seg. nov 28th, 2022

Confira dicas para fazer sua comida em casa e congelar para a semana.

O dia a dia das pessoas que moram sozinhas e trabalham a maior parte do período geralmente é muito corrido. Com isso, elas não têm tempo para se alimentar bem e acabam pedindo comida, comendo em restaurantes ou realizando pequenas refeições não saudáveis, como salgados na rua.

Esse cenário, além de gerar gastos, pode prejudicar a sua saúde e qualidade de vida. Por isso, uma dica é apostar nas famosas marmitas congeladas para toda a semana. Nelas, você pode preparar carne, frango e peixe, além de combinar esses ingredientes com legumes e verduras, facilitando sua rotina e melhorando a dieta.

Neste artigo, explicaremos algumas dicas de como congelar comida para toda semana. Acompanhe!

Como preparar suas comidas congeladas?

O primeiro passo para preparar sua alimentação semanal é criar um cardápio com alimentos variados para não ter refeições iguais e tornar esse momento sem graça. A diversificação das opções de comida torna essa prática mais interessante, sem perder o ritmo e o ânimo de preparar os seus alimentos.

Então, comece pela escolha dos alimentos da sua semana. Por exemplo, na primeira semana você pode optar por carnes, peixes ou frango e selecionar legumes variados. Não se esqueça de pensar nos ingredientes e seus nutrientes. Uma das vantagens de fazer sua própria comida é justamente selecionar alimentos mais saudáveis.

Ao escolher os ingredientes, compre todos no supermercado e selecione um dia para prepará-los. Como sua rotina, normalmente, é corrida, defina um dia do final de semana para cozinhar.

Antes de executar essa tarefa, deixe a cozinha organizada e limpa. Desse modo, você não terá impedimentos para preparar suas marmitas. Depois, comece cortando seus alimentos, separe as panelas e selecione os temperos.

Quando tudo estiver pronto, monte suas marmitas, separando-as em porções individuais. Por fim, armazene os alimentos em recipientes adequados para o congelamento. A seguir, apresentaremos as melhores dicas para isso. Confira!

Dicas para armazenar e congelar suas marmitas

O recipiente ideal para congelar seus alimentos é essencial para manter bem conservado e garantir a quantidade de comida certa para cada dia.

Então, defina o tamanho da sua marmita e verifique o tamanho do seu congelador. Afinal, é preciso que todas elas sejam congeladas. Além disso, pense na quantidade de comida que será acomodada no recipiente. Se for somente para você, provavelmente, optará por um pote menor.

O passo seguinte envolve a escolha do material da sua marmita. Hoje, muitas pessoas congelam alimentos em potes de plásticos ou recipientes de alumínio. Nesse momento, é importante pensar em como seu prato será descongelado, pois, passará de uma temperatura para outra. Sendo assim, o material deve ser resistente.

A melhor opção são os recipientes de vidro, pois são mais resistentes e higiênicos. No entanto, se você não tem vários desses e seu freezer não cabe diversos potes, opte por marmitas feitas de materiais resistentes e que não contaminam os alimentos com as toxinas prejudiciais à saúde quando descongelados. Se você pretende levar sua comida ao trabalho, lembre-se de adquirir uma bolsa térmica para ela descongelar em um local apropriado.

Dica extra

Um processo importante na hora de cozinhar os seus alimentos é deixá-los por menos tempo no fogo e tentar resfriá-los para que o processo de cozimento se encerre.

Além de conservar melhor, essa prática ajuda a manter o sabor e cor dos alimentos. Ainda, ao esquentar sua marmita, é possível evitar que os ingredientes passem do ponto.

Agora que você sabe como preparar comida para toda a semana, coloque as nossas dicas em prática. Assim, você consegue comer bem e saudável, e poupar muito dinheiro em vez de pedir comida em delivery, ou gastar em restaurantes.