qui. dez 1st, 2022

Com a internet muitas atividades antes manuais, agora são digitalizadas, como a contabilidade. Essa nova forma de serviço facilita o dia a dia dos empreendedores que está sempre muito cheio.

Mas será que o MEI pode ter contabilidade online? Leia o texto abaixo e saiba mais.

O que é contabilidade online?

A contabilidade online é a transformação da contabilidade tradicional. Dessa maneira, consiste na realização das atividades contábeis de maneira virtual. Esse novo serviço visa facilitar o dia a dia dos empreendedores, tornando os processos burocráticos mais simples.

Com isso,não há mais a necessidade do cliente ir até o escritório do contador para resolver questões, já que agora tudo pode ser feito de maneira online.

MEI pode ter contabilidade online?

O microempreendedor individual (MEI) tem diversas facilidades quando se trata da administração da empresa, seja para prestar serviços de dedetizadora em BH ou procedimentos de beleza e estética. No entanto, ainda assim, há uma série de obrigações que ele precisa cumprir.

Mas, nem sempre a pessoa está familiarizada com a gestão de impostos, documentos, e toda a burocracia que envolve as atividades relacionadas ao financeiro de uma empresa.

Com isso, o MEI não só pode, como deve procurar por um contador para ajudá-lo a manter sua empresa correta e administrar as questões relacionadas à contabilidade da empresa.

Uma excelente opção para o MEI é a contabilidade online, pois assim, o cliente não precisará gastar tempo indo até o escritório do seu contador para resolver questões simples que hoje em dia podem ser resolvidas pelo computador.

Além disso, por ser dono de um negócio pequeno, e muitas vezes precisar desempenhar mais de uma função, o tempo é ainda mais precioso. Assim, o cliente terá tempo sobrando para investir em pensar novas estratégias para ampliar o seu negócio e seus lucros.

Entretanto, o fato de ser um serviço oferecido online deixa muitas pessoas inseguras quanto a qualidade do serviço. Mas, o serviço online garante que o microempreendedor cumpra com todas as suas obrigações diante da lei com eficácia.

É obrigatório?

Diferentemente de outros tipos de negócio, o Portal do Empreendedor – MEI afirma que não é obrigatório que o microempreendedor tenha um serviço de contabilidade formal, ou seja não é obrigatório também que tenha um serviço de contabilidade online.

Isso porque o principal objetivo da proposta MEI é facilitar a entrada no mercado de maneira formal de pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos. Assim, exigir muitos requisitos diminuiria a adesão ao programa.

Dessa forma, é comum que tarefas básicas, como pagar um carnê mensal, por exemplo, sejam efetuadas pelo próprio empreendedor. Porém, algumas outras obrigações exigem mais atenção e um pouco mais de conhecimento, e nessa hora, a ajuda de um contador é bem vinda.

Assim, um contador pode ajudar com tarefas como, contratar um novo funcionário, entregar a declaração anual, analisar o desempenho do negócio e influenciar na tomada de decisões, etc.

Principalmente quando o MEI tem planos de aumentar o seu negócio, para isso é essencial a ajuda de um consultor, que irá te ajudar a gerenciar sua empresa e ajudar com novas estratégias para maximizar seus negócios.

De modo que, a contabilidade online não é um serviço obrigatório, mas é de extrema importância para aqueles que desejam facilitar sua rotina e aumentar seus lucros de maneira inteligente.

Encontre o contador certo

Apesar de ser online, assim como todo serviço, é preciso que você encontre profissionais sérios e qualificados para obter os melhores resultados. Com isso, a equipe do contador Felipe Miranda oferece a você e ao seu negócio a chance de descomplicar sua rotina e melhorar o seu negócio.

Com uma equipe de profissionais certificados, garantimos economizar em até 80% o seu tempo. Isso é, enquanto resolvemos todas as questões burocráticas, você terá tempo sobrando para investir no seu negócio, passar mais tempo com a família, praticar um hobby, etc.

Entre os serviços disponibilizados pela nossa equipe estão:

  • Elaboração de folhas de pagamentos;
  • Impostos mensais;
  • Manter a empresa em dia com as obrigações com a lei;
  • Relatórios contábeis (como balanços e demonstrações de resultado, por exemplo);
  • Tudo relacionado a contabilidade da empresa;
  • Atendimento via whatsapp, e-mail, ou aplicativo.

Não perca tempo para fazer o que é melhor para sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre os planos oferecidos.

O que é preciso para ser MEI?

O MEI é uma ótima opção para que donos de pequenos negócios se incluam no mercado de maneira correta. Ou, para aqueles que desejam abrir um novo negócio e não possuem uma quantidade alta de dinheiro para investir.

No entanto, para ser MEI é preciso cumprir alguns requisitos, confira:

  • Ter no máximo um funcionário;
  • Renda de até R$ 81 mil por ano;
  • Não ser sócio, administrador ou titular de alguma outra empresa;
  • Exercer alguma das atividades econômicas permitidas.

Para saber mais sobre como formalizar pequenas empresas clique aqui!

Vantagens da contabilidade online para o MEI

São muitas as vantagens em inserir a contabilidade online no dia a dia da sua empresa. Em primeiro lugar, como geralmente, o microempreendedor trabalha sozinho, ou no máximo um funcionário, muitas tarefas sobram para o empreendedor que precisa se desdobrar para cuidar de tudo.

Com um contador o empreendedor poderá delegar as tarefas relacionadas a contabilidade da empresa e assim ter mais tempo para focar nas outras atividades, dessa forma, poderá gastar energia com aquilo que realmente fará os negócios crescerem.

Além disso, é comum que novos empreendedores não tenham tanto conhecimento sobre os trâmites contábeis, e principalmente, sobre a declaração anual exigida e os impostos mensais.

Com um contador online todas essas questões serão resolvidas rapidamente, totalmente online, o que facilita consideravelmente o processo, pois não haverá a necessidade de se deslocar até o escritório para entregar documentos.

Em casos de dúvidas sobre o processo, você pode entrar em contato com o seu contador em qualquer hora e lugar, basta ter acesso a um smartphone, tablet, etc.

E mais…

E ainda, para o MEI optar por um contador online é uma excelente escolha quando se trata de custo benefício. Isso porque sem a necessidade de manter um lugar físico para atendimento, os custos que o contador tem diminuem consideravelmente, o que consequentemente, reflete no valor cobrado por ele.

Apesar de ser mais barato, a qualidade do serviço continua a mesma, uma vez que é obrigatório que todo contador tenha o certificado do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) o que garante a qualidade do atendimento.

E finalmente, ao contrário do que muitos podem pensar, a contabilidade online é mais segura do que a tradicional. Pois, todos os documentos e informações confidenciais ligadas a sua empresa estarão armazenadas em um sistema onde somente usuários autorizados terão acesso.

Ao contrário do escritório físico, há o risco de roubo, perda, ou divulgação de informações confidenciais.

Em resumo, entendemos que além de ser permitido que o MEI tenha uma contabilidade online, um contador é essencial para ajudar em seus negócios.

Assim, entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos planos e como podemos te ajudar com as questões burocráticas da sua empresa