seg. nov 28th, 2022

Não existe uma definição real do termo, mas qualidade de vida pode ser muitas coisas. O significado da palavra realmente se torna o que você escolhe que seja, porque o que é qualidade de vida para você não precisa ser para outra pessoa. No entanto, a palavra é mais frequentemente usada em conexão com saúde e bem-estar.

Dessa forma, existem diversas maneiras para melhorar sua qualidade de vida, para cada pessoa há uma forma de estar bem consigo mesmo e diminuir o estresse, seja fazendo exercícios físicos, passando mais tempo com a família ou amigos, usando aromaterapia, lendo um livro, etc.

A visão da minha situação atual

Qualidade de vida visa viver em seus termos, simplesmente se sentir bem e ser feliz e grato pela vida que você vive.

Se você constantemente deseja que algo novo aconteça, mas tem dificuldade em estar no presente, é um sinal claro de que você não está completamente satisfeito com sua situação.

Você acorda de manhã pronto para enfrentar o dia e todos os seus desafios com um humor feliz? Ou você está arrastado pela ansiedade antes do próximo dia de trabalho e apenas esperando que ele termine?

Ansiar por algo novo e algo melhor não é negativo. Pode ser um bom motivador para continuar a se desenvolver como ser humano, encontrando coisas novas que despertem o interesse e novos objetivos pelos quais lutar.

A saudade constante, longe da realidade em que você vive agora, pode, no entanto, fazer com que você perca as oportunidades e os grandes momentos que existem aqui e agora. Você é o chefe da sua própria situação e é o responsável pela sua qualidade de vida. A saudade precisa se transformar em ação.

Como descobrir o que é qualidade de vida para mim?

Passar um tempo em silêncio sem coisas ao redor que perturbem, paz e sossego, podem lhe dar todas as respostas que você procura. É importante que você seja honesto consigo mesmo em suas respostas. Tente bloquear pensamentos e opiniões que outros colocaram em seu subconsciente e siga seu coração.

Como você responde as 4 perguntas a seguir?

  • O que me faz feliz? Em que situações você se sente genuinamente feliz e feliz?
  • O que eu gosto de fazer? Se você puder escolher, o que você gosta de fazer no seu tempo livre?
  • Onde eu gosto de estar? Você prospera melhor na cidade, na floresta, na cabana de verão, em um país quente?
  • Com quem ou com o que eu gosto de fazer coisas? Você quer passar mais tempo com a família, parceiros, amigos, alguém da família que você não conhece há muito tempo?

Quando você tem as respostas para as perguntas acima, você também tem a resposta para a pergunta mais importante. O que na vida é importante para mim? Você pode ler a resposta a essa pergunta combinando as respostas das 4 perguntas anteriores.

Após saber o que é importante para você, você precisa manter esses pontos regularmente. Se é importante para você passar tempo com seus filhos, certifique-se de fazê-lo. É importante para você sair para caminhar, então faça. É importante para você encontrar seus amigos regularmente, então certifique-se de fazê-lo e assim por diante. São todas essas coisas, que você gosta de fazer e são importantes para você, que dão qualidade de vida.

Uma pequena história sobre a falta de qualidade de vida

Eu costumava me esforçar para ter sucesso, ganhar muito dinheiro, comprar coisas caras, viver bem e ter um emprego seguro e bem pago. Não soa tão mal. Mas triste para mim foi que isso não estava de forma alguma de acordo com meus valores internos. Nem o dinheiro, as bugigangas, o emprego bem pago ou o belo apartamento contribuiu para a minha qualidade de vida.

Não consigo identificar exatamente de onde veio essa busca por dinheiro e status. Não era realmente a pessoa que eu era e sou. Eu gosto de natureza, caminhadas, dormir em tendas, estar ao ar livre em todos os climas e eu realmente não me importo com coisas ou status. Mas é fácil ficar preso nos valores, opiniões e pensamentos que outras pessoas, mas também a sociedade, colocam em um. Não gosto da sociedade de consumo, mas mesmo assim fui uma grande parte dela.

Mas depois de ser fiel a mim mesma, pensando e tendo clareza sobre o que é importante na minha vida, descobri o que me dá qualidade de vida.

Quero estar cercado por uma natureza linda, ser o chefe do meu próprio tempo e do meu trabalho para poder passar mais tempo com as pessoas que mais gosto.

Conclusão

Quando suas prioridades se desequilibram em relação aos seus valores, às coisas que são importantes para você, é quando você corre o risco de falta de qualidade de vida. A falta de qualidade de vida gera saudade. O anseio por algo melhor, algo que eu preferiria fazer ou experimentar em vez de estar aqui agora.

Mas sua vida é o que está acontecendo aqui agora. Desejar constantemente o futuro, sem se deixar ser feliz no momento, é o mesmo que desejar a vida.

Nós só temos uma certa quantidade de tempo aqui na terra. Use o tempo para fazer coisas que fazem você se sentir bem, tanto física quanto mentalmente. Mas acima de tudo, se te faz feliz, é qualidade de vida!