qua. nov 30th, 2022

Os procedimentos odontológicos estão cada vez mais aprimorados e tecnológicos. A lente de contato dental, por exemplo, é um dos que mais vem sendo utilizado nos últimos anos, merecendo destaque especial como o que daremos durante esse artigo.

Cada ano que passa os profissionais dessa área desenvolvem novos instrumentos para ajudar a população a ter um sorriso perfeito. 

Odontologia estética

Primeiramente, é importante destacar que o procedimento de lente de contato essencialmente utilizado por dentistas que trabalham com odontologia estética, é diferente dos aparelhos odontológicos tradicionais que estamos acostumados a ver nos consultórios.

Nesse sentido, é importante entender que Odontologia estética é uma área da odontologia que tem como principal objetivo o trabalho estético dos dentes, e não exatamente procedimentos que visam melhorar e ajustar problemas dentários de formação na arcada dentária.

Além da lente de contato, existem uma série de instrumentos e procedimentos que são bastante comuns consultórios de dentistas estéticos, tais como:

Lente de contato para dente

Falando agora propriamente sobre as lentes de contato dental, é interessante entender sobre o que se trata esse elemento e do que ele é feito.

Bom, existem alguns tipos de lentes de contato, como a de resina e a de porcelana, sendo que a última é a mais comum e mais utilizada nos dias atuais. 

Sua aparência se assemelha às lentes oculares, e tem funções relativamente semelhantes, naturalmente compreendendo que são utilizadas em diferentes contextos.

Esse instrumento é bastante fino e quase que imperceptível. Dessa maneira, quando uma pessoa posiciona a lente em seus dentes, dificilmente alguém irá perceber.

Esse procedimento é considerado estético pois tem a função de melhorar a aparência dos dentes. Ou seja, mesmo que não seja necessário utilizá-lo, colocar lente nos dentes pode ser bastante vantajoso, pois garante uma série de benefícios.

Vantagens da lente

Naturalmente, para que esse procedimento tenha ganhado tanta notoriedade nos últimos anos ele tem de trazer uma série de benefícios para as pessoas que o utilizam. Confira na sequência.

União dos dentes

Assim como os aparelhos odontológicos, a lente de contato dental também trabalha para unir os dentes, montando uma arcada dentária mais uniforme. 

Dentes separados é um problema bastante comum na população e uma situação que pode ser bastante incômoda, essencialmente para a autoestima. Com a utilização das lentes, você pode conseguir unir os dentes e melhorar a qualidade do seu sorriso.

Fortalece os dentes

Na mesma medida, as lentes de contato também ajudam no fortalecimento dos dentes em pouco tempo. 

Naturalmente é fundamental que a pessoa que a utiliza siga tendo cuidados importantes com a higienização bucal, reforçando a qualidade do procedimento e melhorando a saúde bucal de modo geral. 

Nesse sentido, manter a escovação e o uso do fio dental regularmente é fundamental para que o procedimento tenha os resultados adequados.

Elimina manchas

Outra vantagem interessante de lentes de contato para dentes é que esse instrumento é capaz de eliminar manchas importantes que transformam a aparência dos dentes. 

Claro, para que isso funcione, é importante que as pessoas sigam tendo cuidados, especialmente na questão da alimentação e consumo de bebidas escuras ou com muito corante, que podem voltar a manchar os dentes.

Indicações pré e pós

Para finalizar, é importante destacar algumas indicações que são costumeiramente faladas pelos dentistas que trabalham com lentes de contato.

Primeiramente, é fundamental que a pessoa que procure esse procedimento passe por uma avaliação completa, verificando como está a saúde dos dentes, possíveis problemas dentários, formação e estruturação da arcada dentária, etc.

Ainda é importante verificar se o paciente possui alguns hábitos, como ranger os dentes, que nesse caso o uso da lente pode ser contra indicado, já que essas ações involuntárias podem fazer com que as lentes se desgastam.

Após o procedimento, é importante continuar seguindo as orientações do profissional que posicionou o instrumento. Voltar ao consultório regularmente para melhores avaliações, ajustes e novas recomendações é fundamental.

Por fim, continuar trabalhando a força da higienização bucal também é indispensável. 

Nesse sentido, é importante seguir escovando os dentes corretamente e utilizar fio dental após a escovação, garantindo assim mais qualidade para os dentes e também para o tratamento com lente de contato ou outros, como o uso de aparelho de porcelana

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.