seg. nov 28th, 2022

O conceito de sustentabilidade ambiental começou a ser estudado e desenvolvido na década de 90 pela área de administração.

Essa prática busca desenvolver ações que ajudem os ecossistemas a se manterem, mesmo com a ação predatória do homem.

Nesse artigo, você entenderá o que é sustentabilidade, os tripés que compõem a mesma, além de conhecer algumas informações sobre o conceito de sustentabilidade ambiental e os benefícios da mesma.

O que é Sustentabilidade ambiental?

Podemos dizer que a sustentabilidade é o poder de fazer com que as necessidades atuais possam ser cumpridas, sem que essas comprometam futuras gerações.

São três pilares que compõem a sustentabilidade, sendo eles o ambiental, o social e o econômico.

Existem muitos conceitos que buscam explicar o que é sustentabilidade, porém todos esses têm como origem a ideia de que o sustentável está ligado à proteção do planeta e seus ecossistemas.

A sustentabilidade só pode ser alcançada a partir do desenvolvimento sustentável, ou seja, um recurso explorado de forma correta, terá condições de também ser explorado por outras gerações no futuro.

Para que possamos entender melhor o que é a sustentabilidade, devemos a princípio entender o que são esses três pilares que formam a ideia.

Pilares da Sustentabilidade

Para que a sustentabilidade seja algo real, é importante que se forme um tripé, ou seja, que os fatores ambientais, sociais e econômicos estejam trabalhando em conjunto.

Sendo assim, vamos entender melhor sobre cada um desses pilares e sua importância para a sustentabilidade.

  • Ambiental: diz respeito aos impactos que determinada ação pode causar no meio ambiente, e seu objetivo é manter as práticas de exploração de forma que, prejudique o mínimo possível o meio ambiente.
  • Social: esse pilar diz respeito aos impactos causados por uma empresa, por exemplo, no ambiente onde ela é inserida, é possível avaliar esse impacto de forma interna e externa.
  • Econômico: está relacionado a como empresas e sociedade como um todo investe na melhoria de uma organização por exemplo, e como o investimento de tecnologias pode contribuir para boas práticas ambientais.

A partir do entendimento desses três pilares que compõem a sustentabilidade, podemos citar os tipos de sustentabilidade que conhecemos.

Tipos de Sustentabilidade

Existe quatro tipos de sustentabilidade, sendo que cada uma delas está voltada a um setor da sociedade, como por exemplo:

Empresarial – onde uma empresa adota uma postura responsável, adotando valores que estejam preocupados com o meio ambiente, como também com a sociedade.

Social – ela está voltada a um conjunto de atitudes de algumas pessoas, que buscam fazer melhorias na qualidade de vida de um conjunto maior de pessoas, buscando também diminuir socialmente a desigualdade.

Econômica – busca desenvolver as empresas de maneira que essas geram empregos e lucratividade, em paralelo a práticas econômicas e gerenciais que busquem contribuir com a preservação do meio ambiente.

Ambiental – essa prática nada mais é que usar os recursos naturais de maneira consciente e responsável, buscando maneiras de reduzir os impactos negativos no ecossistema.

Veremos mais profundamente o que é sustentabilidade ambiental, uma vez que é tema principal do artigo.

Sustentabilidade ambiental, o que é?

A sustentabilidade ambiental é a capacidade que os ecossistemas possuem de absorção, de se recompor, além de se sustentar.

Essa sustentabilidade ambiental pode ser atingida através de uma intensa utilização de recursos que tenha um propósito válido no âmbito social.

Além disso, ela também pode ser conseguida através de um consumo limitado de combustíveis fósseis, assim como a redução de outros recursos que podem futuramente se esgotarem.

Para que se possa conseguir atingir a sustentabilidade ambiental, é necessário que não exista nenhum tipo de risco para elementos da natureza que fazem a sustentação do ecossistema.

Esses elementos são: a qualidade do ar, das águas, solo, assim como dos seres vivos que compõem a natureza.

É importante que se desenvolvam novas tecnologias que possam contribuir para a redução da pressão que o meio ambiente anda sofrendo, diminuindo o processo de esgotamento dos recursos naturais.

Sustentabilidade ambiental também pode ser definida como uma relação de sustentabilidade entre os padrões tanto de produção, como também de consumo em proporções energéticas.

Isso, de forma que as pressões ao meio ambiente possam ser reduzidas, assim como a poluição e também o esgotamento de recursos provenientes da natureza.

A sociedade no âmbito geral, além de setores governamentais e privados, tem como dever promover práticas que ajudem a reduzir a geração de resíduos e materiais descartados.

Essa ação deve ser feita através da reciclagem, incentivo à introdução de produtos que promovam a saúde ambiental e processos nas indústrias que contribuam para a sustentabilidade do meio ambiente.

Seus benefícios

Conheça alguns benefícios que ações relacionadas à Sustentabilidade Ambiental podem proporcionar a empresas e sociedades como um todo.

1 – Economia na produção

Quando é observado que a empresa busca desenvolver uma gestão de forma consciente no que diz respeito ao material utilizado na produção, é possível observar duas ações sendo desenvolvidas.

A primeira em relação à sustentabilidade, e a segunda  relacionada à redução de custos, uma vez que produtos estão sendo economizados.

O uso de forma consciente de matérias-primas e outros materiais além de gerar economias, é importante para incentivar uma consciência ambiental no ambiente de trabalho.

2 – Aproveitamento de recursos

Quando a empresa busca desenvolver técnicas para aproveitar os recursos naturais, ela além de se beneficiar, está contribuindo para a preservação do ecossistema.

Um exemplo é a utilização de energia solar em empresas, onde além da boa imagem de amiga do meio ambiente, ela consegue reduzir significativamente os custos com energia elétrica.

3 – Tecnologia e meio ambiente

O desenvolvimento tecnológico também vem acompanhando as práticas relacionadas à proteção do meio ambiente.

Tecnologias que busquem ajudar a reduzir o consumo de água, é um bom exemplo de métodos que contribuem positivamente tanto para o ecossistema, como também para o meio corporativo.

Ações de sustentabilidade ambiental devem ser explicadas para os colaboradores da empresa com a finalidade de incentivar a conscientização dos mesmos sobre o que é ser ambientalmente sustentável.

A sustentabilidade ambiental está sendo inserida em diversas áreas da sociedade, principalmente em empresas da indústria 4.0, que buscam equilibrar o desenvolvimento com a proteção dos ecossistemas, para que gerações futuras também possam usufruir dos recursos.