qua. nov 30th, 2022

Ter a sua própria horta em casa pode significar mais saúde e melhor qualidade de vida, sem contar com o estímulo que será incluir alimentos saudáveis nas suas refeições diárias. Então, saiba como montar uma hora em casa.

Hoje em dia estamos lidando com alimentos cada vez mais cheios de agrotóxicos, e ter a sua própria horta em casa pode ser um ponto positivo em relação a isso. Esse benefício se apresenta como um benefício ainda maior quando temos crianças em casa.

Isso porque a fase infantil costuma envolver comidas mais doces e com muita gordura. Logo, essa horta em casa ajuda as crianças a se tornarem conscientes.

Porém, os benefícios não são perceptíveis apenas na alimentação em si, mas também na economia, por não precisar ir ao supermercado com tanta frequência.

Onde é possível plantar horta?

Muitas pessoas acreditam que só é possível cultivar a sua horta em casa se tiver um quintal, mas isso não é verdade. As residências que têm uma área menor também podem ter a sua horta, sendo necessário somente um cantinho especial para isso.

Um dos critérios para escolher um espaço para horta é que esse local receba sol direto, mesmo que seja por algumas horas somente. Caso o apartamento tenha muita insolação, é possível ter muitos vegetais e hortaliças.

Por outro lado, se o lar não tem uma alta incidência de sol, a horta não será completa. Mas poderá cultivar as suas ervas e temperinhos preferidos, podendo ser na varanda ou na janela, por exemplo.

Maneiras de cultivar a sua horta

Vamos explorar, então, algumas formas possíveis para você cultivar sua horta em casa.

Direto na terra

Cultivar a horta direto na terra é a melhor opção para aqueles que possuem um quintal bem espaçoso. Esse é o modelo mais convencional, em que as sementes devem ser plantadas na terra, de maneira direta.

Plantar em vasos

Outra forma de cultivar a sua horta é através de casos, que podem ser opções muito práticas, a depender das suas intenções. Essa é uma alternativa muito escolhida por quem mora em apartamentos menores. Desse modo, você poderá investir nos vasos de diferentes tamanhos, cores e materiais.

Embalagens recicladas

A sustentabilidade é um tema que cresce cada vez mais, e como ele vemos algumas opções recicladas, como é o caso das embalagens. Então, você pode cultivar a sua própria horta em garrafas pet, caixas de leite, lata de alimentos ou potes feitos de vidro. Assim, você tem uma escolha rápida, sustentável e barata.

Floreiras

As floreiras oferecem um ótimo espaço para a sua horta, quando o assunto é cultivo em espaços de menor dimensão.

Caixas feitas de madeira

As caixas feitas de madeira são baratas e muito espaçosas. Tome como exemplo o aproveitamento do palet para fazer o local da sua horta.

Horta vertical

Por fim, outro modelo para seguir se desejar cultivar a sua própria horta é a opção vertical, por aproveitar ao máximo o espaço da casa nas paredes.

O que cultivar em sua horta

A natureza explora diversas opções para cultivo, desde verduras e vegetais até temperos que dão sabor às suas refeições. Então, antes de decidir o que cultivar na sua horta, considere alguns fatores, como o espaço, preferências e formas de cuidar desse alimento.

Hortelã

A hortelã costuma ser uma das principais opções quando o assunto é horta, afinal, é uma opção amplamente utilizada na cozinha. Essa planta é muito resistências às mudanças climáticas, sendo mais procurada no outono e primavera, ou seja, com um clima ameno.

Sendo assim, a sua plantação ocorre por meio de sementes ou mudas, a depender da espécie. O ideal é que seja cultivada em um ambiente sem ventos muito forte e com o solo irrigado e adubado.

Salsinha

A salsinha é um dos temperos mais utilizados nas refeições, então, ela costuma ser muito procurada em todas as épocas do ano. Assim, as sementes são plantadas onde tenha uma profundida mínima de 30 cm.

Alecrim

O alecrim é plantado em épocas quentes, em especial o verão ou primavera, sendo plantado por mudas ou sementes. Caso você opte por mudas, saiba que só é possível transferir para um local definitivo quando esse ramo tiver de 15 a 20 cm.