As mudanças climáticas têm sido tema em discussões ao redor do mundo inteiro, cada vez a pauta tem recebido atenção dentro do ambiente corporativo, agendas internacionais e nos contextos interpessoais dos indivíduos, criando um apelo para produtos sustentáveis.
Como reação às demandas e pautas em questão, o mercado passou a investir na produção de produtos sustentáveis, verdes e ecológicos.
Embora o termo esteja dentro de um mesmo escopo, em prática possuem abrangência diferente.
O que expressa essa distinção entre os conceitos é a produção, durabilidade, impacto ambiental e sustentabilidade envolvidos em cada um dos termos e seus respectivos produtos.
É comum vermos nas redes sociais diversas influenciadoras digitais usarem o termo “produto verde” ao se referirem a produtos como marmita fit low carb, levando em consideração tão somente a apresentação do produto.
No entanto, é preciso compreender a distinção entre eles para evitar a propagação de informações errôneas.
Afinal, a propagação de informações pode tomar proporções com alcances não esperados.
-
Produtos verdes
Entende-se por produto verde aquele que conta com preocupações com os impactos ambientais em sua produção, em suma ocorre a eficiência energética durante a fabricação destes produtos.
Sendo assim, durante a produção de produtos verdes são usadas fontes de energia renováveis.
Como complemento da preocupação com os impactos ambientais, os fabricantes deste nicho de produto têm o cuidado não só com todo o ecossistema durante a produção, mas também durante o transporte e armazenagem.
O intuito principal dos produtos verdes é reduzir os impactos ambientais tal como a redução de danos ao seu distribuidor e ao cliente final.
Com isso, pode ser considerado um produto verde todo aquele que possui valorização energética e da água em sua produção e a responsabilidade social e ambiental se estende da cadeia de produção até a distribuição e descarte.
Pela complexidade de produção em larga escala e de distribuição estes produtos possuem um custo mais elevado ou então são produzidos por empreendedores menores, tal como os produtos naturais para pele.
-
Produtos ecológicos
Os produtos ecológicos podem ser definidos como produtos que envolvem uma preocupação com o equilíbrio com o ecossistema regional em sua produção, mas não necessariamente no impacto macro.
Isso pois as medidas tomadas numa cadeia produtiva ecológica abrangem a reposição de recursos utilizados com a finalidade de equilibrar, todavia não há abrangência para evitar os impactos ambientais e sociais no restante do fluxo.
Como no caso de uma farmácia de manipulação florais, cujo produto é voltado para reduzir os desequilíbrios durante a produção e seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social está somente na cadeia produtiva.
Para a fabricação de tais produtos, soluções ecológicas são adotadas como uma forma de repor a energia gasta ou então a água.
Sendo assim é comum vermos fábricas de produtos ecológicos constantemente contratando serviços de manutenção de poço artesiano para garantir que sua escala de produção não tem gerado desequilíbrios ambientais.
-
Produtos sustentáveis
Os produtos sustentáveis além de contemplar a preocupação com os impactos sociais e ambientais semelhantes aos produtos verdes, se preocupam também com a qualidade destes produtos.
Durante o processo produtivo medidas para evitar os prejuízos que o meio ambiente possa ter, existe a preocupação também com o descarte e posicionamento contra o consumo desenfreado.
Sem dúvidas o consumo desenfreado é reflexo do uso de insumos de baixa qualidade e falta de planejamento produtivo, que em muitos casos é o que proporciona produção em larga escala e menor custo.
Os produtos sustentáveis rumam contrário a essa corrente de pensamento o qual está de acordo com o consumo desenfreado.
O conceito de sustentabilidade compreende que a principal causa dos impactos ambientais causados por indústrias não é somente a fabricação de um produto em si, mas sim a demanda excessiva pela ausência de durabilidade.
Sendo assim os produtos sustentáveis contam com maior investimento na cadeia produtiva para que os produtos possam ter a qualidade assegurada e consequentemente maior durabilidade junto aos seus consumidores finais.
Os investimentos feitos em uma produção sustentável são altos e isso impacta no preço final repassado ao consumidor, o que torna este um produto não tão acessível para a população como um todo.
Podem ser considerados sustentáveis produtos como alimentos, roupas e objetos derivados de insumos orgânicos.
Dentro da construção civil também existe a opção sustentável, com produtos como bloco estrutural ceramico.
