O diabetes é um problema sério. Pode levar a doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo II e muito mais. E não é apenas um grande problema em países desenvolvidos como os Estados Unidos. Na verdade, o diabetes é a principal causa de morte em pessoas com mais de 60 anos em muitas partes do mundo. Mas existem maneiras de diminuir os níveis de açúcar no sangue com segurança e facilidade. E é isso que estamos aqui para ajudá-lo a aprender.
O que é diabetes?
O diabetes é uma condição na qual o corpo não produz ou não usa adequadamente a insulina, o que leva a níveis elevados de açúcar no sangue.
Ela é comum entre pessoas com histórico familiar da doença e aquelas com sobrepeso ou obesidade. Também é mais prevalente entre pessoas que têm colesterol ou triglicerídeos elevados, inatividade física e têm mais de 40 anos.
O diabetes é uma doença crônica com risco de vida que pode causar sintomas como respiração ofegante, sede e perda de peso. A cura para o diabetes ainda não é conhecida, mas existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.
O diabetes tipo 1 é uma condição autoimune que geralmente começa na infância, mas pode começar em qualquer idade. É causada pela falta de produção de insulina pelo pâncreas e geralmente requer injeções de insulina para tratamento.
Já a do tipo 2 é causada pela redução da produção de insulina do pâncreas ou pela redução da sensibilidade à insulina nas células do corpo.
Para que serve a insulina?
A insulina é usada para ajudar as pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar no sangue. Ela pode ser administrada como uma injeção ou em injeções.
A insulina está disponível em uma variedade de doses, dependendo da condição para a qual será usada. O tipo mais comum de injeção de insulina é chamado de insulina basal (ou dose baixa). Normalmente é dada antes de dormir para que você possa ter acesso a ela durante todo o dia. Existem também vários tipos de injeções de insulina de alta dose (chamadas doses hiperglicêmicas ou mais altas) que podem ser administradas quando a fome ou outras condições exigem mais glicose do que as injeções regulares permitem.
Quais as soluções para a diabetes?
Antes de iniciar qualquer passo na redução dos níveis de açúcar no sangue, certifique-se de entender as causas do diabetes. Isso ajudará você a entender melhor como tratar cada caso individual.
Você também pode usar essas informações para criar um plano de dieta personalizado que se adapte ao seu estilo de vida específico e histórico de saúde.
Há algumas ferramentas e técnicas usadas para gerenciar o diabetes a longo prazo. Isso inclui gerenciar os níveis de açúcar no sangue com dieta, exercícios e medicamentos. Também inclui exercícios projetados para melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o ganho de peso, além de mudanças no estilo de vida, como ter uma dieta saudável e evitar comportamentos com excesso de peso.
Há uma variedade de tratamentos para diabetes, e é importante que você discuta o que funcionará melhor com seu médico.
Caso você se encontre com diabetes do tipo 2, você também pode investir no picolinato de cromo, um suplemento indicado para o tratamento dessa doença.