sáb. jan 28th, 2023
Quais são os principais tipos de prótese dentária

A prótese dentária percorreu um longo caminho com os avanços da tecnologia, bem como vários outros.

Um desses exemplos inovadores é a radiografia panorâmica valor acessível e disponível para diversos clientes, em quase toda clínica dentária.

Isso torna mais fácil para as pessoas que perderam um ou todos os dentes adquiri-los e espalhá-los.

Essa condição não é apenas prejudicial à estética, mas também a alguns processos simples, mas muito importantes, como a mastigação.

Então, isso afeta a alimentação e a saúde do paciente, mas também a fala, pois os dentes fazem parte da estrutura e são essenciais para esse mecanismo corporal.

O que são próteses dentárias?

As restaurações dentárias ou prótese dentária fixa são desenvolvidas para substituir dentes que foram perdidos por algum motivo. É personalizado por profissionais de odontologia e é único para cada paciente.

Existem muitos tipos de próteses, cada uma mais adequada ao paciente, portanto, um estudo de caso feito pelo dentista é necessário.

Existem também próteses removíveis, como as dentárias ou pontes, além das fixas, como implante com carga imediata.

Os implantes dependem do procedimento cirúrgico, portanto, é necessário mais tempo para concluir o tratamento.

Quando devo usar próteses dentárias?

O uso de próteses é para pacientes que perderam um ou mais dentes, podendo até estar totalmente ausentes.

As próteses dentárias diferem um pouco de outros tratamentos estéticos opcionais, como a aplicação de lentes nos dentes, porque restaura a qualidade de vida do paciente, além de melhorar sua aparência.

Ou seja, buscar por implante dentário quanto custa em média, pode não somente possibilitar um belo sorriso, como também, qualidade de vida.

A perda de dentes pode prejudicar muito a qualidade de vida de uma pessoa, como dificuldade para mastigar os alimentos, o que pode levar ao constrangimento durante atividades cotidianas como sair para almoçar com a família.

Além disso, a fala também pode ser comprometida porque quando um dente cai, toda a arcada dentária é afetada e sua forma geral se deteriora.

Portanto, é aconselhável não esperar muito para procurar a ajuda de um dentista depois de perder um dente.

Com isso, ele poderá definir o melhor tipo de prótese e tem definido um tratamento para que não caiam mais dentes.

Como escolher a melhor prótese para você?

Existem 7 tipos de restaurações mais recomendadas pelos dentistas, são elas:

  • Próteses dentárias;
  • Próteses parciais removíveis;
  • Próteses dentárias;
  • Concordância protética;
  • Coroa;
  • Próteses sobre implantes;
  • Ponte fixa.

Esses são os mais comuns e recomendados pelos dentistas, mas como decidir qual escolher?

Primeiramente, você deve procurar profissionais qualificados para realizar estudos de caso.

Por exemplo, através da inspeção por imagem, pode-se saber se é necessário enxerto ósseo para fixar os pinos no caso de implantes.

Após verificar os pontos, o dentista deve avaliar os hábitos e preferências diárias do paciente.

Logo, após essa análise, as opções que seu dentista achar melhor para sua situação serão filtradas e exibidas nas opções. Assim, mostra os prós e contras de cada prótese e o paciente pode decidir qual prefere.

Como limpar suas próteses

Assim como os aparelhos ortodônticos ou invisíveis dependem da manutenção do dentista, as próteses, sejam elas fixas ou móveis, também precisam de manutenção, principalmente de limpeza.

Para próteses móveis, a limpeza é de responsabilidade do paciente, pois é mais simples, pois ele pode removê-las e limpá-las adequadamente.

Já as próteses fixas podem apresentar algum tipo de acúmulo de alimentos, cuja limpeza depende de ferramentas mais específicas ou de ajuda profissional.

Cuidados gerais com pacientes com próteses

Independente do tipo de prótese, é necessário retornar regularmente para manutenção e acompanhamento protético.

Isso é especialmente verdadeiro para próteses móveis, que podem precisar se ajustar ao longo do tempo devido a fatores fora do nosso controle, como o encolhimento da estrutura óssea.

Qualquer tipo de desconforto, dor ou sangramento deve ser investigado, pois o uso de prótese não produz tal desconforto se feito corretamente.

Por isso, procure sobre onde fazer implante dentário e priorize um dentista de sua confiança, qualificado e especializado em próteses dentárias.

Dessa maneira, é possível ter uma consulta especializada para o seu caso em específico e, ainda, pedir por uma prótese que seja a melhor opção para o seu sorriso e sua saúde bucal em um geral.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.