qui. dez 1st, 2022

Aproveite a estação para investir em você e ter uma pele saudável e bonita

A estação mais fria do ano está chegando e, com ela, a necessidade de redobrar a atenção quando o assunto é a pele. Nos dias de inverno, é comum senti-la mais ressecada e desidratada, por isso, a skincare e o bodycare são ainda mais necessários.

O inverno no Brasil costuma ser bem frio e seco. De acordo com o portal de meteorologia Incaper, a estação é marcada pela queda na temperatura e pela diminuição das chuvas, causando taxas muito baixas de umidade, atingindo valores críticos em alguns lugares, abaixo dos 20%.

O frio intenso e a baixa umidade podem causar danos à pele. Até porque com as temperaturas baixas, nós tendemos a beber menos água. A diminuição da taxa de de água no corpo somada ao frio, podem causar uma pele ressecada e até mesmo desidratada. 

Por outro lado, o inverno também é conhecido por ser o momento ideal para quem quer fazer tratamentos de pele. Isso porque a diminuição de incidência de sol diminui os riscos de queimadura com ácidos, por exemplo. Além de ser uma ótima forma de começar a preparar a pele para o verão.

Se você quer cuidar da pele durante o frio e mantê-la bonita e viçosa, confira as dicas a seguir.

Conheça seu tipo de pele

Antes de tudo, é importante entender o seu corpo e saber qual é seu tipo de pele. Seja no verão ou no inverno, os produtos que você usa devem ser específicos para que o tratamento seja eficaz e não cause efeitos colaterais graves. Usar produtos inadequados pode resultar em danos à pele e até mesmo efeito rebote.

Cuidados com a renovação celular e hidratação

Se tem algo em que vale a pena investir na estação mais fria do ano é na hidratação e na renovação da pele. Como já foi citado, esse clima é propício para o ressecamento da pele e, por isso, todo cuidado é pouco.

Busque produtos e procedimentos que estimulem a hidratação e a produção de colágeno, para ajudar na renovação celular. O peeling de cristal e de diamante, e até mesmo a esfoliação caseira, são ótimas opções para ajudar a eliminar as células mortas e deixar a pele pronta para receber a hidratação.

Evite banhos muito quentes

Os banhos com a água em temperaturas elevadas prejudicam a hidratação natural da pele, pois retiram o manto hidrolipídico, ou seja, a camada protetora hidratante natural do corpo. 

Por isso, mesmo que o dia esteja frio, opte por banhos mornos, para evitar problemas como o ressecamento ou a descamação na pele.

Água sempre

Nesta época do ano, por causa do frio, nós costumamos beber menos água e sentir menos sede. Porém, com o clima com a umidade baixa é ainda mais necessário se hidratar. Beba, pelo menos, dois litros de água por dia, para manter a pele e o corpo saudáveis.

O protetor solar ainda é necessário

Mesmo com o frio e os dias nublados ou chuvosos, o uso do protetor solar continua imprescindível. A radiação ultravioleta ainda está presente no inverno, mesmo que o sol não esteja aparente. Além disso, a luz do celular e do computador, por exemplo, também interferem na pele, podendo causar rugas precoces, manchas e flacidez.

Por isso, faça o uso diário do protetor solar, reaplicando-o a cada quatro horas em ambientes fechados e a cada duas horas em locais com exposição solar.

Aproveite para usar e abusar dos procedimentos estéticos

O inverno é um ótimo momento para investir em procedimentos estéticos, justamente pela menor incidência de raios ultravioletas. Então, se estiver pensando em apostar em tratamentos faciais e corporais, aproveite a estação. Principalmente procedimentos como rejuvenescimento e hidratação.