qui. dez 1st, 2022

Descubra os benefícios dessa prática no seu cotidiano!

Sabe quando alguém resolve fazer um reparo pequeno em algum móvel ou até mesmo criar um objeto de decoração para a casa? Essa prática é conhecida como bricolagem, e muita gente faz ela sem saber disso!

Com a bricolagem é possível criar à mão tudo para casa e assim melhorar a decoração, organização dos objetos e quem sabe até fazer uma renda extra com a prática.

Neste texto você conhecerá um pouco mais sobre essa atividade, seus principais benefícios e como praticar a bricolagem em casa!

Conceito de bricolagem

O termo bricolagem é de origem francesa, utilizado para definir a prática de realizar trabalhos pequenos no estilo “Faça Você Mesmo” sem a ajuda de um profissional na área. O conceito surgiu nos anos 1950 a partir da necessidade das pessoas realizarem pequenos reparos e manutenções sozinhas, já que na época a mão de obra estava escassa devido a demandas militares.

Nos Estados Unidos a prática ficou conhecida como “Do It Yourself“, o famoso DIY que em português é “Faça Você Mesmo”. Já na França a prática ficou conhecida como “bricolage“, que em português é Bricolagem.

Porém, por conta de uma forte influência da cultura americana aqui no país, a prática ficou mais conhecida pelos brasileiros como Do It Yourself, mas a sua função não foi perdida e segue a mesma: a capacidade de realizar reparos sozinho!

Benefícios da prática de bricolagem

A prática de fazer as coisas com suas próprias mãos sem ajuda de terceiros traz muitos benefícios, tanto para o bolso onde conseguimos economizar um pouco mais, quanto para a saúde mental, servindo de um ótimo hobby para relaxar e também desafiar a mente. A seguir separamos algumas vantagens que esta prática traz para as pessoas.

Sustentável

A prática da bricolagem é muito conhecida por utilizar material reciclado para compor objetos novos ou realizar reparos. Caixas de papelão, garrafas plásticas e embalagens de produtos são os mais utilizados na hora de criar coisas novas. Isso torna todo o processo mais sustentável e amigo da natureza, onde ao invés de produzir mais lixo, nós reaproveitamos aquilo que pode ser utilizado de diversas formas!

Hobby relaxante

A bricolagem também serve como um ótimo hobby, principalmente para quem gosta de estar sempre envolvido em projetos novos e diferentes! Cada objeto feito ou restaurado com a bricolagem envolve a utilização de diferentes habilidades e materiais. Uma hora você pode estar reformando uma prateleira, enquanto em outra você está criando uma manta de crochê!

Pode ser fonte de renda extra

Quem fica ótimo em reformar pequenos objetos e criar outros completamente do zero, pode utilizar as suas novas habilidades para conseguir complementar a renda no fim do mês ou quem sabe se tornar um trabalho fixo, que seja mais flexível onde a pessoa possa trabalhar no horário que fica melhor para ela!

Economia personalizada

Um dos motivos do surgimento da bricolagem foi também para economizar nas contas. Nos anos 1950 os profissionais que restaram no mercado praticavam preços muito altos por serem os únicos que ficaram para realizá-lo. Dessa forma, a bricolagem ajudou e ainda auxilia muitas famílias a economizarem sua renda.

Formas de praticar bricolagem na casa

Existem diversas formas de praticar a bricolagem, pois são muitas práticas que existem hoje em dia, que vão desde atividades como a pintura de uma tela, até a criação de um móvel para a casa. A seguir você conhece algumas formas de começar a praticar a bricolagem na sua casa!

Itens decorativos personalizados

A maioria das pessoas que começa com essa prática inicia criando itens decorativos como vasos, tapetes, mantas, quadros, almofadas entre outros. Dessa forma é possível criar objetos que combinem com a decoração atual da sua casa e que seja mais econômico para a família.

Além de criar objetos, também é possível reaproveitar outros. Você pode transformar uma porta em uma bela mesa, ou quem sabe aproveitar o tecido de uma roupa que não é mais utilizada e criar uma capa de almofada.

Melhorar a organização dos objetos

Além de você ter a possibilidade de criar uma decoração mais bonita e harmoniosa para o seu ambiente, a bricolagem também permite que você crie uma organização melhor nos seus cômodos, conseguindo utilizar o espaço que você tem de forma eficaz.

Dessa forma, você consegue organizar melhor as roupas no guarda-roupa, as suas maquiagens, os brinquedos das crianças e até mesmo os livros da estante.

Fazer pequenos consertos

A bricolagem está recheada de práticas para realizar pequenos reparos na sua casa, desde consertar um móvel, até retirar uma mancha de uma toalha, por exemplo. Aqui você pode encontrar dicas bem inusitadas e criativas como, por exemplo, utilizar pasta de dente para tampar pequenos buracos da parede.