sex. nov 25th, 2022

O aparelho de contenção é utilizado após o período com o aparelho fixo, um tratamento que pode ser realizado em clínicas através de um convênio, um plano odontologico empresarial ou até mesmo com o pagamento por fora do convênio.

Às vezes quando a pessoa chega na fase do tratamento em que a contenção se faz necessária, não aguenta mais usar aparelho, ela não vê a hora de ficar livre. Contudo, o progresso dos dentes não funciona dessa forma.

Depois de dois ou três anos de tratamento odontológico, é importante manter esses resultados e não simplesmente deixar para lá a fase final. E nesse momento é que a contenção fixa pode ajudar.

Pode usar contenção fixa na arcada superior?

Sim, mas depende do caso. Por exemplo, podemos usá-lo para a correção do diastema, aquele espaço que fica nos dentes centrais, bem aparentes. Ela também poderá ser aplicada para evitar que você não tenha nenhum tipo de recidiva ou mordida aberta.

Essa situação não é muito comum, mas sim o aparelho móvel superior e fixo no interior de canino a canino.

Caso seja um empreendedor veja seu plano dentario para mei e, caso não for, averigue os tipos de serviço que está no pacote do convênio disponibilizado pelo seu contratante.

Principais tipos de contenção

As contenções se dividem em duas partes: superior e inferior, podendo ser móvel, tirando para a alimentação e higienização ou uma barra fixa atrás dos dentes.

Na parte superior é utilizado um aparelho móvel com até um ano de prazo para troca, depois disso, pode ser usado apenas algumas vezes, ajudando na “cicatrização” do alinhamento.

  1. Contenção higiênica

A contenção higiênica tem uma forma ondulada. Ela é fixa e colada entre os caninos facilitando o passar do fio dental.

Desta forma, não é necessário nenhum aparato ou acessório específico para garantir a higiene bucal.

  1. Contenção lisa

 A contenção tradicional, com um ferrinho na frente e um acrílico na parte de trás.

Pode ser transparente, semelhante ao aparelho móvel invisível, feita com acetato, mas ela não encosta no céu da boca, podendo também ser fixa.

Esse tipo de contenção é mais confortável, fácil de higienizar e qualquer alteração ou folga o dentista pode ajustar. Em caso de dúvidas em qual dentista ir, faça uma busca plano odontologico empresarial preços”, filtre o resultado e utilize o essencial para você.

Qual é o objetivo da contenção e por que tão importante? 

O objetivo da contenção é manter os resultados obtidos através do aparelho fixo. Ele fará com que seu organismo possa entender como será sua nova arcada dentária impedindo que aconteça uma recidiva, ou seja, após um tempo, tudo voltar novamente como era antes do tratamento.

Seu uso é muito importante. É a fase final dos resultados do aparelho ortodôntico. Chegou o momento de uma avaliação de um especialista, caso tenha, é chegada a hora de usufruir os benefícios plano odontologico empresas ou individual.

Ainda assim, todos nós precisamos ir frequentemente ao dentista para fazer uma avaliação.

Após o tratamento ortodôntico, veja o que seu profissional te indicará e qual o tipo de contenção será necessária.

Antes de tudo, conheça seu profissional, veja qual plano se adequa à você, pesquise sobre e entenda como funciona plano odontologico empresarial dessa forma, você realizará seu tratamento com segurança e satisfação. 

Como se acostumar com a contenção?

Bom, nem tudo é fácil de se acostumar, algumas situações devem se ajustar ao nosso dia a dia.

Para se acostumar com o uso da contenção é dessa forma, o que fazer para ter uma melhor adaptação inclui:

  • Fique com ela a quantidade máxima de tempo;
  • Não fique muito tempo sem utilizar, pode causar desconforto no próximo uso;
  • Retire para se alimentar, ao término, higienizar e inserir novamente;
  • Não deixar próximo de animais, pode causar danos.

Não ultrapasse os limites de uso das contenções e, caso machuque em demasia, converse com seu dentista para entender se o aparelho está desajustado ou se o processo para se acostumar a ele ainda não acabou.

Cuidados com a contenção.

Após o recebimento do aparelho, obtenha uma caixinha para guardá-lo. O aparelho deve estar somente na boca ou nesse recipiente, não coloque em outros lugares, muito menos expostos às bactérias do ambiente.

Ao comer fora, muita das vezes a contenção acaba sendo deixada em qualquer lugar, causando um prejuízo adicional. Não coma com aparelho, apenas beba água com ele.

Deve tomar cuidado com a ida ao dentista. Todos nós precisamos ir frequentemente ao dentista para fazer uma avaliação.

 

Após o tratamento do aparelho fixo, veja o que seu profissional te indicará, antes de tudo, entenda como funciona plano ortodontico empresarial, dessa forma você realizará seu tratamento com segurança. 

Como fazer a higienização?

A higienização da contenção deve incluir alguns passos, entre eles: escove o aparelho com enxaguante bucal e não pasta de dente.

Na limpeza pode ser utilizada pastas efervescentes para higienização.

Uma vez por dia, coloque água em um recipiente e mergulhe o aparelho, deixe por aproximadamente 30 minutos, ela dissolverá a sujeira e ajudará na limpeza.

Sempre vá ao dentista para ver se está tudo sob controle e peça auxílio para entender como higienizar propriamente sua contenção.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.