qua. nov 30th, 2022

Você sabe quando é hora de trocar seus pneus? As partes do carro serão eventualmente substituídas. Não é diferente com os pneus.

A troca dos pneus é importante porque são eles os responsáveis por fazer o veículo se movimentar, manter a estabilidade, aderência, tração ou mesmo frear em relação ao solo.

Os danos financeiros e físicos podem ser causados por qualquer dano aos pneus. Os acidentes também estão incluídos até e incluindo-os.

Além disso, furar, desgastar ou mesmo dirigir com “pneus furados” é uma infração grave , pois utilizar um veículo em estado precário de conservação sob o artigo 230 da lei brasileira.

É importante ficar de olho nas condições de seu veículo para saber quando é hora de trocar o pneu em uma loja de autopeças de confiança. 

O que precisa ser analisado antes de trocar os pneus?

Quando é hora de substituir um pneu depende de uma série de fatores que afetam diretamente sua vida útil, com algumas recomendações importantes.

Veja também: Como contratar o melhor seguro para seu carro.

Cheque a partir da quilometragem

É recomendado trocar os pneus a uma quilometragem de 60.000 km. Não é a melhor maneira de saber quando substituir um pneu por causa de como o motorista usa seu carro. Mas é importante saber.

Cheque a validade do pneu

Todos os pneus têm uma data específica. Dependendo do fabricante, esta faixa pode ser de 5 a 6 anos.

Para encontrar a data exata da substituição do pneu, verifique o produto. Possui informações sobre métricas, velocidade máxima e eficiência.

A semana e o ano são representados pela sigla DOT, com quatro dígitos. As duas primeiras semanas são de fabricação e as duas últimas são os anos. Isso significa que foi criado na décima semana de 2020.

Mesmo que o motorista não os utilize com freqüência, os componentes dos pneus podem se desgastar e enferrujar com o passar do tempo, portanto, este prazo de validade deve ser respeitado. Após esse tempo, é preciso trocar os pneus.

Situação do pneu

É importante avaliar o estado do paciente a fim de permitir mudanças de pneus. É importante saber se você está seguro.

Seus pneus se desgastam mais rapidamente se você usar muito seu carro, e as condições da estrada em que você dirige também se desgastam mais rapidamente. É sabido que hábitos de direção como partida e frenagem bruscas também podem perturbar seus hábitos e exigir que você troque os pneus?

Se houver danos nos pneus de seu carro, é uma boa ideia ficar de olho neles. Se você acha que é hora de trocar o pneu, leve-o para a garagem para um mecânico avaliar.

Os pneus carecas estão sendo usados por muitas pessoas que deixaram de trocar os pneus. Dirigir nestas condições pode ser perigoso. Também é um crime.

De acordo com a resolução do Conselho Nacional de Transporte Rodoviário (Contran), os sulcos dos pneus devem ter pelo menos 1,6 milímetros de profundidade.

Assim, as frestas desaparecem e o pneu é furado, criando um grande problema porque a borracha perde sua elasticidade com a pista, comprometendo a estabilidade e a segurança.

Como prolongar a vida útil dos pneus

Há algumas coisas que você pode fazer para manter seu carro em boa forma. A falta de manutenção pode reduzir a vida útil e exigir a substituição dos pneus, portanto, a revisão regular é a principal recomendação.

Verifique com seu mecânico o estado dos componentes, e sempre realize a calibração e o alinhamento. 

Com a necessidade de substituição, o uso de pneus originais de alta qualidade é muito importante. A segurança, a eficiência e até mesmo a economia do carro podem ser afetadas por isso.