acreditava, deixar a TV ligada ou a luz de algum cômodo acessa pode passar a mensagem errada. Vamos combinar que uma luz acesa o tempo todo ou a TV ligada com som alto 24 horas por dia pode ser, justamente, sinal de que a casa está sem moradores. 

Mas, afinal, o que fazer então?

Pois é, pensando nisso, em facilitar sua vida e garantir que férias tranquilas, separamos 10 dicas básicas sobre cuidados para adotar quando sair para viajar. Confira! 

Saiba maisBox4Dog se destaca no mercado na oferta de teste genético para cães no Brasil

1. Avise vizinhos próximos 

Procure avisar aos familiares, amigos íntimos, aqueles vizinhos mais próximos, ou ao síndico do prédio, que estará fora por alguns dias. 

Vale até deixar uma cópia da chave com amigos ou familiares, justamente, para que possam dar uma olhada de vez em quando, molhar plantas, enfim, para desconhecidos perceberem movimentação.

Caso more em apartamento, não deixe de avisar ao porteiro, garantindo que  não autorize a subida de ninguém ao apartamento durante sua ausência. Claro, se der a chave para alguém, ele deverá ser avisado, de preferência, deixando por escrito no livro oficial da portaria, para que todos os funcionários tenham acesso.

2. Tranque portas e janelas

Não importa se o prédio é seguro, se certifique de trancar todas as portas (vale instalar trancas extras para dificultar sua abertura) e janelas (instalar cadeados ou travas mais eficientes), inclusive portas internas, garantindo que, no caso de um eventual arrombamento, as portas internas se transformam em um obstáculo a mais para os invasores.

Saiba maisQual é a importância do professor na vida de todos nós?

3. Desligue campainha e interfone

Desligue a campainha e o interfone, e isso para o caso de alguém acionar um ou outro e perceber que ninguém atende, e com esses sons desligados, diminui a chance de perceberem e aproveitarem a ocasião. 

4. Feche a água e o registro de gás

Não esqueça de fechar o registro da água e do gás de cozinha, para evitar riscos de possíveis vazamentos durante sua ausência. 

Principalmente, no caso do botijão de gás de cozinha, um escape representa sérios perigos de explosão. 

Já, no caso da água, há o risco de haver um rompimento na tubulação e causar alagamentos.

Saiba mais7 itens para deixar sua casa convidativa e confortável

Aproveite para tampar ralos, evitando a entrada de insetos (como baratas ou aranhas) que adoraqm locais com pouco movimento.

5. Evite postar fotos

Sabemos como é bom fotografar e mostrar registros feitos durante a viagem, mas deixe para mostrar essas fotos após a viagem, ou mesmo, apenas para sua família e amigos mais próximos.

Acredite, existem muitas pessoas mal-intencionadas que acessam perfis para verificar quem está viajando e, aproveitar para invadir as casas e apartamentos. 

6. Desligue as tomadas dos eletrônicos 

Não esqueça de desligar as tomadas dos eletroeletrônicos, dessa forma, evitará  problemas de superaquecimento, curto-circuito ou descarga elétrica, com exceção da geladeira ou freezer, caso tenha alimentos ali armazenados.

Porém, em caso de viagem muito longa, a dica, então, é esvaziá-los e fazer uma limpeza completa, deixando as portas abertas durante esse período, a vantagem é que se surpreenderá com a grande economia de energia elétrica.

7. Deixe o telefone no silencioso 

Tal como a campainha e o interfone, o telefone fixo também deve ser deixado no silencioso, para ninguém ouvi-lo tocando sem que atenda. A dica, inclusive, é encaminhar as chamadas para seu aparelho de celular.

8. Suspenda a entrega de revistas

Muitas pessoas assinam revistas ou jornais, e caso não esteja em casa, os mesmos ficarão acumulados na sua porta, deixando claro que não está em casa. 

A dica, é suspender a entrega desses itens por alguns dias, ou mês, e pedir ao porteiro para guardar o que chegar em um outro local, até sua volta. 

A não ser no caso de ter alguém com a incumbência de ir na sua casa todos os dias, seja para molhar plantas ou só para mostrar movimento.

9. Esconda itens de valor

É importante lembrar que joias e valores elevados em dinheiro não devem ser deixados em casa, mas sim em cofres e bancos. Caso não possa, ao menos, se certifique de deixar esses itens muito bem escondidos, evitando, em caso de invasões um prejuízo ainda maior.

10. Considere investir em tecnologias de segurança

Nunca é demais prevenir, por isso, caso tenha itens de valor em casa, uma dica seria considerar a instalação de equipamentos de segurança adicionais, como alarmes ou câmeras. 

Hoje o que não faltam são opções para todos os tipos de bolsos e necessidades e, sem dúvida, é o tipo de investimento que pode ajudar muito a relaxar durante sua viagem.

Pesquisas demonstram que esse tipo de cuidado reduz, drasticamente , as chances de alguém invadir seu apartamento. 

Pronto, agora já sabe como viajar e garantir que sua casa fique em segurança, então, é só seguir essas dicas e boa viagem!