Qual a importância de saber a diferença entre eles?
A propagação de informações é uma pauta que recebeu destaque na sociedade nos últimos anos, com o avanço tecnológico e a entrada na nova era digital ficou muito claro o quão poderosas são as informações e seus impactos.
A propagação de informações tem impactos em aspectos sociais, econômicos e políticos de forma positiva ou negativa. Tudo isso depende da forma como são manipuladas e em quais veículos estarão presentes.
Quando considerado o âmbito ambiental aplicado ao cenário corporativo, a propagação de informações se torna ainda mais relevante. É verdade pois afeta diretamente os negócios de uma empresa e sua posição no mercado.
Não é novidade que existe uma força tarefa dos principais atores do sistema internacional para a preservação do meio ambiente e luta contra o esgotamento dos recursos naturais.
Líderes executivos, empresários, representantes estatais de países e líderes de organizações internacionais frequentemente organizam suas agendas para discutir pautas ambientais e formular acordos.
Durante as conferências internacionais corriqueiramente vemos estes atores firmarem o compromisso com o meio ambiente de forma sustentável.
Todavia, sabendo que a sustentabilidade vai de encontro com o conceito de maximizar os ganhos, na prática esse compromisso de fato não ocorre ou são burlados de certo modo.
Sabendo deste cenário, organizações em prol do meio ambiente requerem a emissão de laudos ambientais para auditar o efetivo compromisso com as diretrizes firmadas em acordos internacionais e legislações.
Por intermédio dos laudos ambientais que então se pode entender o verdadeiro posicionamento de um país, empresa ou marca.
Com o rápido acesso à informação, estes laudos são divulgados ao público e em alguns casos podem gerar impacto negativo para o marketing de empresas.
Estes laudos são muito parecidos com uma análise genética feita nos humanos, por exemplo, onde se é possível ter um diagnóstico detalhado sobre quem efetivamente é aquela empresa ou marca.
Com isso é importante compreender a diferença entre produtos verdes, ecológicos e sustentáveis para que se evite propagar informações erradas ao público, que pode se sentir lesado de certa forma e isso impactar a imagem dos seus negócios.
Também é preciso estar atento para a diferença entre os conceitos, pois quando se assume uma posição em relação ao meio ambiente, estão envolvidos impostos e multas que impactam negativamente os negócios.
Em contrapartida, a propagação correta das informações é reconhecida e gera conexão com o público e traz benefícios fiscais.
Considerações finais
Sendo assim, é necessário compreender a abrangência das questões ambientais e seus impactos diante do mercado e do público.
Empresas que desejam ter bom posicionamento devem estar atentas quanto às informações de seu próprio negócio que tem sido divulgadas, evitando maiores conflitos e prejuízos.
Todavia é preciso entender que a pauta agrega positivamente para o posicionamento de marketing. Deve ser considerado neste caso o público-alvo e potencialização de alcance, ou seja, responsabilidade ambiental gera identificação com nichos de consumidores.
Esse compromisso pode ter custo elevado se seguido à risca e de uma vez só, portanto recomenda-se pequenas ações a fim de despertar o interesse do público.
Isso pode ser a utilização de um insumo de mais qualidade e ecológico na produção ou quem sabe a decoração voltada para uma atmosfera mais ambiental, contando com móveis com gravação em madeira.
São investimentos a serem feitos em conformidade com a realidade de seu negócio e público, mas que sem dúvidas irão agregar em benefícios a médio e longo prazo.
Para os consumidores que queiram adotar produtos verdes, ecológicos e sustentáveis em seu cotidiano, seguem algumas recomendações:
- Ecobags (ecológico);
- Arroz orgânico (sustentável);
- Cosméticos naturais (verde);
- Medicamentos florais manipulados (ecológico).
Estes são os produtos de maior uso no cotidiano e para a adaptação na mudança de estilo de vida, são recomendados devido a sua acessibilidade e menor valor em relação aos mais variados produtos.
Por fim, vale ressaltar que firmar o compromisso com o ambiente pode acontecer paulatinamente desde que o posicionamento diante da população também aconteça de maneira igual, a clareza nas informações é importante.
Contudo, entender as diferenças entre os conceitos abrangidos no tema ambiental é o primeiro passo para quem deseja efetivamente firmar o compromisso ou adotar novo estilo de vida.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.