ter. nov 29th, 2022

Como saber de fato se a sua empresa está alcançando os resultados que você tanto espera? Bom, no mundo do marketing existem diversas métricas e indicadores diferentes que te ajudam a saber se o seu objetivo está sendo cumprido ou não, em uma campanha de prospecção industrial, por exemplo, talvez o número de novos clientes seja uma das métricas mais importantes para medir o sucesso. 

Entre as métricas consideradas mais importantes temos justamente a taxa de conversão, ela que define o número de pessoas que estão executando uma determinada ação, fornecendo dados e um controle muito maior para que você consiga ter uma noção de como estão desempenhando determinadas campanhas e se os resultados estão dentro do esperado. 

No texto de hoje vamos falar para você tudo sobre a taxa de conversão, para que ela serve e como você pode calculá-la de maneira simples ai no seu negócio, então se prepare e tenha uma ótima leitura!

O que significa taxa de conversão?

A taxa de conversão nada mais é do que o número de pessoas que realizaram determinada ação dentro da sua empresa, como por exemplo um usuário que se tornou lead, ou um lead que se tornou cliente. A partir do momento em que a pessoa efetua determinada atividade que você planejou, ela realiza uma conversão e a partir daí você consegue mensurar como sua empresa está se saindo. 

Uma taxa de conversão alta significa que mais pessoas estão fazendo determinada ação, e que seus recursos investidos estão valendo a pena, já uma taxa baixa pode significar que algo está de errado dentro da sua estratégia de marketing para indústria

A taxa de conversão ajuda a entender melhor cada etapa do funil de vendas, e saber onde você precisa melhorar, quais são seus pontos fortes e fracos, e entender o número final, seja de clientes ou leads. 

Para que ela serve?

Imagine que você está lançando a campanha de um novo produto ou serviço.

Você pode criar uma landing page, por exemplo, para fazer essa divulgação cujo o principal objetivo é que as pessoas comprem esse produto, então a taxa de conversão garante justamente que você tenha conhecimento sobre todas essas métricas. 

Cada pessoa que executar a ação de compra irá instantaneamente para os dados da taxa de conversão, ou seja ela tem como principal objetivo, medir e trazer informações para você sobre determinadas ações, sendo crucial para que você saiba o que está dando certo ou não, ela é praticamente, o último resultado que deve ser mensurado. 

Como calcular a taxa de conversão?

O cálculo da taxa de conversão é muito mais simples do que você imagina, basta dividir o número de conversões pelo número de visitas ou contatos totais, vamos supor que seu site tenha tido cerca de 5.000 visitantes em um mês, se dessas pessoas cerca de 1.500 enviaram um formulário com seus dados, então sua taxa de conversão é de 30%. 

A fórmula é: (Conversões no período/ total de contatos ou visitas) * 100 = taxa de conversão em %. Se desses 1.500 formulários, 100 pessoas compararam seus produtos, então a conta fica a seguinte (100/1.500) *100 = 6,66%. 

Lembrando que não existe uma taxa de conversão perfeita, tudo vai variar de empresa para empresa e das estratégias realizadas, então busque ver o que é melhor para garantir a efetividade da sua presença digital

Agora conte para gente nos comentários, você já conhecia a taxa de conversão? Sabia de todo seu impacto e importância? Deixe sua opinião abaixo e não esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.