sex. nov 22nd, 2024

Com o tema Sementes da Transformação, a Tintas Coral apresenta o Colour Futures – estudo internacional completo da marca – e revela a Cor do Ano: Silêncio de Inverno

A profunda conexão entre os seres humanos e a natureza traz bem-estar e conforto emocional. Foi o amor às coisas vivas que inspirou e guiou o estudo internacional de tendências de cores da AkzoNobel, o Colour Futures™, que agora em 2023 completa 20 anos de existência, apresentando o tema “As Sementes da Transformação” e a Cor do Ano da Tintas Coral, marca de tintas decorativas da multinacional holandesa.

O estudo revela, ainda, a Cor do Ano de 2023: Silêncio de Inverno. O esverdeado claro e terroso que evoca plenitude, calma e a magia das transformações. Silêncio de Inverno é uma cor positiva, natural e cheia de energia, que nos conecta com o que há de mais puro no planeta e faz da casa um lugar mais aconchegante, evocando os tons quentes de flores secas e campos que trazem a sensação de permanência.

Com a natureza como personagem central, a equipe de experts em cores da AkzoNobel identificou também quatro novas paletas, que refletem as diferentes maneiras pelas quais a natureza está presente na vida das pessoas. Frutos de tons naturais, todas as 37 cores do ano de 2023 funcionam juntas, oferecendo combinações que se tornam perfeitas para o momento atual.

A Cor do Ano da Coral vem para ser uma centelha de inspiração, pensada para fazer parte do segmento do morar a longo prazo, se tornando presente nas casas das pessoas e para sedimentar o trabalho das indústrias que atuam nessa área. As cores apresentadas pelo Colour Futures™ são estrategicamente pensadas para compor texturas, efeitos especiais modernos para o mercado aeroespacial, automotivo, de bens eletrônicos de consumo, móveis de metal, iluminação, armários, pisos, produtos para construção e arquitetura, bem como tintas decorativas.

Juliana Zaponi, Gerente de Comunicação e Cores da AkzoNobel América Latina, explica que o time de experts em cores do Centro de Estética Global em Amsterdã coordena a análise de tendências de cores, a pesquisa de cores e a direção de arte da companhia.

Em 2023 celebramos 30 anos de design de cores e nossa campanha Cor do Ano chega ao seu 20º aniversário. Nas últimas duas décadas, buscamos entregar às pessoas e aos profissionais que nos acompanham em todo o mundo a inspiração e as informações necessárias para facilitar e aprimorar a escolha de cores, tanto para ambientes residenciais, como para os comerciais. Reunimos um grupo de experts em tendências internacionais para garantir a máxima qualidade do nosso trabalho para que nossa escolha esteja em sintonia com o momento que vivemos. Também criamos um vasto conteúdo de apoio, entre vídeos, imagens e artigos, disponibilizando, assim, todas as ferramentas necessárias para transformar a vida a partir das cores”.

Juliana Zaponi ressalta, ainda, a importância dos estudos realizados pela equipe Colour Futures™ ao trazer um cenário de como os gostos e prioridades das pessoas mudaram ao longo dos últimos anos. “Enxergamos uma mudança de tons mais vibrantes para uma busca maior por cores neutras e naturais. Esse ano, nossas cores refletem cuidadosamente os tons que encontramos na natureza: do cinza, presente nos cogumelos, aos marrons, madeirados e rosas florais. Todas as cores em nossas paletas são feitas para serem utilizadas em conjunto. Assim, nossa paleta com 37 cores oferece às pessoas uma maneira fácil de criar combinações inspiradoras, que além de seguirem as tendências mais recentes, são também práticas”.

Silêncio de Inverno e a paleta de cores Colour Futures™2023

Pensadas em torno da Cor do Ano – Silêncio de Inverno – as cores das quatro paletas que marcam 2023 coexistem harmonicamente e possibilitam ampla gama de combinações funcionais. Cada paleta de cor traduz uma grande tendência de comportamento da vida moderna identificada pelo time internacional da AkzoNobel.

A primeira delas é o Foco na Saúde Mental. Para atender a uma das questões mais centrais da humanidade, essa paleta traz cores para nutrir a alma e a mente. Aqui, os verdes, marrons e lilases das matas, bosques e jardins ganham espaço para inspirar calma, relaxamento e conforto em 10 cores acolhedoras que trazem serenidade e funcionam perfeitamente quando mescladas com materiais naturais, como pedra e madeira, além das plantas domésticas.

