Para fazer uma campanha de marketing eficiente, é importante estar atento a várias estratégias persuasivas e a utilização da psicologia das cores é uma delas, pois ela vai usar o sistema nervoso para conseguir transmitir, através das cores, sentimentos e emoções.
Desta forma, a psicologia das cores vai ser efetiva para várias estratégias de marketing para passar sentimentos e emoções ao usuário, de modo que será bem mais efetivo convertê-lo. Ficou interessado em saber mais? Então continue lendo!
Qual o fundamento da psicologia das cores?
É entendido, portanto, que a psicologia das cores vai funcionar transmitindo as mensagens referentes a colorimetria, como funciona com um lacre de segurança, que geralmente é vermelho, atraindo a atenção das pessoas como se fosse um alerta de que ali tem algo importante.
Por isso, o cérebro humano vai processar aquela cor de acordo com o seu significado, indiretamente atribuído pelas conexões nervosas e, também, usualmente intensificado pela sociedade. Quer saber qual a função de cada cor? Então veja abaixo:
Saiba maisSaiba a importância de fazer psicoterapiaVermelho
Assim como a maioria dos avisos, o vermelho vai indicar atenção. Por esse motivo, ele vai estar nas principais placas e outros itens que vão ser usados para chamar a atenção, além disso é conhecido como a cor do amor, da paixão, da sensualidade e outros. Essa cor pode ser usada em avisos, como no processo de um projeto de instalações elétricas.
Amarelo
O amarelo vai estimular uma propaganda ou produto que vá proporcionar felicidade ao consumidor, pois é o que a cor representa. Além disso, estimula as pessoas a serem mais falantes e estimula o pensamento e o intelecto.
Azul
A cor azul vai estimular a tranquilidade e calmaria, além de aumentar consideravelmente a criatividade e a espiritualidade. Geralmente é uma cor muito relacionada com campanhas educacionais.
Laranja
É uma cor que vai proporcionar uma carga de energia, indicando uma vibração e conforto quando usada em campanhas. Pode ser amplamente utilizada como uma boa substituta para o vermelho, sendo um pouco menos chamativa mas agradavelmente estimulante.
Saiba mais5 eletrodomésticos essenciais para ter em casaVerde
Essa cor geralmente é associada à saúde e à tranquilidade, representando a estabilidade e a chance de poder fazer alguma coisa. É uma cor que vai transmitir a vitalidade, esperança, fertilidade e tem efeito calmante.
Roxo
É uma cor que geralmente é calmante e também está ligada a espiritualidade, representa a riqueza, nobreza, sucesso e sabedoria, ligada diretamente ao estímulo do cérebro na área da criatividade, é também uma cor que vai estar relacionada com a intuição.
Diagram das cores – Color Wheel
No diagrama das cores, é possível ver mais formações de cores do que as já apresentadas. Dessa forma, a criação de cores feitas a partir dessas seis são chamadas de cores terciárias, divididas dessa forma:
- Cores primárias – vermelho, azul e amarelo;
- Cores secundárias – laranja, verde e roxo;
- Cores terciárias – qualquer cor que é feita a partir da combinação dessas seis.
Por isso, utilizar a psicologia das cores é um dos meios mais efetivos para conquistar o cliente de maneira direta e orgânica, provocando a conversão por meio de sentimentos e emoções. Ou seja, funciona como um quadro de distribuição, guardando os sentimentos personificados em cores, prontas para atrair esse público.
Saiba maisPlantas para apartamento: as melhores espécies para cultivarEste artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais