sáb. nov 23rd, 2024

O termo da moda é inovar, afinal, cada vez mais se fala em se reinventar e trazer mudanças dentro do mercado de trabalho, independente se estamos falando de uma empresa de automação predial ou uma loja de bijuterias, buscar inovação nunca foi algo tão cobrado como nos dias de hoje. 

Mas se pararmos para analisar com calma, talvez essa não seja a única saída, é claro que, inovar faz parte do processo, mas mais do que mudar todo o seu conceito de empresa, é preciso manter os pés no chão e se preocupar com algo maior do que isso: a tradição. 

Mudar pode ser necessário, mas é preciso ser tradicional dentro do mercado. Grande parte  das marcas que você consome e que acompanha, são tradicionais, existem a 20, 30, ou até 50 anos. Ter tradição significa ter história, criar autoridade e reconhecimento dentro de um mercado cada vez mais mutável.

As pessoas confiam naquilo que elas sabem que já está lá há muito tempo, que é tradicional em entregar produtos e serviços de qualidade. Mas como você pode alcançar essa meta? Como fazer a sua empresa ser tradicional?

Nenhuma tradição é construída do dia para a noite

Tradição não é uma coisa que se compra ou que se constrói em pouco tempo, ela vai sendo adquirida com o passar do tempo, assim como no futebol, onde um time antigo, que sempre figura entre os primeiros é considerado tradicional, sua empresa precisa seguir a mesma fórmula. 

É preciso ter paciência para criar esse espírito e investir aos poucos para construir seu próprio legado, a missão não é fácil, mas pode ser extremamente recompensadora no final. Porém, vale ressaltar um detalhe, assim como uma boa gestão industrial não é feita sozinha, alcançar esse patamar também é impossível ser realizado de forma unitária. 

Ter tradição é um processo que requer uma equipe e uma marca forte para sustentar suas ideias e alcançar o patamar que você tanto deseja. Mas para isso acontecer, é preciso saber gerenciar uma equipe. 

Nenhuma empresa é nada sem sua equipe

Grandes marcas que estão a anos no mercado, não seriam nada sem uma equipe por trás de seu sucesso, e não estamos falando aqui de uma ou duas pessoas, e sim vários colaboradores que ajudaram a construir histórias e de fato, tradições para as empresas. 

Porém, um dos grandes problemas da atualidade, é fazer com que sua equipe realmente vista a camiseta de sua empresa. Muitos colaboradores no dia de hoje, não buscam fazer história, muito por conta de não se sentirem pertencentes a sua equipe. 

Pensar de forma unitária só afasta o senso comum de um time, nenhum campeonato é vencido sozinho, é preciso de várias pessoas para montar um grupo forte e competente para alcançar seus objetivos, mas como criar esse sentimento de pertencimento na sua equipe? Como fazer com que cada pessoa faça parte de algo maior?

Qual a importância do sentimento de pertencimento em uma equipe?

São inúmeras as vantagens de fazer com que seus colaboradores tenham esse sentimento de pertencimento dentro da sua empresa, a retenção de talentos, por exemplo, ocorre de forma muito mais concreta, fazendo com que, grande parte dos funcionários se mantenham com vontade de representar sua empresa, sem ter vontade de ir para a concorrência. 

Você também promove o bem-estar entre seus colaboradores, criando um ambiente muito mais leve e um clima melhor entre as pessoas que atuam dentro da sua empresa, além é claro, e um maior engajamento entre as pessoas, gerando uma união maior para a sua equipe. 

Pertencer a algum lugar significa se sentir fazendo parte daquele projeto e daquela história, vestindo a camisa e representando a empresa da melhor forma possível, ajudando no crescimento empresarial ou na prospecção industrial, por exemplo. 

Como criar o sentimento de pertencimento?

A tão famosa tradição que citamos anteriormente, é justamente um dos fatores para criar o sentimento de pertencimento, mas além dela, existem várias outras estratégias que ajudam nessa jornada, como promover a participação dos colaboradores, o endomarketing e o desenvolvimento de pessoas. 

Além disso, alguns pontos como promover benefícios e mudanças visando cada colaborador de maneira individualizada, a diversidade e inclusão com pessoas de estilos diferentes, também são fatores que ajudam as pessoas a se sentirem pertencentes a sua empresa. 

No final das contas, nenhuma tradição se cria sem uma equipe que realmente busque fazer parte daquilo, e muitas vezes, nenhum time consegue se sentir parte de um negócio sem tradição, é praticamente um looping que é necessário ser completado para conseguir ser melhor gerenciado. 

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Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.