ter. nov 29th, 2022

Saber o que indica o sangue no xixi do seu pet pode ajudar na escolha do tratamento certo

Encontrar a presença de sangue na urina do seu animalzinho é algo que espanta qualquer pai ou mãe de pet, afinal isso pode indicar que a saúde do seu amigo de quatro patas está comprometida! Por isso, é importante acompanhar as mudanças de comportamento do seu animal para não ter uma surpresa desagradável depois!

Geralmente, quadros de sangramento na urina dos cachorros podem indicar problemas diversos como a manifestação de doenças, a ação de parasitas ou até mesmo uma forma de reação a traumas. Porém, só o veterinário será capaz de avaliar o caso e delimitar qual dessas complicações está afetando seu amigo.

Sua missão nesta descoberta será de fornecer informações úteis que ajudem na definição de um diagnóstico adequado. Por isso, vamos trazer neste post tudo que você precisa saber a respeito de sangue no xixi dos bichinhos, assim vai ser bem mais fácil monitorar os sinais do seu animal e saber lidar com essa situação:

O que pode causar o sangue na urina dos cachorros?

Como o sangramento na urina do seu amigo de quatro patas pode estar associado a muitos fatores, a princípio, é sempre muito difícil definir a causa principal do problema. No entanto, tentamos selecionar algumas das possíveis hipóteses para você ter noção do que pode estar ocorrendo:

2. Doenças infecciosas

A exposição a ambientes sujos, aliada a uma baixa imunidade, pode deixar seu animalzinho propenso à ação de parasitas, como carrapatos ou pulgas. Esses microorganismos podem transmitir doenças ao seu pet e o sangramento na urina será apenas um sintoma do aparecimento desses problemas.

3. Intoxicação

Se seu cachorro é daqueles que gosta de comer tudo o que vê pela frente, então esta pode ser uma das hipóteses para o sangramento no seu xixi. Afinal, nem todos os materiais podem ser ingeridos e alguns, inclusive, têm substâncias que podem desenvolver quadros de intoxicação.

Nessas situações, a presença de sangue indica a possibilidade de uma hemorragia interna, que precisa ser tratada o mais rápido possível para limpar o organismo do animalzinho, caso contrário os efeitos podem ser irreversíveis.

4. Traumas

Quedas, atropelamentos, batidas e outras lesões também podem provocar um quadro de sangramento no xixi do seu pet. Se esse sintoma aparecer após algum desses traumas, procure rapidamente um especialista para avaliar a condição da parte interna do seu animalzinho e evitar outros danos maiores à sua saúde.

O que deve ser feito caso o cachorro faça xixi com sangue?

Assim que você notar a presença de sangue no xixi do seu animalzinho, não hesite em procurar um médico-veterinário imediatamente. Quanto mais rápido o diagnóstico certeiro, mais fácil será encontrar o tratamento adequado para o seu pet.

Adiar a avaliação de um especialista pode agravar o quadro do seu amigo de quatro patas e trazer ainda mais complicações à sua saúde, levando até a uma situação extrema que talvez não possa ser revertida nem com tratamento médico.