Reforçando a importância de conectar-se com a natureza, a fim de garantir o bem-estar. Para comunicar essa paleta e traduzir o entendimento da mesma, a Coral contratou como embaixadora a Thalita Carvalho, apresentadora e especialista em decoração afetiva.

A segunda tendência do estudo internacional de cores é o Pensamento Coletivo, por meio do qual as pessoas reúnem e compartilham ideias e recursos, celebrando a diversidade e promovendo harmonia. Nessa paleta, ganham espaço os tons suaves de um campo de flores, que crescem em conjunto para compor uma paisagem sem igual, por meio de um ecossistema pulsante e extraordinário. Aqui, as cores apresentadas são otimistas, justamente para fortalecer o coletivo.

Inspiradas na luminosidade natural e na biodiversidade de vales, campos e prados, as cores trazem uma sensação de vitalidade e integração ao ambiente. Os tons de rosa e ocre guiam a paleta de cores vivas, que funcionam de forma vibrante em ambientes pensados para encontros. Djamila Ribeiro, jornalista, escritora e militante do feminismo negro será a grande embaixadora dessa paleta.

A terceira tendência para 2023 é a Bioinspiração. É nela que estão os exemplos de designs eficazes, bonitos e refinados por milhões de anos de evolução, como o funcionamento de uma árvore, a execução de uma teia de aranha ou a intrincada maravilha do berço de sementes presente em uma vagem.  Composta por cores cruas, essa paleta vem para fortalecer a natureza em sua forma mais pura e original. A escolha como embaixadora, nesse caso, foi Bela Gil, chefe de cozinha reconhecida por explorar em seus pratos a biodiversidade.

Os tons de palha, cogumelo, ocre e castanhos amadeirados oferecem cores naturais e preciosas em um esquema de tons equilibrado e encorpado, que oferece a oportunidade de experimentar e misturar com outros tons mais ousados para acrescentar profundidade, personalidade e sensação de aconchego à casa, trazendo a sensação de potência e criatividade.

A quarta e última macrotendência em cores para 2023 são os Ciclos de Vida, que refletem os ritmos variados, o movimento contínuo das ondas e marés em cores serenas para se deixar levar pelas idas e vindas da vida. No mundo de muita tecnologia e alto nível de estresse dos dias atuais, fazer o que é melhor para o bem-estar pode se tornar um desafio: dormir o suficiente, comer bem, fazer exercícios.

Ao aumentar nossa consciência dos ritmos do mundo natural e trabalhar em sintonia com eles, encontramos mais equilíbrio. Para representar essa paleta a Tintas Coral escolheu o grande ator Ary Fontoura, que com quase 60 anos de carreira agora também é um blogueiro muito amado por sua pura alegria de viver. Ary mora em frente ao mar e não esconde a sua paixão por ele, outra razão para representar essa paleta de tantos azuis.

A resposta da Coral para essas questões está nos tons sutis da praia, que trazem equilíbrio aos ambientes, numa paleta atemporal, que cria a sensação de fluidez, frescor e equilíbrio. Uma reunião de cores de conchas, cascalhos, areia, neutros e quentes, em sintonia com a natureza.

Os azuis da paleta, por sua vez, criam uma combinação forte e impactante.  A ideia central dessas cores é a de que é possível reiniciar nossos ritmos circadianos, limitando a exposição à luz azul à noite ou passando mais tempo ao ar livre. Em casa, fazer escolhas conscientes que promovam a sensação de permanência e regeneração.

Com isso, a Coral espera que suas paletas sejam capazes de ajudar os consumidores a se sentirem inspirados pela magia da natureza e prontos para enfrentar as transformações da vida com mais leveza, em um ambiente iluminado e em sintonia com o bem-estar físico e mental.

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos inovadores que nossos clientes e comunidades demandam cada vez mais, e o fazemos com cada vez menos impacto no meio ambiente. Tudo o que fazemos é para maximizar o potencial de Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – têm a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria, servindo diversos setores.

É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira desde 1792, comprometida em levar cor às vidas das pessoas e com metas climáticas baseadas na ciência, tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globais relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.