sáb. jan 28th, 2023

Saber calcular a margem de lucro é uma necessidade para um negócio de sucesso. E todo empreendedor deseja alcançar êxito em suas negociações.

Por isso, estabelecer metas e objetivos é importante para garantir que as vendas supram o seu custo. Mas para tal, é indispensável conhecer a margem de lucro do negócio.

Sabendo disso, iremos te explicar mais detalhes sobre o que é e como calcular a margem de lucro sem cometer equívocos.

Entenda o que é lucro?

Antes de entender sobre margem de lucro, se faz necessário saber detalhadamente o que é lucro. Que não passa da diferença entre faturamento e custos do produto ou serviço oferecido ao mercado. Lucro é definido pelo seguinte cálculo:

  • lucro bruto = receitas totais – custos

Entendendo isso, podemos nos aprofundar sobre o que é margem de lucro. Para que não ocorram equívocos no cálculo. Afinal, erros em relação ao lucro da empresa podem impactar negativamente na gestão de seu negócio.

Ter clareza sobre custos, lucro e margem de lucro é essencial para que possa ter uma gestão financeira saudável, pautada em dados corretos sobre a empresa. 

Margem de lucro bruta

A margem de lucro é um indicador que precisa ser conhecido pelo proprietário do negócio. Tendo como objetivo identificar se a empresa é lucrativa ou não.

Não conseguir fazer o cálculo correto pode afetar os objetivos financeiros da empresa negativamente. Para calcular o processo é simples, deve-se: dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100, para obter a porcentagem.

A margem de lucro bruta é sempre um valor percentual obtido ao analisar a relação entre o lucro bruto e a receita total: margem de lucro = lucro bruto / receitas totais.

A empresa sempre deve saber qual sua margem de lucro para obter financiamentos e empréstimos em bancos, apresentar dados aos investidores e se manter lucrativa ao longo de todo o ano.

Margem de lucro líquida

Existe diferença entre lucro bruto e lucro líquido! A margem de lucro líquida consiste na margem de lucro bruto subtraído dos valores de tributações e despesas físicas variáveis. A fórmula para o cálculo de margem líquida é simples:

  • Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100

Toda empresa deverá calcular o lucro bruto e o lucro líquido, para evitar que a falta de informações precisas possa ocasionar equívocos em relação ao gerenciamento do negócio.

Qual é a margem de lucro ideal para uma empresa?

Não existe margem de lucro ideal que todas as empresas deveriam manter! O importante é analisar qual é o cenário da empresa, como ela está investindo, se as vendas atingem suas metas e contextualizar todos os indicadores.

Dessa forma, é possível garantir que a empresa seja lucrativa e possa sobreviver no mercado com eficiência. Algumas pesquisas apontam que a margem de lucro deveria ser de 8% para indústria, e a partir de 20% para as empresas de serviços.

Entretanto, não é ideal se pautar somente de olho nesse indicador. A análise contextual é sempre a melhor ferramenta para evitar problemas de gestão.

Planejar corretamente os custos, trabalhar na minimização dos custos e investir em correta precificação são alguns cuidados importantes para garantir que o negócio tenha uma margem de lucro saudável.

Leia também: Controle financeiro: Dicas de uso para micro e pequenos empreendedores