sáb. jan 28th, 2023

A substância contribui para a renovação celular e pode ser parte da rotina de skincare

Na rotina de cuidados com a pele, muitos produtos são usados com diferentes objetivos. Tudo começa na limpeza, com o intuito de remover impurezas e prevenir o aparecimento da acne. Depois, na finalização, vale incluir um creme de tratamento com retinol.

No entanto, você sabe quais são os benefícios desse ativo para sua pele? Confira agora e aproveite para incluí-lo em seu skincare.

O que é o retinol

O retinol é uma substância derivada da vitamina A. Na dermatologia é um dos mais indicados para ajudar a combater os sinais do envelhecimento, como as rugas e as linhas de expressão.

Após ser absorvido pela pele, ele é convertido em ácido retinoico e vai estimular a produção de colágeno e elastina.

Benefícios do ativo para a pele

Confira agora quais são os principais benefícios do retinol para sua pele e aproveite para trazer este ativo para o seu dia a dia.

Estimular a renovação celular

A substância age como um esfoliador leve e promove a remoção das células mortas, com isso, estimula a renovação celular. Também deixa a pele mais viçosa, luminosa e firme.

Reduz os cravos e melhora a pele acneica

Outro benefício notável do retinol é a redução dos poros e dos cravos. Além disso, controla a oleosidade, ou seja, diminui o surgimento da acne. No caso de pessoas com manchas na pele, resultado das espinhas, também é observada melhora.

Ação anti-idade

Para quem deseja diminuir os efeitos das rugas e linhas de expressão, o uso diário do retinol pode ajudar bastante. Exatamente por estimular a renovação celular, ele tem ação anti-idade, deixando a pele jovem e muito bonita.

Estimula a produção de colágeno e elastina

O colágeno e a elastina são responsáveis pela elasticidade da pele. Conforme a idade avança, é normal que sua produção natural seja reduzida. No entanto, se você usa cremes com retinol, vai estimular seu corpo a produzir as duas substâncias, ou seja, a pele fica mais jovem e com menos linhas de expressão.

Clareamento de olheiras e manchas

As manchas na pele costumam incomodar bastante, ainda mais quando aparecem no rosto. As olheiras são as mais visíveis, mas as causadas por acne não ficam atrás. Para reduzir essas manchas, você pode usar algum creme ou sérum com retinol na composição.

Ajudar na absorção de outros produtos

A rotina de skincare é composta pelo uso de diferentes produtos, desde a limpeza até a hidratação. O que você não sabe é que o retinol vai ajudar na absorção de outros itens, como o creme hidratante. Então, sim, vale a pena associá-lo, desde que respeitando suas restrições.

Cuidados importantes ao usar o retinol

Apesar de contar com todos esses benefícios, é preciso tomar cuidado ao trazer o retinol para a rotina de skincare. O primeiro deles envolve o ressecamento da pele, por isso ele é tão indicado no controle da oleosidade.

Após passar o ativo no rosto, lembre-se sempre de aplicar o hidratante próprio para o seu tipo de pele. Outra dica é começar aos poucos, usando o produto em dias alternados e, inicialmente, no período da noite.

Você também deve usar o retinol acompanhado do protetor solar, caso opte por passá-lo na pele durante o dia. Isso protege contra a sensibilidade solar. Além disso, só use o ativo se estiver com a pele limpa e evite caso esteja com infecções bacterianas.

Quanto a pegar sol, você até pode fazer isso enquanto usa o retinol, mas aposte em um bom protetor solar, com FPS mais alto, pois sua pele estará sensível. No rosto também vale incluir outras formas de proteção, como usar chapéus e bonés de abas largas.