sáb. jan 28th, 2023

30 anos após o surgimento do SMS, pesquisa da Infobip mostrou que mensagens de texto são as queridinhas dos brasileiros quando o assunto é comunicação – seja por SMS ou aplicativos

É inegável como mandar mensagens de texto se tornou a forma de comunicação preferida do século XXI. É o que comprova a pesquisa realizada no Brasil pela Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem. 94,4% das pessoas prefere responder a uma mensagem de texto do que atender a uma ligação, seja por Whatsapp ou SMS – que este mês está completando 30 anos desde a sua criação.

Os resultados, apesar de curiosos, não surpreendem. Afinal, quem nunca mandou uma mensagem durante uma reunião de trabalho ou aula que atire a primeira pedra – 53,2% dos entrevistados responderam já terem enviado uma mensagem nesse contexto. Além disso, cerca de 27% dos brasileiros já escreveram uma mensagem SMS enquanto seu avião decolava, 25,8% enquanto estavam em uma cerimônia de casamento, 22% durante um funeral e 31,7% enquanto dirigiam –  uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Uma coisa é certa: se quiser se comunicar com alguém de forma ágil e eficaz, mande uma mensagem. Esse é o principal insight da pesquisa, segundo Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip. “Quando falamos em comunicação entre empresas, ou ainda entre empresa e cliente, é vital entender que é preciso adequar o formato aos hábitos do receptor”, explicou ele.

Conteúdo é rei 

Da mesma forma, Ivan comenta que não é suficiente prestar atenção somente ao formato de comunicação: “É preciso se atentar também ao conteúdo das mensagens, sejam elas privadas ou não”. A pesquisa da Infobip revelou, por exemplo, que mais de 65% dos brasileiros já enviou uma mensagem para a pessoa errada e se arrependeu. As consequências podem ser ainda mais sérias no caso dos 23% de brasileiros que contaram já ter enviado mensagens enquanto estavam alcoolizados, ou ainda os 38% que relataram terem utilizado emojis ou abreviações incorretas durante uma conversa sensível.

Se em conversas de teor pessoal e privado essa situação já é considerada delicada, quando falamos em comunicação comercial, mais ainda. Soluções como o WhatsApp Business API surgem para suprir essa necessidade, conta o executivo da Infobip.

“A Infobip provê suporte para marcas que queiram utilizar a ferramenta, além de oferecer outras soluções exclusivas como o Conversations, plataforma unificada com um perfil e histórico de atendimento para cada cliente – ou seja, todas as conversas e contatos que a pessoa teve com a marca em um só lugar”, explica Ivan.

Ele compartilha ainda uma dica valiosa para as empresas que queiram usufruir das vantagens que a tecnologia oferece quando estão contatando clientes: “uma das melhores saídas para garantir um bom relacionamento é focar na personalização de atendimento, prestando atenção às demandas de cada cliente e entendendo qual o método que mais funciona com aquele indivíduo – daí a necessidade de contar com uma ampla gama de ferramentas”, finaliza.

Metodologia 

A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250 brasileiros para investigar suas preferências quanto ao uso do celular para se comunicar, principalmente no que diz respeito a SMS’s, aplicativos de mensagens de texto e chamadas de voz. A pesquisa foi realizada por meio de um painel online em novembro de 2022.

Sobre a Infobip

A Infobip é uma plataforma global de comunicação em nuvem que permite às empresas construir experiências conectadas em todas as etapas da jornada do cliente. Acessada através de uma única plataforma, o engajamento omnichannel, identidade, autenticação de usuários e soluções de contact center da Infobip ajudam as empresas e parceiros a superar a complexidade da comunicação do consumidor para fazer crescer os negócios e aumentar a lealdade.

Com mais de uma década de experiência no setor, a Infobip expandiu para mais de 70 escritórios em todo o mundo. Oferece tecnologia nativa com capacidade para alcançar mais de sete bilhões de dispositivos móveis e “coisas” em 6 continentes conectados diretamente para mais de 700 redes de telecomunicações. A Infobip foi criada em 2006 e é liderada por seus co-fundadores, CEO Silvio Kutić, Roberto Kutić e Izabel Jelenić.

Prêmios recentes incluem:

  • A Infobip foi nomeada líder na CCaaS Leaderboard, Juniper Research (Ago. 2022)
  • Omdia classifica a Infobip como Líder no CPaaS Universe Report (Mai. 2022)
  • Classificada como líder em prover serviços serviços na CPaaS by Juniper Research na nova leaderboar competitiva CPaaS Vendors (Out. 2021)]
  • Nomeada líder no IDC MarketScape: Worldwide Communications Platform-as-a-Service (CPaaS) 2021 Vendor Assessment (doc #US46746221, Mai.202
  • Melhor provedora A2P SMS pelo quarto ano consecutivo, concorrendo como operadora de mobile e empresas no relatório anual de Messaging Vendor Benchmarking da ROCCO’s
  • Melhor CPaaS Provider do ano, melhor RCS Provider do ano, e Mover & Shaker da Telco Innovation no Juniper Digital Awards 2021.